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“Na FITUR dizemos ‘nós somos o turismo’”

Pela 44.ª vez, a FITUR dá o pontapé de saída para mais um ano, no que diz respeito às feiras de turismo. Em entrevista, Maria Valcarce, diretora da FITUR, refere que o evento “é um espelho que reflete o que a indústria do turismo significa para a economia mundial”.

Victor Jorge
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“Na FITUR dizemos ‘nós somos o turismo’”

Pela 44.ª vez, a FITUR dá o pontapé de saída para mais um ano, no que diz respeito às feiras de turismo. Em entrevista, Maria Valcarce, diretora da FITUR, refere que o evento “é um espelho que reflete o que a indústria do turismo significa para a economia mundial”.

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A poucas semanas da abertura das portas da FITUR 2024, em Madrid, feira que se realizará de 24 a 28 de janeiro, Maria Valcarce, diretora da FITUR, aponta para uma edição “muito completa, com um elevado nível de crescimento em todos os parâmetros”. Quanto à performance turística de Espanha, a diretora da FITUR salienta que o país está em vias de atingir “o número recorde de 85 milhões em 2023”, mostrando-se “cautelosa” para 2024, apontando para “um crescimento mais moderado”.

A 44.ª edição da FITUR, que se realizará entre 24 e 28 de janeiro de 2024, conta com mais de 9000 empresas e mais de 150 000 participantes profissionais do setor turístico mundial provenientes de 145 países. Que perspetivas oferecem estes dados a pouco menos de dois meses do evento?
Em 2023, depois de 2021 e 2022 em que, num exercício de resiliência, fomos a única feira de turismo a manter a sua realização, tivemos uma grande feira na qual recuperámos as grandes magnitudes que sempre caracterizaram a FITUR em termos de representatividade e poder de convocatória. Para 2024, as nossas previsões, até à data, apontam, novamente, para uma edição muito completa, com um elevado nível de crescimento em todos os parâmetros.

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Teremos uma FITUR maior e melhor do que em 2023?
As previsões fazem-nos prever uma 44.ª edição que nos permitirá consolidar a nossa liderança como um dos principais motores do turismo, como ator chave na identificação das tendências que irão marcar a indústria em 2024 e nos anos vindouros e como cenário incontornável para o intercâmbio de conhecimentos, a geração de negócios, a promoção da colaboração e a concretização de alianças setoriais. Tudo isto sob o firme compromisso de desenvolvimento sustentável que nos permitirá realizar uma edição recorde.

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A FITUR é um espelho que reflete o que a indústria do turismo significa para a economia mundial

Quais são as principais novidades da edição de 2024?
Será uma feira com muitas novidades. Entre elas, a presença do Equador como país parceiro, que irá surpreender com uma exposição ambiciosa para mostrar as suas maravilhas ao mundo. Teremos também novidades nas representações oficiais de países, destinos, empresas e conteúdos, estes últimos representados em conferências profissionais e, naturalmente, nas nossas secções especializadas.

A FiturTechy, com tecnologias disruptivas como a inteligência artificial ou a realidade virtual como protagonistas; a FiturCruises, segmento altamente empenhado na sustentabilidade ambiental, a proteção dos destinos e o impacto positivo nas suas comunidades; a Fitur LGTB+, que engloba mais de 10% dos turistas a nível mundial e 16% do gasto total em viagens; a Fitur Woman que, alinhada com os ODS contribui para a promoção da liderança feminina; a Fitur Know How & Export, espaço para que as empresas turísticas espanholas mostrem o seu potencial, produtos e serviços e que este ano tem como novidade o concurso “The AI for Tourism Awards 2024” pela mão da Segittur; a Fitur Sports, ponto de encontro entre o turismo e o desporto; a Fitur Screen, com cada vez mais adeptos a visitar os cenários dos nossos filmes e séries favoritas; a Fitur Talent, uma mongrafia que, pela mão de Educación 3.0 se centra nas pessoas, no talento, na formação e na capacitação profissional; e a Fitur Lingua, que aborda as oportunidades do turismo linguístico.

Não podemos esquecer a FITUR Live Connect, que aproxima a feira de todos aqueles que não puderam estar presentes e que permite o acesso a ferramentas de networking online, para além dos cinco dias da feira e do palco da IFEMA MADRID.

Em suma, a FITUR 2024, graças ao apoio do setor, contará com uma oferta ampla e diversificada que esperamos que leve esta edição ao seu apogeu.

A edição de 2024 da FITUR irá refletir, de alguma forma, o crescimento que o setor do turismo registou nos últimos dois anos? Como?
Claro que sim. A FITUR é um espelho que, por um lado, reflete o que a indústria do turismo significa para a economia mundial e, por outro, projeta o que os profissionais preveem que venha a ser.

De acordo com dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), em 2022, foram registados mais de 900 milhões de turistas internacionais e, embora este número represente ainda 63% dos níveis pré-pandémicos, é o dobro do registado em 2021. A nível económico, e segundo o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), atingiu os 7,7 mil milhões de dólares, o que representa uma contribuição de 7,6% para a economia mundial em 2022. Estes últimos dados oficiais do ano inteiro permitem-nos ser otimistas no que se refere às previsões de crescimento da 44.ª edição da FITUR, reflexo de um setor em plena transformação e ebulição.

