Workshop de Turismo Religioso regressa a Fátima em fevereiro de 2024
Com a realização, este ano, da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa e Fátima, a ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima decidiu adiar a realização do XI Workshop Internacional de Turismo Religioso, que devia acontecer em outubro de 2023, mas que foi reagendado para fevereiro do próximo ano.

Inês de Matos
Greve no Aeroporto de Gatwick afeta voos da TAP na Páscoa
Iberia retoma voos para Washington D.C. com aviões A321XLR
Especialistas na defesa dos passageiros preveem mais procura e mais perturbações no verão
Marrocos soma 4M de turistas internacionais no 1.º trimestre de 2025
Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália
Quinta Nova celebra 20 anos de enoturismo com “Sabores com História”
Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024
Transavia France anuncia recrutamento para a área digital
Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional
Qatar Airways alarga instalação da Starlink aos aviões A350
Habitualmente organizado a cada ano, o Workshop Internacional de Turismo Religioso (WITR), que decorre em Fátima e conta com uma vertente dedicada à herança judaica na Guarda, não vai ter lugar este ano, passando para os dias 22 e 23 de fevereiro de 2024, confirmou ao Publituris Purificação Reis, presidente da ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima, que anualmente organiza os eventos.
Ao Publituris, a responsável explica que a decisão de não realizar a iniciativa este ano se ficou a dever a “diversos fatores”, com destaque, desde logo, para a realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que vai passar por Lisboa e Fátima, entre 1 e 6 de agosto. “A realização, em agosto de 2023, da Jornada Mundial da Juventude e a vinda do Papa Francisco a Fátima, absorvem as atenções dos empresários do setor e também dos operadores turísticos, que ficam mais envolvidos na operação turística e com menos disponibilidade para participação em ações de promoção e venda”, explica a responsável.
Por outro lado, acrescenta Purificação Reis, a JMJ vai motivar uma forte “divulgação e promoção”, nomeadamente por parte dos media nacionais e estrangeiros que vão marcar presença no evento, da qual Fátima também vai tirar partido, pelo que não se justificava a realização deste Workshop num ano em que os olhos já vão estar postos na oferta de turismo religioso nacional.
Adiamento para coincidir com congresso
Mas há mais motivos que explicam o adiamento do XI Workshop Internacional de Turismo Religioso para fevereiro de 2024. De acordo com a responsável, a passagem da iniciativa para o segundo mês do próximo ano permite também o regresso ao “calendário pré-pandemia, no qual o WITR se realizava na semana imediatamente anterior à BTL, permitindo otimizar as viagens dos operadores que, assim, podem ainda participar na BTL”. Desta forma, explica a presidente da ACISO, “todos os Hosted Buyers presentes no WITR, terão oportunidade, caso assim o desejem, de participar na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL)”.
Por outro lado, o adiamento do evento para fevereiro de 2024 permite que o WITR venha a coincidir com o Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, que a ACISO, o Município de Ourém e a Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal estão apostados em captar para Fátima no próximo ano. “O adiamento do XI Workshop Internacional de Turismo Religioso veio permitir a realização conjunta dos dois eventos, aumentando a duração e o impacto dos mesmos”, sublinha também Purificação Reis, sem adiantar, por enquanto, mais pormenores sobre os planos para a realização simultânea dos eventos.
Depois, acrescentou ainda a responsável, houve também outras questões que pesaram na decisão de adiar a iniciativa, a exemplo da “dificuldade de acesso a financiamento”, uma vez que, explica ainda a responsável da ACISO, este é “um ano de mudança de quadro comunitário de apoio”, pelo que também estes argumentos “pesaram para este adiamento”.
Certo é que, em 2024, o XI Workshop Internacional de Turismo Religioso vai estar de regresso a Fátima e à Guarda, estando o site do evento já online com a nova data, mas sem mais informações sobre o programa previsto.
Curiosidades
JMJ – A realização, em Lisboa e Fátima, da Jornada Mundial da Juventude, entre 1 e 6 de agosto, foi um dos motivos que levaram ao adiamento do XI Workshop Internacional de Turismo Religioso.
Congresso – Outro dos motivos apontados para o adiamento da iniciativa é a realização, em simultâneo, do Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, que a ACISO, o Município de Ourém e a ARPT do Centro de Portugal estão apostados em captar para Fátima.
Financiamento – Este ano, o quadro comunitário de apoio mudou, pelo que este também é um dos motivos que levaram ao adiamento do Workshop Internacional de Turismo Religioso.