OMT prepara-se para receber as principais figuras mundiais do Turismo em Assembleia Geral
Delegados e ministros do Turismo de mais de 150 países são esperados em Samarcanda, no Uzbequistão, para a 25ª sessão da Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), que decorrerá nos dias 18 e 19 de outubro.

Publituris
Descobrir o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial
easyJet assinala 10.º aniversário de base no Porto com oferta de descontos
ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”
AVK adquire Pixel Light e consolida liderança no setor audiovisual
Air France opera até 900 voos por dia para quase 190 destinos no verão 2025
ARPTA com nova liderança
Iberia reforça ligações a Roma, Paris e Viena
Os 3 dias do RoadShow das Viagens do Publituris
SATA lança campanha para famílias com tarifa gratuita para crianças
Indústria do turismo dos EUA preocupada com queda nas viagens domésticas e internacionais
Realizado a cada dois anos, o órgão máximo da OMT reunirá mais uma vez os estados-membros de todas as regiões do mundo para debater e fazer avançar o Programa de Trabalho da Organização e encarar os maiores desafios que o turismo enfrenta neste momento.
Antes do evento, figuras-chave das principais organizações internacionais, incluindo de todas as Nações Unidas, expressaram o seu reconhecimento pelo papel da OMT e afirmaram o seu interesse na próxima Assembleia Geral.
O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, afirmou que “o turismo traz progresso”, e sendo um dos maiores setores da economia global, “tem grande poder de unir culturas, gerar novas oportunidades e promover o desenvolvimento sustentável, mas o turismo também é impactado por desafios globais interligados”.
Guterres está convicto que “podemos contar com a Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas para levar esta visão adiante e, juntos, construir um futuro melhor, para as pessoas e para o planeta”.
Por sua vez, Rebeca Grynspan, Secretária-Geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), destacou que os estados-Membros da OMT “estão a trabalhar admiravelmente para transformar o turismo e construir um sector mais resiliente e sustentável. (UNCTAD) continuará a trabalhar em estreita colaboração com a OMT em torno dos nossos objetivos e visão partilhados”.
Também Juan Carlos Salazar, Secretário-Geral da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) refere que “graças às novas tecnologias e aos nossos compromissos partilhados com a inovação, colaboração e empreendedorismo, a OMT e a ICAO continuarão a aproveitar todo o potencial do crescimento do turismo global para capacitar jovens com empregos de elevado valor e liderar outros setores industriais através do exemplo, centrados nas pessoas, no planeta e na prosperidade”.
A vice-presidente da Comissão Europeia, Margaritis Schinas, lembra que o turismo na Europa e em todo o mundo recuperou fortemente dos efeitos devastadores da Covid-19. No entanto, “no meio desta descoberta, não devemos esquecer as lições da pandemia nem ignorar os desafios globais que enfrentamos: as economias e as sociedades continuam a enfrentar”, então “não há melhor lugar para o fazer do que a reunião única e diversificada de líderes mundiais do turismo nos setores público, privado, organizações sem fins lucrativos e académico, que personificam a Assembleia Geral da OMT”.
Para além de a Assembleia Geral discutir e aprovar o Programa de Trabalho da OMT, o seuSecretário-Geral, Zurab Pololikashvili, também apresentará o seu Relatório a todos os membros, destacando a forma como as prioridades fundamentais têm avançado nos últimos dois anos, com especial enfoque nos investimentos no turismo, na educação e na inovação.
No âmbito da Assembleia Geral, a OMT também convocará vários dos seus principais órgãos estatutários e reunirá líderes do setor para eventos temáticos centrados nas suas principais prioridades para o setor neste momento.
O Conselho Executivo da OMT reunir-se-á na sua 119ª edição (17 de outubro) e 120ª (20 de outubro) sessões. A Comissão Regional da OMT para a Europa (16 de outubro) dará as boas-vindas aos estados-membros do principal destino regional do mundo em termos de número de chegadas internacionais, colocando o foco na inovação, no emprego e na capacitação dos jovens. A plenária dos membros afiliados (16 de outubro) reunirá representantes do setor privado, da sociedade civil e da academia.
No mesmo âmbito, o Fórum de Investimento (17 de outubro) e o Fórum de Educação (19 de outubro) apresentarão um diálogo de alto nível sobre as principais prioridades da OMT, fortalecendo as parcerias público-privadas, enquanto a iniciativa “Melhores Aldeias Turísticas da OMT 2023” serão nomeadas em Samarcanda, destacando os melhores exemplos de turismo para o desenvolvimento rural.