Atualmente, a inovação e a sustentabilidade devem ser qualidades intrínsecas do turismo

A FITUR volta a apresentar vários segmentos turísticos. Qual a importância desta segmentação e qual o valor acrescentado que proporciona aos profissionais que se deslocam ao evento?
A especialização é um campo de ação com um potencial significativo para continuar a reforçar a FITUR e, conscientes do seu valor, ativamos todos os anos todas as alavancas à nossa disposição para avançar nesta área e adaptar os nossos conteúdos à realidade do setor. Tendo a sustentabilidade como fio condutor, a identificação de tendências emergentes reflete-se nas nossas áreas especializadas que referia antes, em todas as jornadas, nos seus stands e no networking dos seus profissionais, destacando novos nichos de mercado para redefinir modelos de negócio existentes e promover novos formatos.

São estes os segmentos/áreas com maior possibilidade de crescimento para o setor do turismo?
Sim, essa é a ideia. As áreas de especialização da FITUR respondem a tendências importantes no setor do turismo e, por conseguinte, oferecem uma perspetiva e uma oportunidade de crescimento para os agentes do setor. Por exemplo, a FITUR SCREEN abre a janela a este turismo cinematográfico em franca expansão, que é uma oportunidade para combater a sazonalidade e diversificar a oferta e que, por exemplo, tem ajudado a trazer muitos fãs de filmes e séries como “Glória” ou “Casa do Dragão” a diversas zonas de Portugal.

A primeira de muitas
O facto de a FITUR ser a primeira grande feira de turismo do ano representa uma vantagem e marca uma tendência para o resto do ano?
Sim. A FITUR coloca em primeiro plano todos os destinos e empresas que compõem o setor e, para além disso, graças ao apoio recebido pelo setor ao longo das suas 44 edições, é a feira líder do turismo.

Todos os anos, a FITUR marca a abertura do ano turístico internacional e é um momento estratégico para os destinos e as empresas desenharem as linhas de trabalho que darão o mote para todo o ano. A abertura do calendário anual do setor coloca todas as atenções em Madrid e no que se passa no interior do Centro de Exposições, tornando-se num ponto de passagem obrigatório para todos os que fazem parte do setor, uma vez que se trata de um espaço de negócios de primeiro nível onde são oferecidas as melhores ferramentas para os profissionais do turismo.

Qual é a importância real de estar presente numa feira como a FITUR?
A indústria do turismo mundial reúne-se na FITUR. Na FITUR dizemos “nós somos o turismo”, porque reunimos toda a cadeia de valor internacional, juntamos iniciativas e tendências, e proporcionamos um ponto de encontro para todos os que fazem do turismo esta grande indústria da felicidade que proporciona riqueza e emprego às pessoas.

A feira tem uma forte orientação empresarial, com três dias centrados no B2B e dois dias no fim de semana centrados no B2C. Estar presente oferece-lhe negócios, visibilidade, posicionamento, oportunidades de networking, a possibilidade de fechar acordos estratégicos interessantes, partilhar expertise e implementar as boas-práticas de colegas da indústria. Todos os anos, Madrid torna-se o centro do turismo mundial durante alguns dias de janeiro graças à FITUR.

Qualquer situação que limite a mobilidade e a conectividade ou a perceção de segurança do viajante afetam os destinos e a sua evolução

Depois de uma pandemia que afetou de forma significativa o setor das feiras, como se deve posicionar e que conteúdos deve trazer para o mercado?
Como referi no início, a FITUR foi a única feira do mundo que não deixou de se realizar durante a pandemia, constituindo um exemplo mundial de resiliência e de apoio à reativação da indústria do turismo. Graças a esta decisão de continuar a realizar o evento, a posição da FITUR está bem estabelecida e continuamos a trabalhar todos os dias para refletir todas as tendências que representam uma potencial oportunidade de negócio e de desenvolvimento sustentável para impulsionar a atividade turística global.

A sustentabilidade, a inovação e a especialização são a espinha dorsal dos conteúdos que colocamos no mercado e que complementam todas as tendências e as nossas áreas de especialização.

A tecnologia ao serviço do turismo
Na edição deste ano de 2024, a FITUR organiza também a primeira edição, em colaboração com a SEGITTUR, do concurso de soluções tecnológicas desenvolvidas com Inteligência Artificial para o turismo: “The AI for Tourism Awards 2024”, que decorre no âmbito da FITUR Know-How & Export. Qual é o motivo deste novo concurso?
Reconhecer a importância que a Inteligência Artificial está a ter na gestão de viagens e no setor do turismo, uma vez que este desenvolvimento está a revolucionar a experiência de viagem, desde o planeamento e a reserva até ao usufruto. Através destes prémios, pretendemos encontrar as melhores soluções nacionais e internacionais de IA que os destinos e as empresas tenham integrado para melhorar a experiência do turista antes, durante e depois, numa única categoria: “Melhor solução de IA para 2024”.

