MSC Euribia
MSC Euribia já realizou primeira viagem e sem emissões poluentes
A viagem inaugural do MSC Euribia, que decorreu entre 3 e 7 de junho, foi também a primeira da indústria realizada sem emissões poluentes.

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O MSC Euribia, novo navio da MSC Cruzeiros, já realizou a sua primeira viagem, que foi também a primeira viagem da indústria dos cruzeiros sem emissões poluentes, uma vez que este navio, o 22.º da frota da companhia de cruzeiros, é movido a Gás Natural Liquefeito (GNL).
De acordo com informação enviada à imprensa pela MSC Cruzeiros, a primeira viagem do MSC Euribia decorreu entre 3 e 7 de junho, quando o navio navegou desde o estaleiro em Saint-Nazaire, França, até Copenhaga, na Dinamarca, onde decorreu a cerimónia de nomeação do MSC Euribia.
“O novo navio, o 22.º navio a juntar-se à frota da MSC Cruzeiros, navegou durante quatro dias de Saint-Nazaire para Copenhaga e atingiu zero emissões de gases com efeito estufa, demonstrando que os cruzeiros com zero emissões são possíveis aos dias de hoje”, destaca a companhia de cruzeiros, num comunicado enviado à imprensa.
Segundo Pierfrancesco Vago, Executive Chairman da Cruise Division do MSC Group, esta primeira viagem com zero emissões poluentes “constituiu mais um passo significativo” no caminho rumo à descarbonização dos cruzeiros e vem reforçar o compromisso da companhia de cruzeiros com a sustentabilidade ambiental.
A MSC Cruzeiros refere ainda que adquiriu 400 toneladas de bio-LNG para mostrar o seu compromisso com a implementação de combustíveis renováveis e medidas de transição energética para esta viagem pioneira de zero emissões, tornando-se na primeira companhia do setor a “comprar bio-LNG como fonte de combustível com reduções significativas nas emissões do ciclo de vida”.
“No entanto, não podemos fazer isso sozinhos. Dada a importância absoluta dos combustíveis alternativos para a nossa indústria, bem como para outros setores da sociedade civil para alcançar a descarbonização, todos temos de trabalhar em conjunto para aumentar a sua disponibilidade em escala”, defende o responsável.
A MSC Cruzeiros explica que a navegação com zero emissões utilizou “o bio-LNG através de um sistema de balanço de massa, o método mais eficiente do ponto de vista ambiental para proporcionar os benefícios do biogás renovável”, sendo que toda a cadeia de abastecimento esteve em total conformidade com a Diretiva da União Europeia relativa às Energias Renováveis, vulgarmente conhecida como RED II, e cada lote individual do total de bio-LNG produzido foi certificado pela International Sustainability & Carbon Certification.
A viagem foi monitorizada por especialistas em eficiência energética da MSC Cruzeiros situados em Londres, que, segundo a companhia de cruzeiros, “otimizaram continuamente todos os sistemas a bordo para minimizar a procura de energia, identificaram oportunidades adicionais para melhorar a eficiência energética em tempo real, mantendo ao mesmo tempo um elevado conforto para todos os passageiros a bordo”.
A companhia garante ainda que os seus novos navios estão a ser construídos para usarem combustível flexível e podem acomodar uma variedade de combustíveis renováveis disponíveis hoje e esperadas no futuro.