Entrega de aeronaves comerciais da Airbus subiu 11% para 735 em 2023
A Airbus entregou 735 aeronaves comerciais a 87 clientes em 2023, um aumento de 11% face a 2022, divulgou a companhia em comunicado.

Publituris
SET destaca a importância de “distribuir os eventos por todo o território”
“Este é um setor de soluções e não de problemas”, assume presidente da APECATE
Soltour reforça operação para a Tunísia com voos de Lisboa e do Porto
4º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal reúne 170 participantes em Odemira
GEA faz balanço positivo das suas reuniões regionais
Mercado das Viagens promove ciclo de formações
2024 regista novo recorde nas reservas no AL
Procura por alojamento na Páscoa em Portugal cresce 22,1% com tarifa média diária a subir 13,7%
Lisboa e Porto Alegre voltam a estar ligadas com voos da TAP
90% dos gestores de viagens empresariais já utilizam IA, mas “muitos continuam a enfrentar obstáculos”
De acordo com a Airbus, a entrega das aeronaves no ano passado demonstrou “um forte desempenho apesar do ambiente operacional complexo”.
A Airbus detalha que o setor de aeronaves comerciais registou 2.319 novas encomendas brutas (2.094 líquidas) e a carteira de pedidos no final do ano de 2023 era de 8.598 aeronaves.
“2023 foi um ano notável para o negócio de aeronaves comerciais da Airbus, com vendas e entregas excecionais acima das metas”, disse o presidente executivo da Airbus, Guillaume Faury, citado em comunicado.
“Uniram-se uma série de fatores” para ajudar a atingir os objetivos, incluindo o “aumento da flexibilidade e a capacidade do nosso sistema industrial global”, assim como a “forte requisição das companhias aéreas para renovar as frotas com as nossas aeronaves mais modernas e eficientes em termos de combustível”, considerou o responsável da Airbus.
O presidente executivo da Airbus, Commercial Aircraft, Christian Scherer, assinalou que inicialmente a empresa previa que a aviação recuperasse em algum momento entre 2023 e 2025, mas o regresso das encomendas de aviões de dois corredores ocorreu “muito mais cedo do que o esperado.
“Nunca vendemos tantos A320 ou A350 num determinado ano, já para não falar das boas-vindas a sete novos clientes para o A350-1000. As viagens estão de volta e há uma grande dinâmica”, disse Christian Scherer, acrescentando que existem atualmente 735 aeronaves Airbus mais eficientes em termos de combustível a voar.