Será a tecnologia o domínio com maior margem de inovação no turismo?
A tecnologia anda de mãos dadas com a inovação e, nesse sentido, é claramente um dos ingredientes que pode proporcionar as maiores possibilidades de criação de novos formatos no setor, bem como de responsabilidade ambiental, social e de governação empresarial. Atualmente, a inovação e a sustentabilidade devem ser qualidades intrínsecas do turismo.

Nas conferências que se realizam durante os cinco dias, é importante apresentar novos conteúdos aos profissionais que visitam a FITUR?
A FITUR é o presente e o futuro da indústria do turismo e isso só é possível graças à apresentação de tendências e ao intercâmbio de boas práticas, conhecimentos e experiências. É precisamente esta componente “nova” que faz da FITUR uma força tão dinamizadora do turismo mundial.

Nas últimas edições, uma das críticas é que as conferências estão demasiado centradas em Espanha e não são globais. Como responde a estas críticas?
A FITUR conta com mais de 10 programas de conferências que decorrem em paralelo e, embora seja verdade que algumas podem ter um enfoque turístico nacional, a maioria analisa temas universais de interesse para qualquer profissional do turismo, conta com oradores internacionais e serve para trazer o conhecimento e a vanguarda para a feira. Em qualquer caso, trabalharemos para continuar a melhorar tendo em vista aprofundarmos esta abordagem global, que é o que corresponde à feira pelo seu alcance.

O facto de Espanha ser um destino mais recetor do que emissor penaliza de alguma forma a FITUR?
Penso que esta caraterística enriquece a FITUR que, para além de reunir o turismo emissor mundial, funciona como uma plataforma para a indústria turística nacional. Uma indústria muito poderosa que, ao reunir-se na FITUR, contribui para reforçar a atração dos profissionais do turismo emissor para a feira. Na FITUR é também muito importante ver a apresentação realizada por outras potências turísticas recetoras, como Portugal e muitas outras. Juntos construímos uma feira forte para mostrar ao mundo a riqueza de uma oferta diversificada.

Números recorde em Espanha
Que ano turístico terá Espanha em 2023 e quais são as expectativas para 2024?
O turismo em Espanha fechou um verão de sucesso em 2023 com a chegada de mais de 10,1 milhões de turistas internacionais em agosto, mais 13,9% do que em 2022 e, de acordo com diferentes fontes e embora devamos ser sempre cautelosos com as previsões, o país está em vias de atingir o número recorde de 85 milhões em 2023, apenas superado pelos Estados Unidos.

De acordo com o Relatório Setorial do Turismo 1S 2023 da CaixaBank Research, as perspetivas para 2024 são de um crescimento mais moderado, mas, como referi, ao falar de previsões devemos ser cautelosos.

Após uma pandemia e com dois conflitos em aberto, qual o impacto destas realidades no turismo e no setor das feiras turísticas?
As feiras são um reflexo da situação dos setores e, inevitavelmente, episódios como a pandemia e a forma como os diferentes destinos lidaram com ela, as guerras, catástrofes naturais e qualquer situação que limite a mobilidade e a conectividade ou a perceção de segurança do viajante afetam os destinos e a sua evolução, e têm o seu reflexo na feira. A FITUR estará sempre ao serviço do setor turístico e da sua revitalização, porque sabemos que é desta forma que impulsionamos a atividade económica e o emprego, tão necessários nas zonas mais afetadas.

Como é que a organização da FITUR promoveu a feira a nível internacional?
A FITUR faz um grande esforço na sua promoção internacional, uma vez que a representação global é fundamental para o sucesso da feira. Estabelecemos uma combinação de ações de comunicação, marketing e relações públicas para garantir que a proposta de valor diferencial da FITUR chega a todos os agentes da indústria turística em todos os países. Contamos com diferentes alianças que nos reforçam nesta tarefa e com um prestígio construído ao longo de 43 edições que nos permite continuar a dar passos no sentido do nosso objetivo de melhoria contínua no nosso serviço ao setor turístico.

Portugal e a FITUR
Qual a importância da participação portuguesa na FITUR?
É de enorme importância e Portugal é um dos destinos mais e melhor representados na FITUR. Espanha e Portugal são parceiros estratégicos, e os seus laços históricos, culturais, económicos e geográficos tornam a sua relação especial. A participação de Portugal na FITUR é, portanto, muito importante para a promoção ibérica, especialmente no contexto de uma estratégia comum de desenvolvimento transfronteiriço e do apoio da Comissão Europeia para melhorar a conectividade ferroviária entre os dois países no futuro.

A participação de Portugal na FITUR é muito importante para a promoção ibérica, especialmente no contexto de uma estratégia comum de desenvolvimento transfronteiriço

Não seria mais interessante ter apenas uma grande Feira Ibérica de Turismo?
Entendo que todas as feiras que se realizam com sucesso todos os anos o fazem porque têm um posicionamento diferenciado, conseguem cumprir uma missão relativamente aos seus clientes e são validadas pelos números de participação e assistência em cada edição.

