BTL 2024: “A aposta e o modelo são para manter”, diz Pedro Braga
Pedro Braga, diretor geral adjunto da Lisboa FCE – Feira, Eventos e Congressos, afirmou esta quinta-feira, na sessão que marcou a apresentação da edição 2024 da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que terá lugar de 28 de fevereiro a 3 de março, na FIL – Parque das Nações, que “a aposta e o modelo são para manter”, referindo que “é um modelo de sucesso, evolui-se, mas não se mexe de forma drástica”.

Carolina Morgado
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O responsável afirmou, no encontro presidido pelo secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda que “introduzimos oportunidades no dia em que foram identificadas nas conversas que fomos tendo com os nossos parceiros, mas sempre com o foco na qualidade e nos resultados que queremos e entregamos ao mercado”, garantindo que a BTL “vai prosseguir esse objetivo, e para isso, precisamos de uma coisa que é fundamental: a união de esforços de todos aqueles que estão no setor”.
No que respeita à representatividade dos diferentes setores da oferta nacional, disse que “vamos continuar a apostar na diversidade dos segmentos representados na BTL com particular destaque para a inovação, o enoturismo, cultura e na oferta turística LGTBTI+ que lançámos com muito sucesso na edição de 2023”, apontou Pedro Braga.
Destacou para 2024 o reforço do foco no turismo cultural e anunciou que contará com a participação da cidade de Aveiro como cidade convidada da BTL cultural, no âmbito de Aveiro Capital Portuguesa da Cultura.
Igualmente, “vamos destacar um novo segmento, o turismo religioso, que resulta da parceria com a Câmara Municipal de Ourém e com a ACISO, e que tem como objetivo potenciar a oferta religiosa no âmbito da espiritualidade, com alcance nacional e uma ambição internacional”, disse.
Avançou ainda sobre a edição do próximo ano que “queremos trabalhar com os nossos parceiros na introdução de um novo modelo e dinâmicas no que respeita à Bolsa de Empregabilidade da BTL, um modelo mais funcional e que aumente o leque de soluções na área da formação e na identificação de recursos humanos para as empresas do setor, contribuindo para minimizar a grave carência de recursos qualificados”.
Outro ponto fundamental da BTL, conforme sublinhou o diretor geral adjunto da Lisboa FCE – Feira, Eventos e Congressos, é a oferta do B2C, a venda dos clientes que procuram a Bolsa de Turismo de Lisboa para comprar o seu destino de férias. “Temos feito um investimento muito grande, nomeadamente no que se refere à comunicação, quer nas televisões como no digital”, o que vai continuar a acontecer.
No encontro que juntou diversas personalidades do turismo, empresários do setor e parceiros da Bolsa de Turismo de Lisboa, foram não só conhecidos os vencedores dos prémios BTL, como apresentados o Destino Nacional Convidado e o Município Convidado da edição de 2024, neste caso, os Açores e Coimbra, respetivamente.
Na ocasião, Pedro Braga reafirmou que “os números conhecidos traduzem a realidade no que respeita à importância e à dinâmica do setor do turismo no contexto da economia nacional, e a BTL é o reflexo e o espelho dessa dinâmica”, para depois apresentar os números mais relevantes da edição deste ano.
“Em 2023, a BTL ocupou 45 mil metros quadrados, teve 1.400 expositores, 63 mil visitantes e fruto da crescente exposição internacional que começa a ter, cresceu 20% no que respeita a destinos internacionais, tendo contado com 75 presenças”.
A BTL, segundo referiu, “assumiu-se mais uma vez como uma plataforma qualificada de negócios para o setor, como um Marketplace de excelência que junta a procura e a oferta e que se constitui como a maior e melhor montra da qualidade e diversidade da oferta turística em Portugal, mas para prosseguirmos este caminho em 2024 é preciso medir o resultado da nossa ambição e aquilo que fomos capazes de materializar em conjunto em 2023”.
Em relação a outros indicadores destacou um dos pontos mais importantes da BTL – o programa dos Hostels Buyers que “é cada vez mais qualificado, segmentado e atrativo, resultado de um trabalho conjunto extraordinário desenvolvido pelo Turismo de Portugal nos mercados internacionais e na promoção do destino e marca Portugal, bem como do nosso parceiro TAP, não só através do apoios e investimento que faz a este programa, como na abertura de novas rotas que têm permitido entregar aos nossos clientes e ao setor do turismo, novas oportunidades e a capacidade de ficarem em carteira novos mercados emissores”.
Participaram em 2023, no programa, 120 Hosted Buyers de 25 mercados emissores e realizaram-se duas mil reuniões de trabalho com 235 empresas.
Em termos qualitativos, com base nos indicadores dos inquéritos realizados, 98% dos buyers recomenda a participação neste programa, 93% dão valor à qualidade e quantidade dos expositores presentes no programa.
No que respeita aos expositores, 96% analisam positivamente o programa do hosted buyers, 97% considera a BTL o mais importante evento de turismo que se realiza em Portugal, 88% tenciona participar na edição de 2024, 66% dos expositores concretizou negócio na BTL ou tem expetativa de o concretizar nos próximos seis meses.
Quanto aos visitantes profissionais, 95% recomenda visita a outros profissionais do setor, 85% tenciona repetir a visita na próxima edição e 66% identificou oportunidades de negócio.
Pedro Braga lembrou ainda que a BTL é igualmente “um fórum de debate e partilha de conhecimento, nomeadamente no que respeita às conferências que organizamos com os nossos parceiros e onde falamos de temas tão importantes como os desafios da sustentabilidade no turismo, a dinamização do ecossistema de inovação, as linhas de apoio no setor do turismo, atrair e reter talentos na indústria de eventos, entre tantos outros”.