Navios da MSC Cruzeiros e Explora Journeys passam a ligar-se à rede elétrica em mais 15 portos
O novo plano de energia do MSC Group inclui pelo menos cinco portos italianos, assim como Barcelona e Valência, em Espanha; Stavanger e Norfjordied, na Noruega; Miami, nos EUA; Copenhaga, na Dinamarca; Marselha, em França; Roterdão, na Holanda; Valetta, em Malta; e Estocolmo, na Suécia.
Publituris
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Os navios da MSC Cruzeiros e da Explora Journeys, companhias do MSC Group, vão passar a contar, entre 2024 e 2026, com mais 15 portos onde se podem ligar à eletricidade em terra, novidade que faz parte da expansão do plano de energia do grupo e que vai contribuir para reduzir a pegada ambiental das companhias de cruzeiros.
De acordo com um comunicado da MSC Cruzeiros, este novo plano de energia inclui pelo menos cinco portos italianos, assim como Barcelona e Valência, em Espanha; Stavanger e Norfjordied, na Noruega; Miami, nos EUA; Copenhaga, na Dinamarca; Marselha, em França; Roterdão, na Holanda; Valetta, em Malta; e Estocolmo, na Suécia.
“A companhia pretende que os seus navios, tanto da MSC Cruzeiros como da Explora Journeys, utilizem totalmente as instalações de energia em terra em todos os outros portos onde opera na Europa e no resto do mundo quando estiverem disponíveis. A utilização de energia em terra elimina a necessidade de manter o motor de um navio a funcionar e reduz drasticamente as emissões no porto”, lê-se na informação divulgada.
A companhia de cruzeiros lembra que, desde fevereiro de 2023, os seus navios utilizam, com sucesso, energia em terra nos portos de Southampton, Reino Unido e Kristiansand, Noruega, prevendo-se que, no final do verão, sejam testadas também as instalações do porto norueguês de Haugesund.
“Outros testes europeus este ano estão a ser planeados para uma série de navios da MSC Cruzeiros em Bergen e Alesund, na Noruega, e Warnemunde, na Alemanha”, acrescenta a companhia de cruzeiros, revelando que, neste inverno, já vai utilizar a energia em terra no porto de Hamburgo, devendo acontecer o mesmo em Kiel, no verão de 2024.
A companhia indica que celebrou também um um memorando de entendimento com a Cruise Baltic para energia em terra na área do Mar Báltico, uma vez que esta entidade representa 32 portos e destinos nesta região, que estão “comprometidos em aumentar o número de instalações de energia em terra”.
A MSC Cruzeiros lembra ainda que, desde 2017, a capacidade de energia em terra foi instalada em todos os seus novos navios, sendo que, atualmente, 67% da capacidade total da MSC Cruzeiros está equipada com esta tecnologia.
À semelhança da MSC Cruzeiros, também os navios da Explora Journeys, a nova marca de luxo do grupo, contam e vão contar com recursos de energia em terra, tal como acontece com o Explora I, o primeiro navio da frota da nova marca, que vai iniciar a navegação no dia 17 de julho .
“O nosso plano de energia em terra demonstra ativamente a nossa ambição e que estamos totalmente comprometidos em reduzir as emissões de novos navios, inclusive nos portos”, refere Linden Coppell, VP Sustainability & ESG da MSC Cruises, defendendo que, juntamente com a utilização de Gás Natural Liquefeito (GNL), as companhias do grupo estão a “dar passos positivos” para “enfrentar as mudanças climáticas e proteger a biodiversidade oceânica”.
Recorde-se que o MSC Euribia, o mais recente navio da MSC Cruzeiros, que foi inaugurado no início de junho, em Copenhaga, Dinamarca, apresenta o design de navio de cruzeiro com maior eficiência energética de todos os tempos e realizou a sua primeira viagem com a utilização de bio-LNG renovável, naquela que foi a primeira viagem sem emissões poluentes da indústria dos cruzeiros.