Alentejo recebe 3.º Encontro da Rede Portuguesa de Turismo Industrial
A iniciativa decorre esta quinta-feira, 7 de março, no novo Parque Mineiro de Aljustrel, e inclui a apresentação de 180 experiências de turismo industrial, incluindo 15 no Alentejo e Ribatejo.

Publituris
Atlântida WTA mostra aos seus clientes as funcionalidades da Atriis – Self Booking Tool
Novo catamarã é “passo natural na expansão da Timeless”
Agência Abreu é “Marca de Confiança” pela 25ª vez consecutiva
FLY – Feira das Viagens no Porto superou expectativas, diz a organização
Portugal é o terceiro destino mais atrativo para investimento hoteleiro na Europa
Rotas para Fortaleza e Recife são novidade na operação da Iberia para o inverno
Emirates coloca avião Boeing 777 remodelado na rota de Lisboa a 1 de junho
TAAG recupera avião Boeing 777-200 com apoio de engenheiros e técnicos de manutenção angolanos
Maioria dos portugueses prefere regressar a destinos que já visitou, diz eDreams
Iberia reforça operação para a América Latina e programa 355 voos semanais no inverno
O novo Parque Mineiro de Aljustrel vai ser palco, esta quinta-feira, 7 de março, do 3.º Encontro da Rede Portuguesa de Turismo Industrial e da apresentação da Agenda Nacional “À Descoberta do Turismo Industrial”, iniciativa que vai reunir dezenas de parceiros nacionais e regionais, e na qual vão ser apresentadas as experiências disponíveis neste tipo de turismo.
O evento, promovido pelo Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa de Turismo Industrial em parceria com a Turismo do Alentejo e Ribatejo, vai contar com a participação de representantes das Entidades Regionais de Turismo, da Direção Regional de Turismo dos Açores e do Turismo de Portugal.
Segundo um comunicado enviado à imprensa, durante o evento, vão ser apresentadas as 180 experiências de turismo industrial, incluindo 15 no Alentejo e Ribatejo, e que vão estar disponíveis para os visitantes e turistas, entre 16 e 30 de março.
“O Turismo Industrial – integrado na Estratégia Turismo 2027 que visa reforçar a
atratividade dos territórios, valorizar os produtos e os processos produtivos nacionais, e captar o interesse da procura turística nacional e internacional ao longo de todo o ano – tem despertado, cada vez mais, o interesse dos visitantes e de empresas de vários setores, como o agroalimentar ou o extrativo”, afirma José Manuel Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.
O responsável explica que, no Alentejo e no Ribatejo, por exemplo, no ano
passado “a oferta era de nove experiências e este ano é de 15, promovidas por nove parceiros que apresentam atividades como colóquios, degustações, filmes, oficinas, workshops e visitas guiadas”.
Além da apresentação da Agenda Nacional “À Descoberta do Turismo Industrial”, durante o evento vai também ser feito um ponto de situação sobre o “Estado da Arte do Turismo Industrial em Portugal” e assinadas as declarações de colaboração, entre novos parceiros e a Turismo do Alentejo e Ribatejo.
A entidade regional de turismo diz ainda que este encontro serve também para dar a conhecer o Parque Mineiro de Aljustrel que, inaugurado em dezembro de 2023 e tem várias ofertas associadas ao Património Industrial.