Costa Cruzeiros altera estrutura organizacional
Os profissionais Roberto Alberti, Francesco Muglia e Giovanna Loi passam a integrar posições de chefia na Costa Cruzeiros, que afirma ter criado uma “nova estrutura para responder aos desafios e oportunidades do mercado com maior eficácia e oportunidade”.
Publituris
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
A Costa Cruzeiros vai alterar a sua estrutura organizacional, através de mudanças que entram em vigor a partir de 1 de novembro de 2023.
Desta forma, Roberto Alberti passará a assumir o novo cargo de Senior Vice President and Chief Corporate Officer, reportando diretamente a Mario Zanetti, presidente da Costa Cruzeiros.
Neste novo cargo, Roberto Alberti vai liderar as funções de finanças, tecnologia da informação (TI), jurídico, comunicação corporativa e relações governamentais. A Costa Cruzeiros considera que a experiência do profissional “na área comercial ajudará a reforçar a contribuição destas funções para o aumento do negócio e impacto nas receitas”.
Roberto Alberti trabalha na Costa Cruzeiros há mais de 15 anos, tendo ocupado “vários cargos de crescente responsabilidade em Itália e no estrangeiro, dando um contributo fundamental para a definição do plano de desenvolvimento sustentável e da estratégia do mercado global”, como a empresa enfatiza em comunicado. Já desde março de 2021, quando foi nomeado diretor comercial, “deu um impulso significativo às atividades de vendas e marketing nos diferentes mercados em que a empresa opera”.
Já Francesco Muglia acumula o cargo de Senior Vice President Global Marketing and Sales às suas funções atuais, reportando diretamente a Mario Zanetti, presidente da Costa Cruzeiros.
Nesta nova função, Francesco Muglia terá como objetivo integrar as áreas de marketing e vendas em todos os canais, incluindo o departamento de Direct Sales – pelo que assume também a responsabilidade de todas as atividades de marketing e vendas nas diferentes áreas de negócio a nível mundial, que nesta nova estrutura lhe reportarão diretamente.
Na Costa Cruzeiros desde 2016, o executivo ocupou inicialmente o cargo de Global Customer & Marketing Intelligence Director. A sua progressão profissional incluiu funções como a de General Manager Iberia Region, que desempenhou até setembro de 2023, quando foi nomeado Vice President Global Marketing and Source Markets. Para além destas áreas, a função de Brand PR & Sustainability também ficará sob a responsabilidade de Francesco Muglia.
Por fim, Giovanna Loi vai assumir o cargo de Vice President Marketing and Customer Experience Innovation, juntando-se à Costa Cruzeiros a 6 de novembro, reportando diretamente a Francesco Muglia.
A executiva vai coordenar os departamentos de Global Brand & Advertising, CRM & Loyalty, Customer Experience Innovation & On-Board Communication, Omnichannel Media, Marketing Intelligence and Marketing Planning, que anteriormente estavam sob a alçada de Francesco Muglia.
Atualmente a desempenhar as funções de Chief Digital Officer no GroupM Itália, Giovanna Loi tem sido responsável pelo desenvolvimento e execução de estratégias de marketing.
“Francesco Muglia e Roberto Alberti têm desempenhado um papel decisivo e contribuído significativamente para o recente reposicionamento da nossa marca. Ao longo da sua carreira na Costa Cruzeiros adquiriram também uma experiência 360°, dando um forte impulso aos nossos programas de marketing e atividades de vendas em todos os mercados, através de iniciativas inovadoras e muito bem-sucedidas”, afirma Mario Zanetti, presidente da Costa Cruzeiros, em nota de imprensa.
No mesmo documento, Mario Zanetti afirma que na Costa Cruzeiros “enfrentamos novos desafios comerciais, sempre com o objetivo de satisfazer plenamente os nossos clientes, com foco numa melhoria contínua. Estou confiante de que esta nova estrutura organizacional vai permitir-nos alcançar novos e importantes sucessos”.