Macau fecha 2023 com 28,2 milhões de visitantes e recupera 71,6% dos níveis pré-pandemia
A grande maioria dos turistas que visitaram Macau em 2023 era proveniente da China continental ou Hong Kong, aos quais se juntaram 1,5 milhões de estrangeiros, cerca de metade do que tinha sido contabilizado antes da COVID-19.

Publituris
Descobrir o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial
easyJet assinala 10.º aniversário de base no Porto com oferta de descontos
ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”
AVK adquire Pixel Light e consolida liderança no setor audiovisual
Air France opera até 900 voos por dia para quase 190 destinos no verão 2025
ARPTA com nova liderança
Iberia reforça ligações a Roma, Paris e Viena
Os 3 dias do RoadShow das Viagens do Publituris
SATA lança campanha para famílias com tarifa gratuita para crianças
Indústria do turismo dos EUA preocupada com queda nas viagens domésticas e internacionais
No ano passado, Macau recebeu mais de 28,2 milhões de visitantes, número que foi cinco vezes superior ao contabilizado em 2022 e que ficou a 71,6% dos níveis pré-pandemia, avança a Lusa, que cita a Direção dos Serviços de Estatística e Censos macaense (DSEC).
Os dados oficiais mostram que 93% dos turistas que entraram em Macau no ano passado vieram da China continental ou Hong Kong, aos quais se somam 1,5 milhões de visitantes internacionais, que ficaram ainda a cerca de metade do registado em 2019.
No ano passado, quase metade dos visitantes de Macau (perto de 14 milhões) chegou em excursões organizadas e passou menos de um dia nesta região chinesa, segundo a DSEC.
Em dezembro de 2023, Macau foi visitado por 2,9 milhões de turistas, sete vezes mais do que em igual mês de 2022 mas 4,5% menos do que em tinha acontecido em dezembro de 2019, antes da chegada da pandemia da COVID-19.
No período festivo do Natal, acrescenta a Lusa, Macau recebeu 679.600 turistas, o que representou dez vezes mais do que em igual período de 2022, de acordo com a Polícia de Segurança Pública (PSP).
Já no réveillon, que se assinala a 31 de dezembro, o território recebeu quase 175 mil visitantes, o valor diário mais elevado desde que há registos, também segundo dados oficiais da PSP de Macau.
Apesar da forte subida, o número de turistas que visitaram Macau em 2023 ficou ainda a 71,6% dos níveis pré-pandemia, pelo que o destino vai voltar a participar na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorre entre 28 de fevereiro e 3 de março, com Maria Helena de Senna Fernandes, diretora dos Serviços de Turismo (DST) de Macau, a explicar que a participação visa atrair mais visitantes estrangeiros para o território.
Maria Helena de Senna Fernandes disse ainda à Lusa que está a trabalhar para lançar, em conjunto com companhias aéreas e agências de viagens, uma campanha que vai subsidiar pacotes para turistas internacionais que incluem bilhetes de avião e alojamento hoteleiro.
Recorde-se que, à semelhança da China, também Macau seguiu a política ‘zero covid’, e apenas reabriu as fronteiras a todos os estrangeiros, incluindo turistas, em 08 de janeiro de 2023, depois de quase três anos de rigorosas restrições.