NEST leva BOOST Building Better Future ao Porto pelo segundo ano consecutivo
A conferência vai ter lugar a 16 de janeiro, na Casa da Música, no Porto, e está estruturada em duas componentes, abrangendo palestras e painéis focados na digitalização, bem como uma componente tecnológica com experiências integradas no evento.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
O NEST – Centro de Inovação do Turismo vai voltar a promover, a 16 de janeiro, o BOOST Building Better Future, uma conferência que conta com oradores de renome e que, pelo segundo ano consecutivo, vai decorrer no Porto. No dia seguinte, 17 de janeiro, decorre a BOOST Academy.
“O BOOST, Building Better Future é uma iniciativa do Nest – Centro de Inovação do Turismo, que junta entidades nacionais e internacionais de diversas áreas, para explorar as rápidas mudanças do setor e oportunidades que vêm com elas, e qual o seu impacto em campos como o da saúde e bem-estar, a mobilidade, a capacitação das pessoas, a sociedade e o meio ambiente”, explica o NEST, em comunicado.
A conferência vai ter lugar na Casa da Música, no Porto, e está estruturada em duas componentes, abrangendo palestras e painéis focados na digitalização, bem como uma componente tecnológica com experiências integradas no evento.
No total, o BOOST Building Better Future vai contar com 40 oradores, que se vão focar na qualidade da experiência do utilizador, com o objetivo de ajudar os participantes a “superar eventuais barreiras na adoção de inovações”.
“Entre as experiências oferecidas, destaca-se o Check-in biométrico, um Marketplace de restauração para facilitar refeições, o NEST no Metaverso, proporcionando conteúdos como estudos, webinares, relatórios e entrevistas com oradores, e a introdução de NFTs com códigos promocionais em equipamentos culturais no Porto e cartão Porto Card. O foco recai na exclusividade das experiências, acessíveis apenas para os participantes do evento”, acrescenta o comunicado do NEST.
Valérie De Bue, ministra de Turismo da Valónia (em formato virtual); Alan Vella, consultor de projetos na EISMEA; Maria Antónia Saldanha, country manager na Mastercard; Bernardo Trindade, presidente da AHP; Alessandra Priante, diretora para a Europa na OMT; Kristina Becker, gestora sénior de parcerias no Lufthansa Innovation Hub; Aaron Beeson, diretor de inovação da ANA Aeroportos de Portugal; Gavin Eckles, consultor na BAE Ventures; Frederico Costa, Google Travel; Paulo Vaz, diretor na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto; Mariela Silveira Pons, diretora no Kurotel; Jake Haupert, cofundador do Transformational Travel Council; António Lucena, Fábrica de Startups; e Elisabete Félix, diretora de Desenvolvimento de Negócios no Turismo de Portugal, são alguns dos oradores já confirmados.
O evento vai ter ainda como keynote speaker B. Joseph Pine II, autor do livro “The Experience Economy” e consultor de gestão.
“Com os olhos postos nas tendências atuais, o BOOST pretende, mais um ano, apoiar a recuperação do setor do turismo pela aceleração e reinvenção, discutir caminhos de crescimento e captar bons exemplos internacionais para aplicação no tecido empresarial português, afirmando-se como o maior fórum de discussão sobre inovação no setor alguma vez realizado em Portugal”, afirma Roberto Antunes, diretor executivo do NEST.
Todo o programa da conferência vai ser dedicado à inovação e inclui temas ligados à mobilidade em viagens e aviação, territórios turísticos inteligentes, gastronomia, entre outros, bem como um painel dedicado à cultura com a presença de Martim Sousa Tavares, maestro e diretor artístico e o projeto “Bendada Music Festival”.
Prevista está também uma apresentação de projetos de PME dos consórcios europeus Tourism4.0 – programa COSME – com a participação de empresas internacionais de 10 países do consórcio europeu, num dia que culmina com a cerimónia dos “BoostX, Scale Up Tourism Innovation Awards”, onde vão ser apresentadas as startups e empresas finalistas, que participaram no programa de Scale up do NEST.
No dia seguinte, 17 de janeiro, o evento continua com a BOOST Academy, que vai ter lugar em Matosinhos e que vai contar com “sessões de capacitação para o setor, que terão não apenas palestras mas também uma sessão de trabalho, uma masterclass sobre ecossistemas e empreendedorismo no turismo e um painel sobre a sustentabilidade e inovação na hotelaria e restauração”.
Segundo o NEST, na manhã do segundo dia está prevista uma sessão sobre os projetos NEST em curso e outra sessão sobre o tema “Next Generation Experiences”, que será voltada para decisores, gestores de inovação, planeadores estratégicos, desenvolvedores de negócios, designers e interessados em trabalhar estrategicamente o futuro, assim como uma masterclass sobre Ecossistema e Empreendedorismo no Turismo, direcionada a estudantes do ensino universitário.
Da parte da tarde destaca-se um painel sobre “Empresas 360” pelo Turismo de Portugal, conduzido por Elisabete Félix, diretora de Desenvolvimento de Negócios, destinado a empresas interessadas em iniciar relatórios de sustentabilidade e integrar fatores ESG na estratégia de negócio, bem como um “THINK TANK” sobre Inovação para Hotelaria sobre metodologias de Design Thinking com a Fábrica de Startups liderado por António Lucena, fundador e CEO da Fábrica de Startups.