“Construindo Pontes para um Futuro Sustentável” é tema da cimeira mundial do WTTC no Ruanda
Num evento que o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) promete remodelar os contornos do setor a nível mundial, a sua 23ª cimeira, que terá lugar de 1 a 3 de novembro, em Kigali, Ruanda, será dedicada ao tema “Construindo Pontes para um Futuro Sustentável”.

Publituris
Descobrir o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial
easyJet assinala 10.º aniversário de base no Porto com oferta de descontos
ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”
AVK adquire Pixel Light e consolida liderança no setor audiovisual
Air France opera até 900 voos por dia para quase 190 destinos no verão 2025
ARPTA com nova liderança
Iberia reforça ligações a Roma, Paris e Viena
Os 3 dias do RoadShow das Viagens do Publituris
SATA lança campanha para famílias com tarifa gratuita para crianças
Indústria do turismo dos EUA preocupada com queda nas viagens domésticas e internacionais
A tão aguardada cimeira mundial do WTTC deste ano, prevista para 1 a 3 de novembro, realiza-se em África pela primeira vez, reconhecendo o crescimento fenomenal que o setor das viagens e turismo em todo o continente testemunhou nos últimos anos, indica o Conselho em comunicado.
A cimeira de 2023 pretende ser o catalisador para esta mudança, oferecendo uma plataforma onde ideias vibrantes encontram oportunidades e onde o futuro das viagens e turismo será redesenhado e redefinido.
Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC, declarou que esta cimeira mundial “é um grito de guerra para líderes, empreendedores e agentes de mudança de todos os cantos do mundo se unirem e criarem uma nova visão para o setor. É uma oportunidade incomparável estar na vanguarda da formação de um setor que não seja apenas resiliente, mas também comprometido com os princípios de sustentabilidade e inclusão”.
A presidente e CEO do WTTC destacou que o Ruanda “é o local perfeito para a nossa cimeira mundial, à medida que o setor embarca num novo capítulo significativo”, acrescentando que “África tem a população mais jovem do mundo e, até 2033, um em cada 13 dólares criados em África virá das viagens e turismo e um em 17 empregos estará no setor. Isto demonstra o enorme potencial que o setor do continente tem para novos empregos e novo crescimento económico para os jovens em toda a África.”
Coorganizado pelo Conselho de Desenvolvimento de Ruanda (RDB), o evento anual é considerado o mais influente no calendário de viagens e turismo que reúne milhares de líderes e especialistas da indústria e representantes governamentais, com vista a continuar a alinhar esforços para apoiar o crescimento do setor e para olhar para um futuro mais seguro, mais resiliente, inclusivo e sustentável.
Com sessões sobre resiliência e crescimento sustentável, o impacto crescente da IA e a compreensão dos mercados novos e emergentes, a cimeira deverá cobrir os principais desafios e oportunidades que o setor enfrenta.
De acordo com Francis Gatare, CEO do Conselho de Desenvolvimento do Ruanda, embora este importante encontro tenha lugar no seu país “é para todo o continente”, salientando que “a África tem algumas das propriedades e experiências turísticas mais espetaculares do mundo, e o setor desempenha um papel significativo no desenvolvimento económico contínuo do continente, criando milhões de empregos”.
A mais recente Pesquisa de Impacto Económico do organismo mundial de turismo revela uma previsão surpreendente para os próximos dez anos para o setor de viagens e turismo de África. Em 2033, o WTTC prevê que esta indústria contribuirá com mais de 300 mil milhões de dólares para a economia de África e que os empregos no setor crescerão significativamente, atingindo mais de 36 milhões de dólares no total.