TCP abre inscrições para os prémios que distinguem melhores ideias e teses académicas em turismo
Até 15 de março, é possível candidatar-se ao IX Concurso de Empreendedorismo Turístico e ao VIII Concurso de Teses Académicas promovidos pelo Turismo Centro de Portugal (TCP).

Publituris
Descobrir o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial
easyJet assinala 10.º aniversário de base no Porto com oferta de descontos
ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”
AVK adquire Pixel Light e consolida liderança no setor audiovisual
Air France opera até 900 voos por dia para quase 190 destinos no verão 2025
ARPTA com nova liderança
Iberia reforça ligações a Roma, Paris e Viena
Os 3 dias do RoadShow das Viagens do Publituris
SATA lança campanha para famílias com tarifa gratuita para crianças
Indústria do turismo dos EUA preocupada com queda nas viagens domésticas e internacionais
O Turismo Centro de Portugal volta a lançar este ano os seus dois concursos: a nona edição do Prémio José Manuel Alves – Concurso de Empreendedorismo Turístico e a oitava edição do Concurso de Teses Académicas, no âmbito da sua contínua aposta na deteção e apoio às melhores ideias de negócio turístico geradas na região e na valorização do conhecimento científico produzido sobre a atividade turística. O prazo para a submissão das candidaturas, em ambos os concursos, é 15 de março de 2024.
Com oito edições já realizadas, o prémio de empreendedorismo turístico é o mais antigo do país, tendo recebido um total de 378 candidaturas, distinguido 64 projetos e premiado 23.
Ao vencedor é atribuído o Prémio José Manuel Alves, em homenagem ao percurso do ex-presidente da Região de Turismo do Centro, que esteve na génese da criação do gabinete de apoio ao investimento turístico na região.
O objetivo deste concurso é contribuir para a materialização de boas ideias para o setor, pelo que são apenas elegíveis projetos que ainda não tenham iniciado a atividade turística. Os projetos podem inserir-se nas seguintes áreas: Alojamento turístico (incluindo empreendimentos turísticos e alojamento local); Agências de viagens e turismo/operadores turísticos; Estabelecimentos de restauração e de bebidas; Aluguer de veículos automóveis sem condutor; Atividades de animação turística; Projetos de base tecnológica associados ao setor do Turismo; Outras tipologias, desde que comprovadamente relacionadas com a atividade turística.
No Prémio José Manuel Alves, há um acompanhamento contínuo da totalidade dos projetos participantes, que se prolonga por todas as fases de crescimento destes empreendimentos. 08
Por sua vez, o concurso de teses de Mestrado e de Doutoramento é promovido desde 2017 e tem como objetivo valorizar o conhecimento gerado no seio da comunidade científica sobre a atividade turística e aproximá-lo das empresas do setor do Turismo e de todos os interessados em desenvolver projetos de empreendedorismo turístico.
O concurso tem duas categorias, uma dedicada às teses de Mestrado e outra dedicada às teses de Doutoramento. Na categoria Mestrado, podem concorrer todas as dissertações, relatórios de estágio e projetos com vista à obtenção do grau de Mestre já avaliadas e, na categoria Doutoramento, dissertações já defendidas e avaliadas, cujo tema incida sobre o setor do turismo, preferencialmente na região Centro – seja em exclusivo ou englobada num estudo de âmbito nacional.