Best Tourism Villages 2024
Turismo da ONU abre inscrição para as melhores aldeias turísticas de 2024
Estão abertas as candidaturas para a edição de 2024 da iniciativa “Melhores Aldeias Turísticas”, promovida pela Turismo da ONU. As inscrições decorrem até ao próximo dia 24 de abril.
Publituris
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Pipadouro ganha prémio como melhor experiência inovadora em enoturismo a nível mundial
Mercado canadiano está em “franco crescimento nos Açores”, diz Berta Cabral
Boost Portugal leva Spinach Tours para Espanha, Países Baíxos, EUA e América do Sul
Filme promocional do Centro de Portugal premiado na Grécia
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
Os Estados Membros do Turismo da ONU são convidados a apresentar até oito aldeias candidatas através das suas Administrações Nacionais de Turismo (NTAs). As candidaturas estão abertas até 24 de abril de 2024, sendo as aldeias selecionadas anunciadas no terceiro trimestre do ano, anuncia a organização em comunicado.
Um Conselho Consultivo externo e independente, composto por especialistas em diversas áreas, avalia as candidaturas com base em nove áreas: Recursos Culturais e Naturais; Promoção e Conservação de Recursos Culturais; Sustentabilidade Económica; Sustentabilidade Social; Sustentabilidade Ambiental; Desenvolvimento do Turismo e Integração da Cadeia de Valor; Governança e Priorização do Turismo; Infraestrutura e Conectividade, e Saúde, Segurança e Proteção.
No seu comunicado, o Turismo da ONU – o novo nome da Organização Mundial do Turismo (OMT) – dá conta que, nas três edições desta iniciativa, recebeu quase 600 candidaturas de quase 100 países. Atualmente, a Rede das Melhores Aldeias Turísticas da ONU reúne 186 membros em todo o mundo, incluindo 129 reconhecidas como Melhores Aldeias Turísticas e 57 aldeias que participam no Programa de Atualização. Juntos, representam 55 países em cinco regiões do mundo.
O Secretário-Geral do Turismo da ONU, Zurab Pololikashvili, lembra que esta iniciativa “reconhece os destinos rurais onde o turismo está a ser efetivamente abraçado como uma oportunidade ou como uma ferramenta para o crescimento sustentável ou para a preservação do património cultural e natural único”.
A iniciativa “Melhores Aldeias Turísticas da ONU Turismo”, lançada em 2021, procura transformar o turismo num catalisador para a prosperidade e o bem-estar rural, e adota uma abordagem dupla: valorizar e preservar as aldeias rurais, as suas paisagens, diversidade cultural e sistemas de conhecimento, bem como e promover estratégias inovadoras alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Por sua vez, o “Programa de Upgrade” das Melhores Aldeias Turísticas do Turismo da ONU beneficia candidatos que não cumpram integralmente os critérios para obter o reconhecimento. Estas aldeias recebem apoio da organização e de parceiros para colmatar as lacunas identificadas no processo de avaliação.