TP apoia a Colômbia na capacitação e promoção do turismo sustentável
O Turismo de Portugal (TP), o Banco de Desenvolvimento da América Latina e das Caraíbas (CAF), o Ministério do Comércio, Indústria e Turismo da Colômbia (MINCIT) e o Instituto para a Promoção da América Latina e das Caraíbas (IPDAL) acabam de assinar um memorando de cooperação.

Publituris
Descobrir o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial
easyJet assinala 10.º aniversário de base no Porto com oferta de descontos
ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”
AVK adquire Pixel Light e consolida liderança no setor audiovisual
Air France opera até 900 voos por dia para quase 190 destinos no verão 2025
ARPTA com nova liderança
Iberia reforça ligações a Roma, Paris e Viena
Os 3 dias do RoadShow das Viagens do Publituris
SATA lança campanha para famílias com tarifa gratuita para crianças
Indústria do turismo dos EUA preocupada com queda nas viagens domésticas e internacionais
Ao abrigo deste acordo, estas entidades, conforme avança notícia publicada na página oficial do Turismo de Portugal, vão trabalhar em conjunto para a promoção de um modelo de turismo sustentável e inclusivo através da capacitação das comunidades locais na área do Chocó Biogeográfico colombiano, uma das regiões com maior biodiversidade do planeta, mas também uma das mais afetadas pela pobreza e pela violência no país.
O projeto contempla o desenvolvimento de planos de formação para as comunidades locais, a criação participativa de roteiros turísticos sustentáveis e a sistematização de boas práticas, tendo como referência a experiência de sucesso de Portugal na promoção de um turismo responsável pelo ambiente e pelas culturas locais.
Refira-se que o Turismo de Portugal, segundo a nota, será responsável por fazer o diagnóstico da situação atual e ministrar programas de formação nos municípios, com o apoio no terreno do MINCIT e o apoio administrativo do IPDAL. Por sua vez, o CAF atuará como coordenador geral da cooperação e fornecerá financiamento não reembolsável ao projeto, que conta com um orçamento de 145 mil dólares provenientes do fundo de cooperação técnica da instituição.