XX Congresso da ADHP ruma a Aveiro de 21 a 22 de março de 2024
O evento, que vai decorrer no Centro de Congressos de Aveiro, espera atrair cerca de 700 pessoas. Em foco estarão temas como os dados analíticos aplicados à hotelaria e os recursos humanos, sendo que pela altura do próximo congresso o presidente desta associação espera que já exista “alguma clarificação sobre a revisão das categorias profissionais”.
Carla Nunes
Consolidador.com “ensina” as suas agências de viagens a vender melhor a Air Europa
No almoço/debate com AHP: Ministro da Economia diz que o turismo tem ainda muitos desafios pela frente apesar dos bons resultados
Transporte aéreo de passageiros continuou a crescer no 2.º trimestre com aumento de 4,8%
Constituição de novas empresas abranda até agosto e os Transportes lideram as quebras
TAP assina protocolo de intenções com governo da Bahia para voos entre o Porto e Salvador
Comité Setorial de Turismo promove encontros em quatro regiões do país
Grupo GEA leva 80 agências de viagens associadas em sete famtrips
Privatização da Azores Airlines será concluída “em breve” mas não este ano
Explora Journeys inaugura segundo navio a 15 de setembro
Barcelona vai ter “aumento substancial” da taxa turística para cruzeiristas de curta duração
O próximo XX Congresso da ADHP – Associação dos Directores de Hotéis de Portugal terá lugar no Centro de Congressos de Aveiro, de 21 a 22 de março de 2024. A confirmação foi dada por Fernando Garrido, presidente desta associação, em conferência de imprensa, que teve lugar esta sexta-feira, 21 de julho, no hotel Meliá Lisboa Aeroporto.
Na conferência estiveram presentes Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Pedro Machado, presidente da Turismo Centro Portugal, e Miguel Proença, CEO da Hoti Hotéis – já que o Hotel Meliá Ria será a unidade hoteleira principal do próximo congresso, como explica Fernando Garrido.
“A região Centro é uma escolha óbvia. Nos últimos anos já fizemos dois congressos [no Centro], em Viseu e em Fátima. É talvez a região mais complexa pela disparidade de oferta que tem. Por outro lado, a escolha por Aveiro foi simples porque pela primeira vez vai ser a capital portuguesa da cultura em 2024 e tem excelentes condições para acolher um congresso desta dimensão”, refere o presidente da ADHP.
Para o XX congresso da associação são esperadas entre 700 e 750 pessoas, num evento que acolherá, “à semelhança do que aconteceu no Algarve [este ano], associações congéneres, nomeadamente a associação espanhola e alemã”.
Como Fernando Garrido refere, “continuará a ser um congresso eminentemente técnico. Na prática queremos dar inputs importantes não só ao mercado, mas mais aos nossos associados, aos diretores de hotel”.
Por essa razão serão abordados “temas que estarão na atualidade, à data”, como a questão dos recursos humanos e dos dados analíticos na hotelaria.
O presidente conta que, à altura do congresso, já tenham “alguma clarificação sobre a revisão das categorias profissionais”, um tema abordado na conclusão do XIX Congresso da ADHP e cuja revisão espera que vá “ao encontro das posições da associação.
“[A nossa posição] passa muito pela valorização dos profissionais, não só pela experiência, mas mais que tudo pela formação profissional, técnica ou superior. E ao encontro também dos objetivos que foram traçados na agenda das profissões pela tutela, que define que em 2026 cerca de 61% da população trabalhadora na área de turismo tenha um ensino pós-secundário ou superior – ou seja, mais 10% do que existia em 2022”.
Relativamente aos dados analíticos, um dos temas que também será abordado no congresso, Fernando Garrido refere que, apesar de “vivermos uma realidade extremamente positiva no turismo, o cliente mudou muito a forma de reservar e procurar a oferta”, pelo que será apresentado um estudo desenvolvido pela CLEVER Hospitality Analytics que “com dados concretos procurará fazer uma antevisão do verão de 2024″.
Por enquanto não foram revelados mais temas para o XX Congresso da ADHP, já que a associação prefere aguardar “mais próximo da data” para perceber o que o mercado – neste caso, os associados da ADHP – necessita.
Na noite de 21 de março, e à semelhança das edições anteriores deste congresso, terá lugar a entrega dos Prémios Xénios, que reconhecem os profissionais do setor.