Emirates e Shell Aviation assinam acordo para fornecimento de SAF no Dubai
Mais de 300.000 galões de SAF misturado serão fornecidos pela Shell Aviation à Emirates para utilização no seu hub no Dubai.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
A Emirates anunciou um acordo com a Shell Aviation para o fornecimento de mais de 300.000 galões de SAF misturado, para utilização no hub internacional da companhia aérea, no Dubai (DXB). A primeira entrega de SAF ao abrigo do acordo deverá ter início antes do final do ano, sendo a primeira vez que SAF é fornecido através do sistema de abastecimento de combustível do aeroporto do Dubai.
O acordo é o mais recente passo dado pela Emirates no âmbito da sua estratégia ambiental, que se centra em três áreas: redução das emissões, consumo responsável e conservação da vida selvagem e dos habitats.
Como parte do acordo, a Emirates irá monitorizar a entrega de SAF e os seus dados de utilização através da Avelia, uma das primeiras soluções SAF do mundo com tecnologia blockchain. A Avelia é desenvolvida pela Shell Aviation e pela Accenture, com o apoio da Energy Web, juntamente com a American Express Global Business Travel. Através da Avelia, a Emirates comprará o SAF físico e os respetivos atributos ambientais para ajudar a descarbonizar as suas emissões de Âmbito 1, enquanto os atributos ambientais de Âmbito 3 associados ao mesmo SAF físico serão comprados pela Shell Corporate Travel, para ajudar a descarbonizar as suas viagens de negócios. Ao utilizar a Avelia, o acordo revela como as soluções de reservas e reclamações podem permitir que as companhias aéreas e as empresas partilhem os benefícios ambientais do SAF.
Tim Clark, presidente da Emirates Airline, espera que “esta colaboração se desenvolva ainda mais para proporcionar um fornecimento futuro contínuo de SAF no nosso centro, uma vez que não existem atualmente instalações de produção de SAF nos EAU. A aviação desempenha um papel vital no Dubai e na economia dos EAU em geral, e esperamos continuar a colaborar com organizações e entidades governamentais com ideias semelhantes na busca de soluções viáveis que introduzam mais SAF, um combustível cujo fornecimento é atualmente extremamente limitado na cadeia de fornecimento de combustível para a aviação, e apoiem os esforços da Emirates para reduzir as emissões nas nossas operações.”
Chu Yong-Yi, vice-presidente da Shell Corporate Travel, considera, por sua vez, que este acordo “marca uma evolução para o setor da aviação nos Emirados Árabes Unidos. Permitir que SAF seja fornecido no Dubai pela primeira vez é um marco importante e um exemplo perfeito de como as diferentes partes da cadeia de valor da aviação têm um papel a desempenhar para desbloquear o progresso no SAF”.
Sendo um combustível drop-in seguro e totalmente certificado, compatível com a frota de aeronaves e as infraestruturas aeroportuárias existentes, o SAF pode ser misturado com o combustível convencional para aviões a jato numa proporção de até 50%, criando um combustível para a aviação que é significativamente mais baixo em termos de emissões de carbono ao longo do ciclo de vida. Na sua forma pura, o SAF pode reduzir as emissões do ciclo de vida até 80% em comparação com o combustível de aviação convencional.
No início deste ano, a Emirates completou com sucesso o primeiro voo de demonstração 100% movido a SAF na região. O primeiro voo da companhia aérea alimentado por SAF misturado com combustível de aviação teve lugar em 2017, operando a partir de Chicago num Boeing 777. A companhia aérea também utilizou SAF em voos a partir de Estocolmo e atualmente opera voos a partir de Paris, Lyon e Oslo com SAF misturado.