Costa Cruzeiros lança tour anti-máfia em Palermo
O novo tour da Costa Cruzeiros está disponível para os passageiros do Costa Smeralda todas as quintas-feiras e visita o centro histórico de Palermo, com destaque para locais associados à luta contra a máfia.
Publituris
Turismo do Centro quer saber o impacto do turismo na região
“O cliente português é mais exigente que o espanhol”, admite José Luis Lucas (Hyatt Inclusive Collection)
Espanha multa cinco low cost em 179M€ por cobrança indevida de bagagem de mão [Atualizada]
600 aeroportos certificados na gestão do carbono a nível mundial
Museus e monumentos com novos preços de entrada a partir de 1 de janeiro
Ryanair ameaça retirar voos de dez aeroportos em França
São Tomé e Príncipe aumenta taxas aeroportuárias a partir de 1 de dezembro
Aviação brasileira vive melhor outubro da história
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
A Costa Cruzeiros lançou um novo tour em Palermo, Itália, que visa promover o turismo ético e responsável e que consiste num passeio a pé pelos locais de resistência cívica anti-máfia e de luta contra o crime organizado, promovido pela Addiopizzo Travel.
De acordo com a companhia de cruzeiros, este novo tour está disponível todas as quintas-feiras para os passageiros do navio Costa Smeralda e visita o centro histórico de Palermo.
“O passeio, designado “Palermo No Mafia Tour”, é organizado pela Addiopizzo Travel, uma cooperativa social e operadora turística criada pelo movimento Addiopizzo, que oferece turismo ético para dizer não à Máfia”, explica a Costa Cruzeiros, em comunicado.
Segundo a Costa Cruzeiros, depois de recebidos no porto, os passageiros do Costa Smeralda iniciam o passeio a partir do Teatro Massimo, local que está ligado ao filme “O Padrinho”, seguindo para o Muro da Legalidade, um mural com mais de 60 metros de altura no qual estão representados os rostos daqueles que caíram na luta contra a Máfia, mas também personalidades da literatura e da cultura siciliana que “sempre estiveram na linha da frente na luta pela legalidade”.
O passeio continua em direção à Piazza Beati Paoli, para focar a ligação entre a seita do romance I Beati Paoli, de Luigi Natoli, e Cosa Nostra, passando pelo famoso Mercato del Capo e pela Piazza della Memoria, onde se encontra um monumento dedicado aos magistrados mortos pela Máfia nas traseiras do Tribunal.
A Catedral de Palermo é a paragem seguinte, onde é abordada a questão das relações entre a Máfia e a Igreja e o compromisso anti-máfia dos mártires, terminando o tour na Câmara Municipal da cidade, que durante muitos anos foi o símbolo da união entre a máfia e a política.
O tour inclui ainda a paragem numa das empresas que exibem o logotipo da campanha “Pago chi non paga”, que declararam publicamente que não querem mais pagar à máfia pela sua proteção.
A Costa Cruzeiros explica ainda que a Comissão Addiopizzo é um movimento anti-máfia fundado em 2004 por um grupo de jovens em torno do lema: “uma cidade inteira que paga “pizzo” é uma cidade sem dignidade”.
Recorde-se que o Costa Smeralda é um navio de última geração, que é movido a gás natural liquefeito (GNL), a tecnologia mais avançada atualmente disponível na indústria marítima para reduzir as emissões.
Até 14 de março de 2024, navio vai fazer escala em Palermo todas as quintas-feiras
no âmbito de um itinerário de uma semana no Mediterrâneo Ocidental que inclui Civitavecchia, Savona, Marselha, Barcelona e Palma de Maiorca.
A partir de 23 de março de 2024 e até ao final do ano, o navio será substituído pelo Costa Toscana, navio irmão do Costa Smeralda, que fará escala em Palermo
todas as semanas.