Estatísticas de turismo de Cabo Verde revelam diversificação de mercados emissores
Cabo Verde tem registado nos últimos tempos uma diversificação nos países emissores de turistas, embora mantendo o Reino Unido a liderar a lista dos 18 mercados com maior número de entradas no arquipélago, constata o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Publituris
Descobrir o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial
easyJet assinala 10.º aniversário de base no Porto com oferta de descontos
ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”
AVK adquire Pixel Light e consolida liderança no setor audiovisual
Air France opera até 900 voos por dia para quase 190 destinos no verão 2025
ARPTA com nova liderança
Iberia reforça ligações a Roma, Paris e Viena
Os 3 dias do RoadShow das Viagens do Publituris
SATA lança campanha para famílias com tarifa gratuita para crianças
Indústria do turismo dos EUA preocupada com queda nas viagens domésticas e internacionais
O Instituto Nacional de Estatística (INE) de Cabo Verde revelou que, neste ano de 2023, sentiu a necessidade de aumentar o número de países desagregados para integrar novos mercados, cujos dados mostraram que estão a “ganhar notoriedade” no mercado emissor de turistas para o destino.
Segundo a coordenadora da Divisão das Estatísticas Económicas, Ana Gomes, citada pela agência cabo-verdiana de notícias, até 2022 as estatísticas do turismo, a nível do movimento de hóspedes destacava 11 países designadamente da África do Sul, Alemanha, Áustria, Bélgica, Países Baixos, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Reino Unido, Portugal e Suíça, com os outros emissores integrados no grupo “outros países”.
Contudo, explicou à Inforpress que das últimas análises se constatou que o grupo “outros países” passou a ter “um peso considerável”, pelo que foi necessário desagregar mais mercados que passaram a ter destaques. Assim, países como a República Checa e a Polónia, que ficaram em quinto e sexto lugares, em movimentação de hóspedes, no primeiro e segundo trimestres deste ano, ganharam destaques, ficando melhor posicionados, por exemplo, que a Itália e Espanha, respetivamente.
No segundo trimestre de 2023 foram igualmente destacados mercados como Suécia, Senegal, Luxemburgo, Eslováquia e Marrocos, enquanto outros países que anteriormente eram destacados no grupo dos 12 países, como é o caso de África do Sul, passaram a estar agregados no grupo “outros países” com um número “muito residual” de turistas.