Viana do Castelo aposta nos mercados turísticos de proximidade
A Câmara Municipal de Viana do Castelo volta a apostar em Portugal e Espanha, uma vez que constituem os mercados turísticos de proximidade que o município continua a privilegiar. Esta decisão foi tomada em reunião camarária que visou aprovar a proposta de promoção de Viana do Castelo em feiras de turismo e eventos em 2024.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
De acordo com nota publicada na página oficial da autarquia, pretende-se, assim, continuar a apostar na presença estratégica em feiras de turismo, nacionais e internacionais, destacando-se a FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, a NAVARTUR – Feira Internacional de Turismo de Navarra (Pamplona), a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, a B-Travel – Salão Internacional de Turismo de Catalunha (Barcelona), a Expovacaciones (Bilbao), a FIA – Feira Internacional de Artesanato (Lisboa), o XANTAR – Salão Internacional de Turismo Gastronómico (Ourense) e a INTUR – Feira Internacional der Turismo do Interior (Valladolid).
Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, citado na mesma nota, considera que “estas são as principais e mais importantes feiras de turismo da Península Ibérica, nas quais são recebidos milhares de visitantes e profissionais do setor, continuando a ser os produtos mais procurados a Gastronomia e Vinhos, Viagens em Família, Short Breaks, Turismo Ativo e Náutico, Turismo de Natureza, Turismo Cultural, e pedidos de informação sobre Alojamento e Experiências”.
O autarca referiu ainda que as participações “revestem-se de enorme importância para dar continuidade à estratégia de promoção turística de Viana do Castelo”, destacando que os mercados nacional e espanhol “continuam a constituir uma área de atuação prioritária, dando continuidade ao trabalho desenvolvido pela Rede Municipal de Turismo e privilegiando o envolvimento de todos os parceiros, públicos e privados”.
Estas presenças “permitem promover e dar a conhecer, junto destes mercados, o nosso território e a nossa oferta turística, quer no contacto direto com o público em geral, quer nas reuniões B2B, onde se estabelecem contactos e potenciais negócios com os parceiros envolvidos, reforçando a aproximação a estes mercados”, lê-se na proposta do autarca.
Nos certames em que participa, o município de Viana do Castelo tem integrado representações com a Entidade Regional de Turismo Porto e Norte e com o consórcio Minho IN, mas tem também estado presente com stand próprio, aproveitando estas presenças para convidar os empresários do setor do alojamento e os agentes de animação turística a participarem em reuniões de negócios, com o intuito de promoverem os seus produtos e serviços e para estabelecerem eventuais parcerias com operadores turísticos. Os artesãos, restaurantes e produtores de vinhos são também convidados a animar estas participações, com mostra de artesanato certificado e degustações enogastronómicas.
Por outro lado, dando sequência ao trabalho de dinamização turística que tem vindo a desenvolver no âmbito da Rede Municipal de Turismo, a autarquia vianense pretende, em 2024, continuar a dinamizar ações destinadas aos profissionais do setor, como de formação integradas no Plano de Capacitação / Formação + Próxima, Programa de Valorização dos Recursos Humanos e MEETUPs – Encontros de partilha de Boas Práticas e de network intersectorial para estruturação da oferta turística, mas também promover fam e press trips, visitas organizadas para dar a conhecer a oferta turística diversificada e de qualidade que existe neste destino, a variedade de experiências que os visitantes e turistas podem usufruir, a excelência da gastronomia e vinhos, a riqueza patrimonial e paisagística, as praias e os desportos náuticos, os espaços museológicos e toda a oferta cultural.