UE proíbe Southwind Airlines de voar na Europa devido a ligações à Rússia
A União Europeia (UE) proibiu a Southwind Airlines, da Turquia, de operar voos em espaço europeu. A decisão foi tomada na sequência da descoberta de alegadas ligações entre a Rússia e a transportadora turca.

Publituris
Descobrir o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial
easyJet assinala 10.º aniversário de base no Porto com oferta de descontos
ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”
AVK adquire Pixel Light e consolida liderança no setor audiovisual
Air France opera até 900 voos por dia para quase 190 destinos no verão 2025
ARPTA com nova liderança
Iberia reforça ligações a Roma, Paris e Viena
Os 3 dias do RoadShow das Viagens do Publituris
SATA lança campanha para famílias com tarifa gratuita para crianças
Indústria do turismo dos EUA preocupada com queda nas viagens domésticas e internacionais
A União Europeia (UE) decidiu proibir a Southwind Airlines de operar voos dentro do espaço europeu devido a alegadas ligações à Rússia, tendo notificado os respetivos Estados-Membros, medida que impediu os aviões da transportadora de entrar e/ou sair do espaço aéreo da UE.
A companhia aérea, cuja denominação jurídica é Cortex Havacilik Ve Turizm Ticaret, foi incluída, segundo o aeroTELEGRAPH, na lista de operadores de países terceiros (TCO) aprovados pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (AESA) com a sua denominação jurídica. De acordo com a lista, o certificado de operador aéreo (AOC) da companhia aérea, TR-025, é turco.
Recorde-se que a 25 de março, a Traficom, Agência Finlandesa de Transportes e Comunicações, emitiu um comunicado em que afirmava que a Southwind Airlines tinha solicitado autorização para efetuar voos para a Finlândia. No entanto, a agência informou os representantes da transportadora de que esta não seria autorizada a efetuar voos para a Finlândia.
A agência finlandesa citou o Regulamento de Sanções da UE, o Regulamento (UE) n.º 833/2014 do Conselho, como a razão pela qual a Southwind Airlines está proibida de voar para a UE. Jarkko Saarimäki, diretor-geral da Traficom, acrescentou que “a propriedade substancial e o controlo efetivo da Southwind Airlines não estavam nas mãos de entidades ou indivíduos turcos. Em vez disso, a companhia aérea era efetivamente controlada por indivíduos russos”.
Como resultado da notificação da UE aos seus Estados-Membros sobre a proibição, a companhia aérea teve de alterar imediatamente a forma como encaminha as suas aeronaves nos voos entre o Egito e a Rússia.