A FITUR tem um alcance global e reúne destinos e empresas dos cinco continentes e os profissionais que compõem a cadeia de valor desta indústria no mundo, sendo atualmente a feira líder no panorama internacional em termos de número de empresas participantes e de profissionais presentes. Isto não significa que não haja espaço para outros eventos de feiras comerciais que proporcionem valor aos seus clientes e celebraremos sempre o sucesso de todas as feiras turísticas do mundo, pois estamos convencidos do papel impulsionador do turismo das feiras.

As visitas do público durante o fim de semana fazem parte da proposta de valor da FITUR e os nossos expositores apreciam este facto

A FITUR mantém o seu carácter profissional, mas também abre as suas portas ao público nos dois últimos dias. Qual a importância desta abertura ao público consumidor quando, das grandes feiras, apenas a FITUR e a BTL mantêm este modelo misto?
As visitas do público durante o fim de semana fazem parte da proposta de valor da FITUR e os nossos expositores apreciam este facto. Durante dois dias e através da FITUR, o público em geral pode visitar todos os cantos do mundo, desfrutar de uma grande festa do turismo na qual os destinos reforçam a sua marca e imagem, sonhar com a sua próxima viagem e tomar decisões de compra, o que é uma parte essencial da FITUR.

A pouco menos de dois meses do início da FITUR 2024, o que fará com que esta feira seja de excelência?
Uma FITUR na qual ocorra tudo aquilo que os clientes esperam e muito mais, que contribua para a dinamização global do negócio do turismo e que seja uma difusora das melhores iniciativas sustentáveis de todos os destinos e agentes empresariais que fazem parte da cadeia de valor do turismo. Isto irá significar e irá refletir o sucesso da indústria que servimos.

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Descobrir o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial

Associando-se à agenda nacional “À Descoberta do Turismo Industrial”, o Turismo do Algarve oferece 18 atividades inseridas neste programa.

O Turismo do Algarve, enquanto membro do Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial desde 2020, associa-se à 4.ª edição da agenda nacional “À Descoberta do Turismo Industrial”, que de 5 a 19 de abril de 2025 oferece 150 experiências de norte a sul do país e nos Açores.

Na região do Algarve estão programadas 18 atividades com a colaboração de 13 parceiros regionais, com atividades exclusivas em locais de indústria viva e património industrial.

Entre as experiências disponíveis no Algarve destacam-se visitas guiadas a fábricas de cortiça e de transformação de azeitonas, a espaços museológicos que contam e interpretam a história da indústria conserveira na região, tours por adegas e lagares com provas de vinhos e azeites premiados, percursos em salinas tradicionais com observação da biodiversidade local e aventuras subterrâneas na mina de sal-gema de Loulé. Incluem-se ainda workshops criativos, desafios fotográficos e momentos gastronómicos únicos que reforçam a autenticidade e diversidade do património económico e cultural algarvio.

Esta iniciativa visa reforçar a coesão territorial, promover a diversificação da oferta turística ao longo de todo o ano e destacar o Algarve como um destino que valoriza as suas tradições produtivas e industriais, contribuindo também para a sustentabilidade económica local.

“O Algarve possui uma riqueza extraordinária no seu património industrial, com forte potencial para se afirmar através de experiências turísticas diferenciadoras. Estamos empenhados em continuar a capacitar e promover os nossos parceiros, consolidando uma oferta turística diversificada e sustentável”, refere André Gomes, presidente do Turismo do Algarve.

Com um total de 230 recursos a nível nacional na Rede Portuguesa do Turismo Industrial, distribuídos por áreas como agroalimentar, cortiça, vinho, cerâmica, entre outras, o Algarve destaca-se pela qualidade e singularidade das suas propostas.

A agenda completa está disponível em português, inglês e espanhol, constituindo um convite aberto à descoberta e valorização das tradições e inovação tecnológica da região.

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easyJet assinala 10.º aniversário de base no Porto com oferta de descontos

A campanha de descontos da easyJet está disponível para voos do Porto, cujas reservas sejam efetuadas entre 7 e 16 de abril. Além desta iniciativa, a companhia vai promover um sorteio de 10 viagens duplas para assinalar o aniversário da base do Porto.

A easyJet está a oferecer um desconto de 10% em todos os voos com partida e destino ao Porto, oferta que visa assinalar o 10.º aniversário da base da companhia aérea no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto.

De acordo com uma nota informativa da companhia aérea, a nova campanha de descontos está disponível para reservas efetuadas entre os dias 7 e 16 de abril, sendo válida para viagens a realizar nos meses de abril e maio.

“Desde a inauguração da base no Porto, há 10 anos, a easyJet tem desempenhado um papel fundamental na conectividade da cidade com diversos destinos europeus, contribuindo para o crescimento do turismo e da economia local. Com esta campanha, a companhia pretende agradecer a confiança dos seus passageiros e reforçar o compromisso com a região”, explica a easyJet, na informação divulgada.

Mas esta não é a única iniciativa planeada para assinalar o 10.º aniversário da base da easyJet no Porto, já que, no dia 8 de abril, a companhia aérea vai promover, no aeroporto do Porto, um sorteio de 10 viagens duplas para o Funchal, Marraquexe
e a ilha do Sal, em Cabo Verde.

