Foto: Armando Vieira
Portugal espera milhares de participantes em quatro provas de Orientação
Portalegre, Castelo de Vide, Almeida, Avis e Ilha da Madeira são os destinos nacionais que vão receber estes eventos desportivos, que prometem trazer milhares de participantes ao país e que servem para promover também o turismo desportivo em território nacional.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
Portugal vai receber, no início deste ano, quatro provas de Orientação que prometem trazer milhares de participantes ao país e que servem para promover também o turismo desportivo em território nacional.
Portalegre, Castelo de Vide, Almeida, Avis e Ilha da Madeira são os destinos nacionais que vão receber estes eventos desportivos, que têm organização local mas que integram o Ranking da Federação Internacional de Orientação (IOF) e o Ranking da Taça de Portugal da Federação Portuguesa de Orientação (FPO).
A primeira destas provas acontece na ilha da Madeira, que recebe o Madeira Orienteering Festival já entre 12 e 14 de janeiro, evento dividido em três etapas, que inclui um sprint noturno urbano e duas etapas de distância Média em floresta, além de campos de treino, e que é organizado pelo Clube de Montanha do Funchal.
Em fevereiro, é a vez de Avis receber o Avis O’ Weekend 2024, prova que conta com quatro etapas de competição e que vai ser organizada pela ADRAA Avis e pelo Clube Orientação e Aventura de Abrantes.
Também em fevereiro, entre os dias 8 e 13, Almeida recebe o Portugal “O” Meeting 2024, iniciativa que é considerado a prova rainha da Orientação nacional e que, este ano, engloba sete eventos, sendo organizada pela Associação Desportiva do Mondego da Figueira da Foz.
Em meados do mês, entre 16 e 18 de fevereiro, decorre ainda em Portalegre e Castelo de Vide a XVII edição do Norte Alentejano O´Meeting, que vai contar com três etapas de competição e que é organizado pelo Grupo Desportivo dos 4 Caminhos de Matosinhos.
Segundo Fernando Costa, especialista em Orientação e membro do clube de orientação Grupo Desportivo 4 Caminhos (GD4Caminhos), “Portugal é um destino de eleição durante o inverno para orientistas de todo o mundo, devido ao clima ameno, à qualidade dos mapas e das organizações dos eventos”.