Centro, Alentejo e Estremadura reforçam promoção conjunta
As três regiões que compõem a região europeia Euroace estiveram reunidas para aprovar um plano de ação que prevê a continuação do desenvolvimento de produtos turísticos conjuntos, bem como o reforço da promoção conjunta em eventos internacionais de turismo.

Publituris
Descobrir o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial
easyJet assinala 10.º aniversário de base no Porto com oferta de descontos
ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”
AVK adquire Pixel Light e consolida liderança no setor audiovisual
Air France opera até 900 voos por dia para quase 190 destinos no verão 2025
ARPTA com nova liderança
Iberia reforça ligações a Roma, Paris e Viena
Os 3 dias do RoadShow das Viagens do Publituris
SATA lança campanha para famílias com tarifa gratuita para crianças
Indústria do turismo dos EUA preocupada com queda nas viagens domésticas e internacionais
A região europeia Euroace, composta pelas regiões portuguesas Centro de Portugal e Alentejo, bem como pela Estremadura espanhola, reuniu esta quinta-feira, 1 de fevereiro, em Évora, para definir os próximos passos na estratégia de promoção conjunta dos três territórios e traçou um plano de ação que prevê a continuação do desenvolvimento de produtos turísticos conjuntos, bem como o reforço da promoção conjunta em eventos internacionais de turismo.
Num comunicado enviado à imprensa, as três regiões que compõem a região europeia Euroace explicam que o plano de ação estabelecido “prevê a continuação do desenvolvimento de produtos turísticos conjuntos, nomeadamente nas áreas do Património da Humanidade da UNESCO, na Gastronomia e Vinhos, na Natureza e no Turismo Espiritual”.
“São áreas em que o Centro de Portugal, o Alentejo e a Estremadura espanhola são particularmente ricos e em que está prevista a promoção conjunta em eventos internacionais de turismo, nomeadamente em congressos e feiras”, acrescenta o mesmo comunicado.
O património romano, com destinos marcantes como Mérida, Évora ou Condeixa-a-Nova, e a herança judaica, com os exemplos de Castelo de Vide, Belmonte e Hervás, foram ainda referidos na reunião enquanto “possibilidades fortes de promoção conjunta a nível internacional”.
“A identificação de fontes de financiamento partilhadas, nomeadamente a candidatura a projetos europeus, e a elaboração de um orçamento comum foram outros temas em destaque na reunião”, referem também as três entidades.
Segundo Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal, considera que a reunião foi “muito produtiva” e “serviu para fortalecer o espírito de união entre o Centro de Portugal, o Alentejo e a Estremadura espanhola”.
“Todos os participantes estão motivados para as vantagens de se realizarem projetos conjuntos de turismo, que acrescentem valor, simplifiquem custos e tragam benefícios às populações”, acrescenta a responsável da Turismo Centro de Portugal.
Anabela Freitas realça ainda que as relações que “existem entre as três regiões, assentes na proximidade territorial, bem como na diversidade e riqueza dos territórios envolvidos, é uma vantagem competitiva”, nomeadamente para a “promoção conjunta dos principais ativos turísticos”.
“Faz todo o sentido que nos apresentemos de forma conjunta e consolidada em eventos internacionais. Esta colaboração permite oferecer aos visitantes uma experiência turística única e abrangente”, defende a responsável.
Recorde-se que a Eurorregião Euroace foi criada em 2009, cobre uma área de 92.500 quilómetros quadrados e nela vivem 3,4 milhões de habitantes, cerca de 6% da população da Península Ibérica.