Fundo de Investimento para o Turismo no Interior abre com 15 M€
O secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda anunciou que os 15 milhões de euros já se encontram disponíveis para “empresas que sejam proprietárias de imóveis afetos à atividade turística ou de imóveis a reconverter para turismo”.

Publituris
Agência de Viagens El Corte Inglés já está em Guimarães
Lusanova promove formação sobre o Brasil em parceria com a TAP
Incerteza global não impacta viagens na Europa e Portugal continua a ser um dos destinos preferidos
Turismo sustentável e economia circular em análise na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar
Celebrity Cruises apresenta novo restaurante e opções de entretenimento do Celebrity Xcel
KIPT CoLab lança Barómetro Estatístico para o setor do Turismo a 26 de maio
LovelyStay celebra 10 anos de operação com bons resultados e acelera expansão internacional
CPLP apoia candidatura do Campo do Tarrafal a Património da Humanidade
Maior Legoland do mundo abre em Xangai em julho
Turismo no Porto confirma crescimento em 2024
O Fundo de Investimento para o Turismo no Interior, que conta com 15 milhões de euros para investimentos em territórios de baixa densidade, já se encontra disponível, anunciou esta quarta-feira, 12 de julho, o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.
O anúncio do lançamento do Fundo de Investimento para o Turismo no Interior teve lugar no âmbito das sessões informativas do «Roteiro + Interior Turismo», que decorreram em Portel e em Monchique.
Nuno Fazenda anunciou que os 15 milhões de euros já se encontram disponíveis para “empresas que sejam proprietárias de imóveis afetos à atividade turística ou de imóveis a reconverter para turismo”.
“O objetivo passa por estimular o efeito catalisador do turismo e o desenvolvimento económico destes territórios, no âmbito das medidas previstas na Agenda do Turismo para o Interior”, explica um comunicado do Ministério da Economia e Mar.
A informação divulgada explica que o Fundo de Investimento para o Turismo no Interior é um mecanismo de apoio ao turismo no interior, ao qual podem “operações que, para além da venda e arrendamento, proponham investimento na requalificação ou modernização dos imóveis”.
“Criado pela TF Turismo Fundos – SGOIC, S.A., este instrumento financeiro salvaguarda o direito de recompra dos mesmos”, acrescenta o comunicado, explicando que o investimento deve contribuir para “a redução das assimetrias regionais” e da sazonalidade, assim como para a “valorização do património cultural e natural” e desenvolvimento sustentável das comunidades locais.
O investimento deve ainda “apresentar um grau de inovação face à oferta já existente na região”, sendo que cada operação tem como limite máximo dois milhões de euros.
Segundo Nuno Fazenda, este fundo é a sétima medida concretizada pelo Governo no âmbito da na Agenda do Turismo para o Interior, que se traduz num “esforço contínuo de operacionalização no terreno de medidas e de apoios concretos em prol do interior”.
“Este instrumento reflete novamente uma diferenciação positiva, criando uma oportunidade para a requalificação de imóveis e para a atração de novos investidores para o turismo no interior”, considera o governante.
As condições de acesso ao Fundo de Investimento para o Turismo no Interior, assim como informação mais detalhada, podem ser consultadas aqui.