“A celebração dos 10 anos da nossa base no Porto é um marco muito especial para a easyJet. Ao longo da última década, reforçámos a nossa presença na região, ligando os nossos passageiros a destinos atrativos e contribuindo para o dinamismo do turismo e da economia local. Queremos agradecer a confiança dos nossos clientes e continuar a oferecer-lhes viagens acessíveis e convenientes”, refere José Lopes, diretor-geral da easyJet Portugal.

Este verão, a easyJet vai disponibilizar quase 30 rotas de e para o Porto, incluindo destinos como Palma de Maiorca, Split, Menorca, Palermo, Porto Santo, Nice, Nápoles e Ibiza, representando uma capacidade de mais de dois milhões de passageiros durante este período.

Reservas e mais informações aqui.

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ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”

O Departamento de Turismo do ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo reúne 34 parceiros internacionais de 18 países de 5 continentes para a organização conjunta da 1.ª edição da Global Tourism TechEDU Conference 2025.

O Departamento de Turismo do ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo reuniu 34 instituições de ensino superior e centros de investigação internacionais, de 18 países distribuídos pelos cinco continentes, que lecionam e investigam a grande área do turismo, para a organização conjunta da conferência internacional Global Tourism TechEDU Conference 2025, sob o mote “Advanced Technologies in Tourism Education”. Esta conferência internacional visa apresentar e discutir as melhores práticas de ensino do turismo com o uso das tecnologias mais avançadas e aplicadas em todo o mundo, em que cada um dos parceiros apresentará os seus exemplos reais da aplicação de tecnologias avançadas no ensino do turismo.

Este evento global, coorganizado em parceria por um dos maiores consórcios mundiais de Turismo, coordenado pelo Departamento de Turismo do ISCE, terá lugar a 8 e 9 de abril de 2025, transmitido integralmente online e com acesso totalmente gratuito

Presentes estarão as seguintes instituições:

Conheça aqui as instituições parceiras: Escola de Hotelaria e Turismo da Universidade Agostinho Neto (Angola); The University of Newcastle (Austrália); Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Parnaiba Delta Federal University – UFDPar, Federal University of Pernambuco (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (Brasil); Universidade do Mindelo (Cabo Verde); Panevropská univerzita, Fakulta Vysoká škola obchodní (Pan-European Univerzity, Faculty of Business) 8Chéquia); Universidad Pedagógica Nacional de Colombia (Colômbia); Universidad de Guayaquil, Facultad de Administración, Carrera de Licenciatura en Turismo (Equador);Universidade de Santiago de Compostela, Facultad de Ciencias Empresariales y Turismo, Universidad de Vigo (Espanha); Department of Hospitality, Hotel Management, & Tourism at Texas A&M University, USA (EUA); Dr Babasaheb Ambedkar Marathwada University (Índia); University of Northampton (Reino Unido); Ritsumeikan Asia Pacific University (Japão); Vytautas Magnus University (Lituânia); Universidad Santander (México); UnISCED (Moçambique); Jagiellonian University, Institute of Entrepreneurship, Faculty of Management and Social Communication, Institute of Spatial Management and Socio-Economic Geography, University of Szczecin (Polónia); CIDEHUS, Universidade de Évora, CiTUR – Centre for Tourism Research, Development and Innovation, Estoril Higher Institute for Tourism and Hotel Studies, ISCE Douro – Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo, ISEC Lisboa – Instituto Superior de Educação e Ciências, ISLA – Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia /ISLA – Polytechnic Institute of Management and Technology, Instituto Politécnico de Beja, Instituto Politécnico da Guarda, Instituto Politécnico de Tomar, Portucalense University, Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional da Braga. Faculdade da Filosofia e Ciências Sociais (FFCH) (Portugal); Department of Geography, Tourism (Sérvia).

Mais informações em https://tourismconf.com

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AVK adquire Pixel Light e consolida liderança no setor audiovisual

Numa operação estratégica que marca um passo decisivo na consolidação da sua liderança no setor audiovisual em Portugal, a AVK adquiriu a Pixel Light.

A AVK comprou a Pixel Light numa operação estratégica que vai marcar o futuro dos audiovisuais, integrando-se na estratégia de crescimento sustentado da AVK, alargando a sua presença nos principais segmentos de mercado e reforçando a sua capacidade de resposta a todas as necessidades técnicas do setor.

A operação insere-se numa lógica de complementaridade e sinergia entre duas empresas de referência, permitindo à AVK diversificar a sua atividade em segmentos nos quais até agora tinha uma presença menos expressiva como, por exemplo nos espetáculos musicais, no entretenimento e na televisão.

Com esta integração, o grupo AVK-ONE, que integra também a Euroservice, a Global Setup e a AVK, passa a reunir mais de 300 profissionais altamente qualificados, alguns deles com mais de 35 anos de experiência no mercado, e dispõe de equipamentos distribuídos por mais de 60.000 m² de instalações em Lisboa, Porto, Algarve e Galiza.

“A aquisição da Pixel Light representa não apenas o reforço da nossa capacidade operacional, mas também um passo estratégico no sentido de garantir uma oferta mais abrangente, mais inovadora e de maior qualidade aos nossos clientes”, afirma Inês Aguiar, administradora da AVK. “Estamos agora ainda melhor posicionados para responder aos desafios do mercado, com soluções técnicas adaptadas a cada evento, independentemente da sua dimensão ou complexidade.”

