merytu reforça parceria com o ISCE no arranque da 2.ª edição do ISCE Tourism PAP Challenge
A associação entre as duas entidades procura valorizar o ensino profissional e promover um contacto mais direto entre estudantes e o mercado de trabalho. Ao mesmo tempo abrem as candidaturas para o ISCE Tourism PAP Challenge.

Publituris
SET destaca a importância de “distribuir os eventos por todo o território”
“Este é um setor de soluções e não de problemas”, assume presidente da APECATE
Soltour reforça operação para a Tunísia com voos de Lisboa e do Porto
4º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal reúne 170 participantes em Odemira
GEA faz balanço positivo das suas reuniões regionais
Mercado das Viagens promove ciclo de formações
2024 regista novo recorde nas reservas no AL
Procura por alojamento na Páscoa em Portugal cresce 22,1% com tarifa média diária a subir 13,7%
Lisboa e Porto Alegre voltam a estar ligadas com voos da TAP
90% dos gestores de viagens empresariais já utilizam IA, mas “muitos continuam a enfrentar obstáculos”
Arrancou a 2.ª edição do ISCE Tourism PAP Challenge powered by merytu, uma iniciativa criada pelo Departamento de Turismo do ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo, que tem como missão valorizar o ensino profissional nacional, na área do Turismo e, incentivar o ingresso dos estudantes no ensino superior.
As inscrições estão abertas até junho e a iniciativa pretende desafiar estudantes e escolas, de cursos profissionais em turismo a apresentarem as suas melhores Provas de Aptidão Profissional (PAP), tendo como objetivo receber uma bolsa de estudo, no curso de Licenciatura em Gestão Turística no ISCE.
A iniciativa pretende contribuir para a valorização da formação do setor e dos futuros profissionais, premiando os melhores projetos apresentados e, incentivando a sua aplicação prática junto do tecido empresarial.
A mesma conta com o apoio da merytu desde a criação do concurso em 2023, graças à capacidade da empresa em alinhar a sua tecnologia à falta de mão de obra no setor. A inovação da merytu permite detetar um matching dinâmico de perfis profissionais, entre colaboradores e empresas, adaptado às atuais necessidades do mercado, nomeadamente; gestão de trabalho flexível, personalização de serviços, análise de dados para tomada de decisões estratégicas e automatização de processos.
João Silva Santos, CEO da merytu, refere que “queremos revolucionar a área dos recursos humanos no setor do turismo, ajudando a combater o flagelo da falta de mão de obra e profissionais que tem assolado tanto este setor. Somos especialistas na identificação e gestão de talento nesta área e, como tal, fazia todo o sentido juntarmo-nos ao ISCE e apoiar esta iniciativa”.
Já Nuno Abranja, um dos responsáveis da iniciativa e diretor do Departamento de Turismo do ISCE, reforça que “valorizar o ensino profissional e combater os preconceitos relacionados com o mesmo, promovendo uma maior proximidade com o mercado de trabalho são os grandes objetivos desta iniciativa. É um grande orgulho ter a merytu connosco neste desafio, temos a mesma visão e acreditamos nos mesmos pilares, portanto esta parceria será certamente um sucesso”.
Após uma triagem inicial, serão eleitas as PAP finalistas, que no termo da competição serão apresentadas a um júri composto por professores, estudantes, representantes de Escolas, Instituições e empresas parceiras. Ao vencedor do ISCE Tourism PAP Challenge powered by merytu será atribuída uma bolsa de estudo no curso de Licenciatura em Gestão Turística no ISCE e, ainda atribuídos vários prémios noutras categorias (Prémio Best Pitch; Prémio Responsabilidade social e sustentabilidade; Prémio Criatividade; Prémio Inovação e digitalização, Prémio Melhor Orientador e, ainda Prémio ‘Melhor Escola’ para a escola do projeto vencedor. Depois do sucesso da primeira edição, a edição deste ano fica marcada por uma novidade permitindo que as PAP possam ser apresentadas em grupo, havendo assim a possibilidade de vários alunos ganharem o prémio e indo ao encontro do que acontece em várias escolas profissionais, onde estas PAP são realizadas em grupo e aumentando assim o alcance da iniciativa.