Aeroporto do Porto atinge 15 milhões de passageiros
O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, atingiu um recorde absoluto, tendo alcançando 15 milhões de passageiro num ano, correspondendo a um crescimento de 20% face a 2022.

Publituris
Descobrir o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial
easyJet assinala 10.º aniversário de base no Porto com oferta de descontos
ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”
AVK adquire Pixel Light e consolida liderança no setor audiovisual
Air France opera até 900 voos por dia para quase 190 destinos no verão 2025
ARPTA com nova liderança
Iberia reforça ligações a Roma, Paris e Viena
Os 3 dias do RoadShow das Viagens do Publituris
SATA lança campanha para famílias com tarifa gratuita para crianças
Indústria do turismo dos EUA preocupada com queda nas viagens domésticas e internacionais
O Aeroporto Francisco Sá Carneiro (AFSC), no Porto, atingiu 15 milhões de passageiros num ano, constituindo um recorde absoluto para esta infraestrutura aeroportuária. Este número corresponde a um crescimento superior a 16% em relação a 2019 (pré-pandemia) e +20% face a 2022, um dos maiores da Europa.
O passageiro 15 milhões, que viajou na companhia Turkish Airlines, com origem em Istambul, aterrou durante a tarde de 27 de dezembro no aeroporto do Porto.
Neste mesmo dia, o aeroporto do Porto atingiu outro recorde, quando o voo da TAP Air Portugal, com origem em Nova Iorque, foi o movimento número 100.000 ao aterrar, durante a manhã, no aeroporto do Porto, constituindo também um novo recorde de aterragens e descolagens num só ano.
O aeroporto do Porto continua a diversificar com sucesso as ligações diretas aos principais mercados na Europa e a crescer significativamente o tráfego em ligações diretas intercontinentais, que aumentaram cerca de 51% em número de passageiros, em comparação com o ano anterior.
Para o próximo ano, foi já confirmado o reforço em voos de longo curso, nomeadamente para a América do Norte, dos quais destacamos Boston, Nova Iorque e Toronto com a Azores Airlines.
Em comunicado, a ANA – Aeroportos de Portugal | VINCI Airports, refere que “este desenvolvimento ativo da conetividade, para o qual muito tem contribuído a colaboração e o trabalho em estreita parceria com os nossos parceiros das entidades de turismo regional e nacional, a ANA | VINCI Airports obteve uma forte recuperação do tráfego no aeroporto do Porto, que serviu mais de 12,6 milhões de passageiros em 2022, representando um acréscimo de 116,3% em relação a 2021. É de salientar que o anterior recorde 13 milhões de passageiros tinha sido atingido em 2019”.
Refira-se que o Porto está ligado a mais de 106 destinos diretos, através de 30 companhias aéreas, tendo recebido, em 2023, mais 7sete companhias e 17 novas rotas.