A integração da Pixel Light trará ganhos significativos em eficiência, através da partilha de recursos técnicos e humanos, e permitirá mitigar os efeitos da sazonalidade, dada a complementaridade das dinâmicas de negócio das duas empresas. As sinergias que vão ser geradas possibilitarão ainda ganhos operacionais que se traduzirão numa melhoria direta na qualidade e competitividade dos serviços.

Do lado da Pixel Light, o administrador da empresa, Tiago Correia, refere que “a entrada no grupo AVK representa uma oportunidade única para expandirmos a nossa visão criativa com uma base tecnológica ainda mais robusta. Partilhamos valores como a inovação, a excelência e o foco no cliente, e estamos entusiasmados por contribuir para uma oferta integrada, mais forte e mais completa no panorama audiovisual”.

As duas empresas, em 2024, tiveram um volume de faturação superior a 30 milhões de euros e realizaram mais de 5.000 eventos. A ampliação da oferta técnica e o reforço do investimento – que deverá duplicar face a 2024 – irão traduzir-se em soluções mais completas, inovadoras e adaptadas às exigências de um setor em constante evolução.

As operações das empresas manter-se-ão autónomas num primeiro momento, salientando Inês Aguiar que “a criação de um grupo com esta dimensão e capacidade terá, inevitavelmente, um impacto positivo no setor audiovisual em Portugal”, concluindo que acrescenta esta movimentação de mercado “criará um ambiente de maior exigência e competitividade, o que, em última análise, beneficiará toda a indústria e os nossos clientes.”

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Air France opera até 900 voos por dia para quase 190 destinos no verão 2025

Em Portugal, a oferta da Air France “mantém-se estável face ao ano passado”, existindo apenas um ligeiro aumento de frequências no Porto, que passa a contar com uma “escala noturna”.

A Air France anunciou que, este verão, vai realizar até até 900 voos por dia para quase 190 destinos, em 74 países, numa operação que, segundo a companhia aérea, conta com a abertura de rotas para Riade (Arábia Saudita) e Orlando (Flórida) como novidades e que, em Portugal, “aumenta ligeiramente” o número de frequências no Porto.

De acordo com um comunicado da companhia aérea, em Portugal, a oferta “mantém-se estável face ao ano passado”, existindo apenas um ligeiro aumento de frequências no Porto, que passa a contar com uma “escala noturna”.

“Como novidade, a rota do Porto passa a ter um voo de “escala noturna” uma vez por semana aos domingos, que pernoita na cidade – permitindo um voo de partida muito cedo no dia seguinte e dando, assim, acesso a mais ligações na rede de voos da companhia em Paris-CDG”, explica a Air France, que lembra que esta oferta “é complementada pela da sua parceira KLM, que mantém os serviços diretos de Lisboa e do Porto” para Amesterdão.

Na curta e média distância, a Air France vai operar, este verão, até 670 voos por dia para 96 ​​​​destinos, incluindo um aumento na capacidade para o Mediterrâneo, com crescimentos de 8% em Itália e 3% em Espanha.

“Além da sua rede regular, a Air France oferece 29 rotas sazonais em França e na Europa, incluindo Palma de Maiorca e Ibiza (Ilhas Baleares, Espanha); Rodes e Heraklion (Grécia), bem como Dubrovnik (Croácia)”, acrescenta a companhia aérea.

Paralelamente, a Transavia France, low cost do Grupo Air France-KLM, vai oferecer voos para 123 destinos em 38 países nesta temporada, num total de 233 rotas, incluindo 26 novas ligações.

Já no longo curso, a Air France vai disponibilizar um aumento de capacidade de 4%, incluindo duas novas rotas para Riade (Arábia Saudita) e Orlando (Flórida). No caso da capital saudita, a Air France vai realizar até cinco voos por semana em Airbus A350-900, a partir de 19 de maio, enquanto Orlando vai ter quatro voos por semana em Airbus A350-900, a partir de 21 de maio.

A Air France conta ainda reforçar os voos para África e Ásia, assim como para os EUA e para o Brasil, já que a rota para Salvador da Bahia vai ser estendida até ao verão de 2025 com três voos semanais operados com aviões Boeing 777-200ER, enquanto as ligações do Rio de Janeiro vão ter voos adicionais.

 

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ARPTA com nova liderança

José Manuel Santos lidera nova direção da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo. Tomada de posse decorre a 7 de abril.

A Assembleia Geral Eleitoral da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA) culminou com a eleição dos novos órgãos sociais para o triénio 2025-2028. A sufrágio apresentou-se uma lista única, encabeçada por José Manuel Santos, atual presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo, que assume agora também a liderança da ARPTA.

A nova direção reflete uma ampla representatividade do tecido turístico regional, reunindo associações setoriais, grupos hoteleiros, operadores turísticos e projetos de enoturismo e sustentabilidade, num esforço conjunto para reforçar a coesão e a competitividade do destino Alentejo.

A cerimónia de tomada de posse está marcada para o próximo 7 de abril, pelas 15h00, na Herdade da Malhadinha Nova, em Albernoa, Beja.

