Nova SBE abre inscrições para programa de inovação em turismo
A fase de candidaturas para a 3.ª edição do programa decorre até 29 de outubro. As 20 startups selecionadas dão a conhecer as suas soluções nos dias 11 e 12 de dezembro, no campus de Carcavelos.

Publituris
Descobrir o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial
easyJet assinala 10.º aniversário de base no Porto com oferta de descontos
ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”
AVK adquire Pixel Light e consolida liderança no setor audiovisual
Air France opera até 900 voos por dia para quase 190 destinos no verão 2025
ARPTA com nova liderança
Iberia reforça ligações a Roma, Paris e Viena
Os 3 dias do RoadShow das Viagens do Publituris
SATA lança campanha para famílias com tarifa gratuita para crianças
Indústria do turismo dos EUA preocupada com queda nas viagens domésticas e internacionais
Estão abertas, até ao próximo dia 29 de outubro, as inscrições para a 3.ª edição do programa de inovação em turismo da Nova SBE – Check-In Tourism Innovation on Campus. A iniciativa, promovida pelo Nova SBE Haddad Entrepreneurship Institute conta com a parceria do Westmont Institute of Tourism and Hospitality e patrocínio do Turismo de Portugal, e tem arranque marcado para o dia 11 de dezembro, com o evento imersivo Matchmaking. A decorrer no campus de Carcavelos durante o Matchmaking as startups pré-selecionadas vão ter oportunidade de se apresentar e mostrar as suas soluções às PMEs e entidades parceiras ficando as oportunidades de codesenvolvimento de projetos piloto para a fase seguinte da iniciativa, com a duração de três meses.
Experiência do consumidor, soluções tecnológicas, sustentabilidade, inclusão local e gestão do talento são as áreas de desafio desta edição que termina com o habitual Demo Day, a 13 de março de 2024.
“Este é o momento de redesenhar e ajustar as práticas turísticas, aprimorando a experiência do cliente, cocriando soluções inovadoras que permitam o envolvimento local responsável e o desenvolvimento de ações sustentáveis focadas em pessoas’ refere Euclides Major, diretor executivo do Haddad Entrepreneurship Institute. “Pretendemos trazer às startups e PME’s, nacionais e internacionais, os recursos e dinamismo determinantes para acelerarem o processo de inovação tão essencial para o setor das viagens e do turismo, através de projetos colaborativos‘, conclui Euclides Major.
Na presente edição mantêm-se como parceiros muitas das entidades que colaboraram nas edições anteriores, confirmando o reconhecimento da qualidade da iniciativa que se carateriza pela disrupção dos projetos apresentados e sinergias criadas. No total são 17 os parceiros envolvidos no Check-In Tourism Innovation on Campus: Boost, Campingir, Cityrama, Details Hotels, FeelsLikeHome, GuestCentric, HotelShop, Osiris, Parques de Sintra, Tour Tailors, Travel Store, United Hotels, Discovery Hotel Management, Inatel, Newtour, Pousadas da Juventude e Visit Cascais.
Check-In Tourism Innovation on Campus
O lançamento do programa Check-In Tourism Innovation on Campus teve como objetivo trazer recursos, dinamismo e inovação às startups e PMEs, nacionais e internacionais, para fazer face à nova era do turismo.
Na segunda edição, em 2022, o programa reuniu 76 candidaturas, avaliou 362 propostas e pré-selecionou 20 startups. À fase final, de concretização efetiva de pilotos, chegaram 10 startups e 12 parceiros que apresentaram 21 soluções para tornar o setor do turismo mais digital, próximo, eficiente, sustentável e seguro.
A Nova SBE pretende assumir um papel ativo e responsável na preparação das empresas de hoje para o Turismo de amanhã, agregando um diversificado conjunto de intervenientes na promoção de um programa de inovação aberto e com uma estreita articulação entre a Academia, as empresas do setor e as startups.