Brasil ganha escritório da OMT para Américas e Caraíbas
O Brasil inaugura uma nova fase no turismo e passa a ser referência para as Américas e as Caraíbas com a abertura, esta quinta-feira, do escritório da Organização Mundial do Turismo (OMT), sedeado no Rio de Janeiro.

Publituris
Descobrir o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial
easyJet assinala 10.º aniversário de base no Porto com oferta de descontos
ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”
AVK adquire Pixel Light e consolida liderança no setor audiovisual
Air France opera até 900 voos por dia para quase 190 destinos no verão 2025
ARPTA com nova liderança
Iberia reforça ligações a Roma, Paris e Viena
Os 3 dias do RoadShow das Viagens do Publituris
SATA lança campanha para famílias com tarifa gratuita para crianças
Indústria do turismo dos EUA preocupada com queda nas viagens domésticas e internacionais
A nova unidade da OMT servirá como polo de desenvolvimento de políticas para o turismo da região. A inauguração contou com a presença do ministro brasileiro do Turismo, Celso Sabino, do presidente da Embratur, Marcelo Freixo e do secretário-geral da entidade da Organização das Nações Unidas para o Turismo, Zurab Pololikashvili.
Um espaço de 500 m2, com vista privilegiada do Rio de Janeiro, passou, assim, a ser sede do primeiro escritório da OMT para as Américas e Caraíbas. E é desse espaço que consultores brasileiros e estrangeiros irão pensar nas melhores ações e políticas para impulsionar o turismo em toda a região promovendo o desenvolvimento económico e social dos países membros.
A sede regional da OMT no Rio de Janeiro conta 24 postos de trabalho individuais para a equipa de consultores, salas de reunião e também salas privativas para o diretor do escritório do Brasil e o representante da OMT no país.
A nova sede no Brasil é resultado de negociações entre o governo federal e a OMT, que foram concluídas com a assinatura de um acordo em 19 de outubro, na 25ª Assembleia Geral do órgão, em Samarcanda, no Uzbequistão.
“Há todo um esforço conjunto para melhorar os nossos indicadores. Recebemos em média 6 milhões de turistas por ano. É um consenso que esse número é muito pequeno, se comparado com outros países do mundo, e se levarmos em consideração o potencial do Brasil”, disse o ministro brasileiro
“A OMT reconhece que a América do Sul é uma região pouco visitada e entende a importância de criar esse escritório para falar de políticas de turismo, sobre qualificação profissional, formação académica e captação de investimentos. Esse espaço vai desenhar o novo modelo de turismo que esperamos ter daqui para a frente”, acrescentou o governante.
Entre as ações previstas pelo novo escritório contam, nomeadamente, dar continuidade às atividades da OMT no âmbito regional, desenvolver ações relacionadas com a promoção do turismo responsável, sustentável e universalmente acessível, promover a integração do turismo na agenda global, melhorar a competitividade do turismo, e construir parcerias para fortalecer a atividade.
Recorde-se que a OMT tem sede em Madrid e apenas mais um escritório regional, na Arábia Saudita.