“A promoção turística do Alentejo precisa de uma resposta mais ambiciosa e agregadora, à altura dos desafios e oportunidades que temos pela frente. Queremos liderar o futuro com uma estratégia mais integrada, mais internacional e com forte ligação ao território e às empresas que o constroem diariamente”, refere José Manuel Santos, presidente eleito da Direção da ARPTA

O novo ciclo de governação da ARPTA parte de uma visão clara: reforçar a promoção externa do Alentejo, aumentar o peso do turismo internacional, garantir maior eficácia na gestão dos recursos e alinhar-se com uma estratégia de desenvolvimento sustentável para toda a região, incluindo o Ribatejo. A convergência operacional entre a Entidade Regional de Turismo e a ARPTA será um dos pilares para garantir maior coesão, inovação e capacidade de resposta.

O manifesto apresentado propõe uma Agência mais autónoma financeiramente, mais próxima dos associados, mais funcional na promoção externa e mais digital e inovadora. Estão também previstas ações concretas como a criação de clubes de produto, reforço da equipa técnica, novos instrumentos de marketing digital e campanhas de promoção em mercados estratégicos, como o Brasil, EUA e Espanha, bem como a aposta na captação de eventos internacionais e produções audiovisuais.

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Iberia reforça ligações a Roma, Paris e Viena

Os três destinos terão os maiores aumentos em toda a rede de curta e média distância da Iberia.

A Iberia revelou o seu horário de voos para a próxima temporada de inverno, incluindo as rotas de curta e média distância.

Para tália, onde a Iberia oferece voos diretos para dez destinos (Roma, Milão, Veneza, Florença, Bolonha, Nápoles, Turim, Catânia, Olbia e Palermo), sendo sete deles durante todo o ano, por ocasião do Jubileu em Roma em 2025, a Iberia aumentará as suas frequências no inverno para 44 semanais, adicionando duas a mais em relação à oferta do ano passado. Isto representa um total de 380.000 lugares durante a temporada de inverno.

França continua a ser, mais um ano, o mercado para o qual a Iberia oferece o maior número de voos na sua rede. No total, são mais de 180 voos semanais entre Espanha e França. A Iberia disponibiliza voos diretos para Paris, Bordéus, Estrasburgo, Lyon, Marselha, Nantes, Nice e Toulouse.

Paris terá até 11 voos diários neste inverno, com a Iberia a oferecer até 52 frequências semanais para o Aeroporto de Orly, duas a mais do que no ano passado, e até 21 frequências semanais para o Aeroporto Charles de Gaulle.

Este inverno, a Áustria será o terceiro mercado europeu com maior crescimento, com voos para Viena e Innsbruck. A rota entre Madrid e Viena atingirá 23 frequências semanais, duas a mais do que em 2024, com 180.000 lugares disponíveis durante a temporada. Além disso, pelo segundo ano consecutivo, a companhia oferecerá voos diretos para Innsbruck, começando a 21 de dezembro de 2025 e prolongando-se até 5 de abril de 2026, com duas frequências semanais operadas por aviões A320neo, com capacidade para 186 passageiros.

Além disso, a neve e as Auroras Boreais continuarão a ser um dos principais atrativos da temporada de inverno. A Iberia voará diretamente e sem escalas pelo terceiro ano consecutivo para Rovaniemi, a capital da Lapónia. Os voos começarão a 3 de dezembro de 2025 e durarão até 28 de fevereiro de 2026, sendo operados por aeronaves A320neo.

Já os voos para Tromsø, cidade escandinava onde é possível admirar as Auroras Boreais, explorar os fiordes noruegueses ou andar de trenó, entre outras atividades, também regressam neste inverno. Os voos terão início a 3 de dezembro de 2025 e prolongar-se-ão até 1 de março de 2026, com duas frequências semanais.

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Os 3 dias do RoadShow das Viagens do Publituris

Foram três dias de networking com 45 expositores e mais de 450 agentes de viagem a participaram no RoadShow das Viagens do Publituris nas cidades do Porto, Coimbra e Lisboa. (Re)Veja as imagens.

A 10.ª edição do RoadShow das Viagens do Publituris reuniu, nas cidades do Porto, Coimbra e Lisboa, mais de 450 agentes de viagem que ficaram a conhecer as novidades que os 45 expositores mostraram em três dias de networking.

No primeiro dia, no Porto Palácio Hotel by The Editory, marcaram presença 179 agentes, resultando em mais de 4.400 interações com os expositores.

Já em Coimbra, no Vila Galé Coimbra, foram 108 os agentes de viagem que realizaram perto de 2.400 interações.

No último dia, em Lisboa, no Tazte Secret Spot, 170 agentes realizaram mais de 4.000 interações.

