Brasil reintroduz visto turístico para cidadãos dos EUA, Canadá e Austrália
A partir de 10 de janeiro, os cidadãos dos EUA, Canadá e Austrália voltam a necessitar de visto turístico para entrar no Brasil, obrigatoriedade que regressa depois de ter estado suspensa ao longo de cinco anos.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
A partir de 10 de janeiro, os cidadãos dos EUA, Canadá e Austrália voltam a necessitar de visto turístico para entrar no Brasil, obrigatoriedade que regressa depois de ter estado suspensa ao longo de cinco anos.
De acordo com o jornal brasileiro Folha, o visto turístico para cidadãos dos EUA, Canadá e Austrália vai poder ser solicitado online, através do website brazil.vfsevisa.com, e terá um custo de 80,90 dólares, sendo válido por 10 anos para os cidadãos americanos, bem como de cinco anos para canadianos e australianos.
O jornal brasileiro recorda que a obrigatoriedade de visto turístico para visitar o Brasil tinha sido suspensa há cinco anos, durante o mandato do Presidente Jair Bolsonaro, que deixou cair a exigência de visto para incrementar o turismo entre estes países e o Brasil.
No entanto, cinco anos passado e já com um novo presidente eleito, o Brasil volta a a exigir que os cidadãos dos EUA, Canadá e Austrália possuam visto turístico para visitar o país, uma vez que esta é uma medida baseada no princípio da reciprocidade e nenhum destes países deixou de exigir visto turístico nas visitas de cidadãos brasileiros.
“É importante ressaltar que o governo brasileiro renova o interesse de negociar, com as três nações, acordos de isenção de vistos baseados no princípio da reciprocidade e da igualdade entre os Estados”, afirma o governo brasileiro, numa nota divulgada pela Folha.
Recorde-se que os EUA são o segundo mercado emissor de turistas para o Brasil, apenas atrás da vizinha Argentina, que ocupa a primeira posição. Até outubro de 2023, o Brasil recebeu 530.690 turistas americanos, que representaram 11% do total de turistas internacionais recebidos pelo país.
Já o Canadá foi responsável pela visita de 66.338 turistas ao Brasil, o que tornou este no 16.º mercado para o país até outubro do ano passado, enquanto a Austrália somou 38.544 turistas no Brasil, no mesmo período, afirmando-se como o 17.º mercado internacional para o Brasil.