Brasil reintroduz visto turístico para cidadãos dos EUA, Canadá e Austrália
A partir de 10 de janeiro, os cidadãos dos EUA, Canadá e Austrália voltam a necessitar de visto turístico para entrar no Brasil, obrigatoriedade que regressa depois de ter estado suspensa ao longo de cinco anos.

Publituris
Descobrir o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial
easyJet assinala 10.º aniversário de base no Porto com oferta de descontos
ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”
AVK adquire Pixel Light e consolida liderança no setor audiovisual
Air France opera até 900 voos por dia para quase 190 destinos no verão 2025
ARPTA com nova liderança
Iberia reforça ligações a Roma, Paris e Viena
Os 3 dias do RoadShow das Viagens do Publituris
SATA lança campanha para famílias com tarifa gratuita para crianças
Indústria do turismo dos EUA preocupada com queda nas viagens domésticas e internacionais
A partir de 10 de janeiro, os cidadãos dos EUA, Canadá e Austrália voltam a necessitar de visto turístico para entrar no Brasil, obrigatoriedade que regressa depois de ter estado suspensa ao longo de cinco anos.
De acordo com o jornal brasileiro Folha, o visto turístico para cidadãos dos EUA, Canadá e Austrália vai poder ser solicitado online, através do website brazil.vfsevisa.com, e terá um custo de 80,90 dólares, sendo válido por 10 anos para os cidadãos americanos, bem como de cinco anos para canadianos e australianos.
O jornal brasileiro recorda que a obrigatoriedade de visto turístico para visitar o Brasil tinha sido suspensa há cinco anos, durante o mandato do Presidente Jair Bolsonaro, que deixou cair a exigência de visto para incrementar o turismo entre estes países e o Brasil.
No entanto, cinco anos passado e já com um novo presidente eleito, o Brasil volta a a exigir que os cidadãos dos EUA, Canadá e Austrália possuam visto turístico para visitar o país, uma vez que esta é uma medida baseada no princípio da reciprocidade e nenhum destes países deixou de exigir visto turístico nas visitas de cidadãos brasileiros.
“É importante ressaltar que o governo brasileiro renova o interesse de negociar, com as três nações, acordos de isenção de vistos baseados no princípio da reciprocidade e da igualdade entre os Estados”, afirma o governo brasileiro, numa nota divulgada pela Folha.
Recorde-se que os EUA são o segundo mercado emissor de turistas para o Brasil, apenas atrás da vizinha Argentina, que ocupa a primeira posição. Até outubro de 2023, o Brasil recebeu 530.690 turistas americanos, que representaram 11% do total de turistas internacionais recebidos pelo país.
Já o Canadá foi responsável pela visita de 66.338 turistas ao Brasil, o que tornou este no 16.º mercado para o país até outubro do ano passado, enquanto a Austrália somou 38.544 turistas no Brasil, no mesmo período, afirmando-se como o 17.º mercado internacional para o Brasil.