Marcaram presença na 10.ª edição do RoadShow das Viagens do Publituris as empresas/entidades:

AçorSonho Hotéis
Air Canada
APG Portugal
Avis
Barceló Hotel Group
Be Live Hotels
Bedsonline
Casa de Campo Resort Villas
Civitatis
Consolidador
Europcar
Hotel Continental Angola
Ilha Verde
In Sure Broker
Madeira
Mawdy
MSC Cruzeiros Portugal
Mundomar Cruzeiros
RailClick
Regent Seven Seas Cruises
Republica Dominicana
Royal Air Maroc
SATA Air Azores
Saudi Arabia Tourism Authority
Sixt
Soltrópico
TAAG – Linhas Aéreas de Angola
TAP Air Portugal
The Editory Hotels
Tivoli Estela Golf & Lodges Porto
Transavia
Turismo Alentejo e Ribatejo
Turismo da Gran Canaria
Turismo da Polónia
Turismo de Formentera
Turismo do Centro de Portugal
Turismo do Porto e Norte de Portugal
Turismo Marrocos
Um Mundo de Cruzeiros
United Airlines
Unlock Boutique Hotels
Viajar Tours
Vila Galé
Visit Benidorm – Tourism Board
Wotels

O evento conta com o apoio de: Visit Portugal, Turismo do Centro de Portugal, Turismo do Porto e Norte de Portugal, APAVT, The Editory Hotels, Vila Galé, Tazte, GR8 events, Iberobus e YVU.

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SATA lança campanha para famílias com tarifa gratuita para crianças

A campanha da Azores Airlines e da SATA Air Açores é válida para vendas realizadas até 14 de abril, em voos entre o continente e os Açores, assim como entre os arquipélagos dos Açores e da Madeira. 

As companhias aéreas do Grupo SATA, a Azores Airlines e a SATA Air Açores, lançaram uma nova campanha promocional dedicada às famílias, que oferece a viagem às crianças, em compras de bilhetes realizadas até 14 de abril, para voos entre Lisboa, Porto ou Faro e os Açores, assim como entre os arquipélagos dos Açores e da Madeira.

“Cada adulto viajante poderá usufruir da tarifa gratuita para 1 bebé (até aos 23 meses) e 1 criança (dos 24 meses aos 11 anos). As reservas da família têm de ser feitas em conjunto e na classe tarifária Basic”, lê-se num comunicado do Grupo SATA.

A campanha é válida para vendas realizadas até 14 de abril, cujas viagens decorram entre 01 de maio e 15 de junho, bem como entre 20 de setembro e 12 de dezembro, em voos operados pela SATA Air Açores e pela Azores Airlines.

A oferta aplica-se aos voos entre Lisboa/Porto/Faro/Funchal e os Açores, e vice-versa, e os bilhetes podem ser adquiridos através de qualquer canal de vendas da SATA Azores Airlines ou nas agências de viagens.

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Destinos

Indústria do turismo dos EUA preocupada com queda nas viagens domésticas e internacionais

O anúncio de diversas medidas por parte da administração dos EUA, liderada por Donald Trump, parece estar a ter impacto nas viagens dos americanos, com as U.S. Travel Association a mostrar-se preocupada com a situação.

A U.S. Travel Association afirmou, recentemente, que a indústria do turismo está a enfrentar tendências preocupantes tanto nas viagens domésticas como nas viagens internacionais para os EUA, atribuindo a situação a vários fatores, incluindo o dólar forte e a atual mensagem transmitida pelos EUA.

As declarações surgem depois de a empresa de dados de aviação OAG ter relatado que as reservas antecipadas entre os EUA e o Canadá – o principal mercado emissor de turismo internacional para os EUA – caíram mais de 70% para a temporada de verão.

No mês passado, a Tourism Economics (TE) reviu a sua previsão para as viagens internacionais aos EUA, prevendo agora uma queda de 5,1% em 2025, em contraste com a projeção inicial de um crescimento de 8,8%.

A Tourism Economics citou o aumento das tensões comerciais globais, alertando que “à medida que as políticas comerciais globais continuam em mudança, os intervenientes da indústria devem reconhecer a ligação crítica entre a política económica e a procura por viagens”. Assim, a análise da Tourism Economics alertam para consequências de “alto risco” para o setor de viagens dos EUA, com amplas implicações económicas para além do turismo. “A colaboração dentro da indústria será essencial para mitigar os impactos negativos”, conclui a TE.

Os dados indicam, igualmente, que os gastos com viagens internacionais para os EUA, em 2025, poderão cair 12,3%, resultando numa perda anual de 22 mil milhões de dólares.

A U.S. Travel Association não mencionou as tarifas ou políticas comerciais entre os potenciais fatores que estão a reduzir as viagens, atribuindo a queda a “uma variedade de fatores, incluindo um dólar forte, longos tempos de espera para vistos, preocupações com restrições de viagem, dúvidas sobre a hospitalidade dos EUA, o abrandamento da economia americana e recentes preocupações com segurança.”

A associação esclareceu que as questões de segurança referem-se “ao sentimento manifestado nos últimos meses por alguns viajantes que expressaram preocupações com a segurança.”

“Estes desafios são reais e exigem ações decisivas”, declarou a U.S. Travel Association, indicando estar a “a trabalhar ativamente com a Casa Branca e o Congresso para promover políticas que impulsionem a expansão económica e mantenham os EUA competitivos a nível global”.

Só em 2024, as viagens injetaram 1,3 biliões de dólares na economia americana e sustentaram 15 milhões de empregos em todo o país.

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