Turismo de Portugal assina protocolo com Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género
O protocolo agora assinado entre o Turismo de Portugal e a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género pretende ser mais um passo para um turismo cada vez mais sustentável.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
O Turismo de Portugal e a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) assinaram um protocolo que visa acelerar a implementação de medidas e ações que promovam a igualdade e a não discriminação em razão do sexo, orientação sexual e identidade de género.
Esta parceria vem na sequência do muito trabalho já desenvolvido nesta matéria e reflete o compromisso e a dedicação do Turismo de Portugal em identificar oportunidades para desenvolver mais ações de capacitação no âmbito da igualdade e não discriminação.
Se acordo com o Turismo de Portugal, “este protocolo tem um aspeto inovador, que é o facto de abranger a administração pública, as empresas turísticas e os alunos da rede de Escolas do Turismo de Portugal, numa iniciativa concertada para reforçar medidas paritárias”.
Pretende-se, assim, “capacitar dirigentes para a implementação de ações de liderança inclusiva e desenvolver a formação executiva para os profissionais do setor, com foco nas ações mais pertinentes para as empresas, quer ao nível da gestão de colaboradores, quer do acolhimento de clientes”.
O presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, sublinha que “esta parceria com a CIG, com a qual nos congratulamos, visa contribuir para atingir as metas do pilar social da Estratégia Turismo 2027, sendo também uma das ações enquadradas no Plano Turismo + Sustentável 20-23, acreditando que o reforço da adoção de medidas que promovam a igualdade e a não discriminação traduz um importante passo rumo a um turismo e uma sociedade cada vez melhor”.
A presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, Sandra Ribeiro, salienta, por seu lado, que “o setor do turismo tem atualmente uma importância inegável para a economia nacional. Apostar na formação dos profissionais do turismo numa lógica de liderança para a igualdade, combate à discriminação de género, diversidade e inclusão, é uma estratégia de fundo que encara o setor com os olhos postos na sua sustentabilidade, potencialidade criativa e inovação. E é isso mesmo que o protocolo que o Turismo de Portugal e a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género vai permitir que aconteça.”