Turismo da ONU abre inscrição para as melhores aldeias turísticas de 2024
Estão abertas as candidaturas para a edição de 2024 da iniciativa “Melhores Aldeias Turísticas”, promovida pela Turismo da ONU. As inscrições decorrem até ao próximo dia 24 de abril.

Publituris
Estado de São Paulo vai ganhar novo aeroporto internacional
Páscoa deverá acelerar recrutamento na hotelaria de acordo com a Eurofirms
KLM celebra 85 anos em Portugal com oferta a crescer 23% este verão
CEAV Protour 2025 no Porto acentua relacionamento com a APAVT
Euroairlines assina acordo de interline com Azores Airlines
28ª edição da Intur de 13 a 16 de novembro em Valladolid
Majestic Princess apresenta-se com novos e renovados espaços
Wine Workshop Experience tem 1ª edição dia 16 de abril no Palácio Chiado
Governo de Cabo Verde de olhos postos no desenvolvimento turístico de Santo Antão
Algarve dá a conhecer as linhas de financiamento e Programa Empresas Turismo 360º
Os Estados Membros do Turismo da ONU são convidados a apresentar até oito aldeias candidatas através das suas Administrações Nacionais de Turismo (NTAs). As candidaturas estão abertas até 24 de abril de 2024, sendo as aldeias selecionadas anunciadas no terceiro trimestre do ano, anuncia a organização em comunicado.
Um Conselho Consultivo externo e independente, composto por especialistas em diversas áreas, avalia as candidaturas com base em nove áreas: Recursos Culturais e Naturais; Promoção e Conservação de Recursos Culturais; Sustentabilidade Económica; Sustentabilidade Social; Sustentabilidade Ambiental; Desenvolvimento do Turismo e Integração da Cadeia de Valor; Governança e Priorização do Turismo; Infraestrutura e Conectividade, e Saúde, Segurança e Proteção.
No seu comunicado, o Turismo da ONU – o novo nome da Organização Mundial do Turismo (OMT) – dá conta que, nas três edições desta iniciativa, recebeu quase 600 candidaturas de quase 100 países. Atualmente, a Rede das Melhores Aldeias Turísticas da ONU reúne 186 membros em todo o mundo, incluindo 129 reconhecidas como Melhores Aldeias Turísticas e 57 aldeias que participam no Programa de Atualização. Juntos, representam 55 países em cinco regiões do mundo.
O Secretário-Geral do Turismo da ONU, Zurab Pololikashvili, lembra que esta iniciativa “reconhece os destinos rurais onde o turismo está a ser efetivamente abraçado como uma oportunidade ou como uma ferramenta para o crescimento sustentável ou para a preservação do património cultural e natural único”.
A iniciativa “Melhores Aldeias Turísticas da ONU Turismo”, lançada em 2021, procura transformar o turismo num catalisador para a prosperidade e o bem-estar rural, e adota uma abordagem dupla: valorizar e preservar as aldeias rurais, as suas paisagens, diversidade cultural e sistemas de conhecimento, bem como e promover estratégias inovadoras alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Por sua vez, o “Programa de Upgrade” das Melhores Aldeias Turísticas do Turismo da ONU beneficia candidatos que não cumpram integralmente os critérios para obter o reconhecimento. Estas aldeias recebem apoio da organização e de parceiros para colmatar as lacunas identificadas no processo de avaliação.