Turismo de Portugal assina protocolo com Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género
O protocolo agora assinado entre o Turismo de Portugal e a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género pretende ser mais um passo para um turismo cada vez mais sustentável.

Publituris
Descobrir o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial
easyJet assinala 10.º aniversário de base no Porto com oferta de descontos
ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”
AVK adquire Pixel Light e consolida liderança no setor audiovisual
Air France opera até 900 voos por dia para quase 190 destinos no verão 2025
ARPTA com nova liderança
Iberia reforça ligações a Roma, Paris e Viena
Os 3 dias do RoadShow das Viagens do Publituris
SATA lança campanha para famílias com tarifa gratuita para crianças
Indústria do turismo dos EUA preocupada com queda nas viagens domésticas e internacionais
O Turismo de Portugal e a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) assinaram um protocolo que visa acelerar a implementação de medidas e ações que promovam a igualdade e a não discriminação em razão do sexo, orientação sexual e identidade de género.
Esta parceria vem na sequência do muito trabalho já desenvolvido nesta matéria e reflete o compromisso e a dedicação do Turismo de Portugal em identificar oportunidades para desenvolver mais ações de capacitação no âmbito da igualdade e não discriminação.
Se acordo com o Turismo de Portugal, “este protocolo tem um aspeto inovador, que é o facto de abranger a administração pública, as empresas turísticas e os alunos da rede de Escolas do Turismo de Portugal, numa iniciativa concertada para reforçar medidas paritárias”.
Pretende-se, assim, “capacitar dirigentes para a implementação de ações de liderança inclusiva e desenvolver a formação executiva para os profissionais do setor, com foco nas ações mais pertinentes para as empresas, quer ao nível da gestão de colaboradores, quer do acolhimento de clientes”.
O presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, sublinha que “esta parceria com a CIG, com a qual nos congratulamos, visa contribuir para atingir as metas do pilar social da Estratégia Turismo 2027, sendo também uma das ações enquadradas no Plano Turismo + Sustentável 20-23, acreditando que o reforço da adoção de medidas que promovam a igualdade e a não discriminação traduz um importante passo rumo a um turismo e uma sociedade cada vez melhor”.
A presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, Sandra Ribeiro, salienta, por seu lado, que “o setor do turismo tem atualmente uma importância inegável para a economia nacional. Apostar na formação dos profissionais do turismo numa lógica de liderança para a igualdade, combate à discriminação de género, diversidade e inclusão, é uma estratégia de fundo que encara o setor com os olhos postos na sua sustentabilidade, potencialidade criativa e inovação. E é isso mesmo que o protocolo que o Turismo de Portugal e a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género vai permitir que aconteça.”