Santarém vai acolher o Prémio Nacional de Enoturismo a 24 de maio
A Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO) organiza, uma vez mais, o evento dedicado às melhores empresas e profissionais do setor. O Prémio Nacional de Enoturismo vai ter lugar que este ano em Santarém, no dia 24 de março, e votam mais de 250 personalidades e organismos oficiais ligados ao mundo do Vinho e do Turismo.

Publituris
Soltour reforça operação para a Tunísia com voos de Lisboa e do Porto
4º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal reúne 170 participantes em Odemira
GEA faz balanço positivo das suas reuniões regionais
Mercado das Viagens promove ciclo de formações
2024 regista novo recorde nas reservas no AL
Procura por alojamento na Páscoa em Portugal cresce 22,1% com tarifa média diária a subir 13,7%
Lisboa e Porto Alegre voltam a estar ligadas com voos da TAP
90% dos gestores de viagens empresariais já utilizam IA, mas “muitos continuam a enfrentar obstáculos”
ITA Airways junta-se à aliança de aviação Star Alliance
Caminhos Cruzados amplia leque de experiências enogastronómicas
O Prémio Nacional do Enoturismo APENO / Ageas Seguros (2024) vai realizar-se no dia 24 de maio, a partir das 18horas, na Quinta dos Anjos, em Santarém.
A presidente da APENO, Maria João de Almeida realça que “a primeira edição do prémio, em 2022, realizou-se em Lisboa, mas um dos objetivos da Associação é descentralizar sempre que possível, para gerar fluxo de pessoas e dar a conhecer o potencial das nossas regiões nacionais”. Por isso, refere “no segundo ano realizou-se no Alentejo, no Redondo; e agora é com grande alegria que fazemos o evento no Ribatejo, em Santarém”.
A presidente da APENO anuncia que “tal como sucedeu o ano passado, a nossa festa terá muitas novidades e surpresas fora do comum, será um evento fora da caixa, onde os profissionais da área e restantes convidados, independentemente de levarem um prémio para casa, terão a possibilidade de conviver, de se surpreenderem e de se divertirem”.
A Ageas Seguros, que desde a primeira edição apoia a gala do prémio, reafirma assim o seu entusiasmo pelo setor, afirmando-se cada vez mais como a seguradora das empresas do Enoturismo: “Apoiar o que melhor se faz no Enoturismo em Portugal é uma honra para nós, aliado ao facto de estarmos a contribuir para que seja um setor protegido, seguro, sustentável e inclusivo”. Hugo Julião, responsável de Marketing Canal e Digital do Grupo Ageas Portugal, reforça a importância da aposta na proteção das empresas, através da disponibilização, sem custos, do serviço de Prevenção e Análise de Risco (PAR) que permite avaliar os riscos das empresas, atuando na sua prevenção.
O Prémio Nacional de Enoturismo APENO / Ageas Seguros 2024 vai, assim, premiar os negócios/projetos portugueses que se distinguiram como casos de sucesso, enquadrados nas seguintes quinze categorias: Melhor Enoturismo de Portugal; Melhor Profissional; Melhor Estadia; Melhor Restaurante; Melhor Chef de Cozinha; Melhor Sommelier; Melhor Sala de Provas; Melhor Empresa Turística; Melhor Projeto Inclusivo; Melhor Projeto Sustentável; Melhor Loja; Melhor Arte e Cultura; Melhor Inovação e Cultura; Melhor Hospitalidade e Melhor Enoturismo Urbano.
A votação é realizada online e irá decorrer entre os dias 1 a 19 de maio, através de uma plataforma digital, idealizada especialmente para o efeito, bastando a cada jurado votar em cada uma das categorias existentes.
Do painel de mais de 250 jurados fazem parte jornalistas do vinho e do turismo, organismos oficiais do vinho e do turismo (Comissões Vitivinícolas Regionais e Entidades Regionais de Turismo), chefs de cozinha e sommeliers, e até mesmo os associados da APENO (organismos oficiais votarão em diferentes regiões da sua, e profissionais do setor e associados em pessoas e projetos alheios). Os nomeados e os vencedores serão divulgados durante o evento, em Santarém.