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Hotelaria

Cascais tem um novo boutique hotel de cinco estrelas com obra de Vhils

A unidade hoteleira é propriedade de Francisco Maria Balsemão e reúne dois edifícios distintos: um palacete do século XIX que pertencia à família materna do proprietário e um edifício moderno onde está incluída a obra de Vhils. A unidade disponível apenas para adultos e crianças com mais de 13 anos já está a aceitar reservas.

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Cascais tem um novo boutique hotel de cinco estrelas com obra de Vhils

A unidade hoteleira é propriedade de Francisco Maria Balsemão e reúne dois edifícios distintos: um palacete do século XIX que pertencia à família materna do proprietário e um edifício moderno onde está incluída a obra de Vhils. A unidade disponível apenas para adultos e crianças com mais de 13 anos já está a aceitar reservas.

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Esta quarta-feira, 31 de maio, o ArtsyCascais, um boutique hotel de cinco estrelas, abre portas junto à Cidadela da vila.

Com 19 quartos e suites, o novo boutique hotel divide-se em dois edifícios: um palacete do século XIX que foi renovado para acomodar a unidade e um edifício moderno, cuja fachada conta com uma obra de Alexandre Farto, mais conhecido como Vhils.

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O palacete “é um dos primeiros exemplos da chamada arquitetura de veraneio” em Cascais, como indicado em comunicado, tendo sido construído por um empresário amigo do rei D. Carlos I. Após passar pelas mãos do industrial português Alfredo da Silva, chegou à posse da família materna do atual proprietário, Francisco Maria Balsemão.

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“O nosso objetivo foi transformar um palacete do século XIX num hotel de charme de cinco estrelas, trabalhando em colaboração com artistas e produtores nacionais. O conceito do hotel foca-se na criação de uma ligação entre a arte e a história, mas também entre o clássico e o antigo, o moderno e o contemporâneo,” afirma Francisco Pestana, diretor-geral do hotel.

Os quartos e suites estão distribuídos por quatro pisos e cinco categorias, com dimensões que vão dos 20 metros quadrados aos 50 metros quadrados. A decoração de tons neutros e tecidos crus é destacada pelo projeto de iluminação e pelas peças de arte que pontuam as áreas públicas do hotel. Em comunicado é apontado que a decoradora da unidade, Marta Carreira, pretendeu “mergulhar o hotel na sua envolvente, ao trazer para os quartos elementos de areia e mar que nos remetem às praias de Cascais e para a aura boémia da vila”.

As comodidades deste boutique hotel para adultos e crianças com mais de 13 anos incluem um Library Bar no piso térreo, onde os hóspedes podem “trabalhar, relaxar ou tomar um copo ao final do dia”, bem como o restaurante Art. Este espaço de restauração encabeçado pelo chef Daniel Estriga está aberto de terça-feira a domingo, das 19h00 às 01h00, focado nos produtos do mar. De destacar ainda o espaço de rooftop com piscina aquecida e honesty bar, exclusivo para hóspedes.

O hotel já está disponível para reservas através do contacto 91 398 98 84 ou do email [email protected], com preços a partir de 210 euros para a época baixa.

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Alojamento

Dom Pedro Vilamoura será transformado em Hyatt Regency após rebranding

A unidade hoteleira será alvo de uma remodelação dividida em duas fases, sendo que a primeira deverá estar concluída até ao verão deste ano. Áreas como o lobby e a oferta de restauração serão alguns dos pontos visados nesta renovação.

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O hotel Dom Pedro Vilamoura, que atualmente faz parte da Dom Pedro Collection e é gerido pela Details – Hospitality, Sports, Leisure, será alvo de uma remodelação completa. Após as obras de renovação, o hotel passará por um processo de rebranding para se transformar num Hyatt Regency.

A renovação completa das infraestruturas vai decorrer em duas fases. A primeira etapa deverá estar concluída “até ao verão deste ano”, como a Details refere em nota de imprensa.

Já a segunda fase, que representa a conclusão total do rebranding, estará pronta no verão de 2026. Nessa altura, o hotel abrirá portas sob a marca Hyatt Regency, como parte de um acordo de franchising com a afiliada da Hyatt Hotels Corporation.

As obras de remodelação incluem a renovação do lobby, que passará a contar “com uma experiência de check-in aprimorada” e um novo bar central, bem como as instalações do restaurante, que serão redesenhadas com estações de live cooking e churrasqueira. Acrescem um bar octagonal renovado no terraço e a inclusão de mobiliário “contemporâneo, elegante e com influências locais”.

Dom Pedro Vilamoura Hyatt Regency

Créditos: DR

O projeto de design de interiores é assinado pela THDP Design, sendo que a Streetsense ficará encarregue pelo reposicionamento de todos os pontos de restauração.

No entender de Francisco Moser, CEO de Hospitality da DETAILS, este rebranding vai contribuir para a boa perceção do destino de Vilamoura, associado à marca Hyatt.

“Trabalhar com uma marca globalmente reconhecida e líder de mercado como a Hyatt vai reforçar a perceção de Vilamoura como um destino imperdível em Portugal e na Europa. Este rebranding trará, sem dúvida, um elemento distinto e refinado para o nosso portefólio, refletindo os elevados padrões que a marca representa”, afirma Francisco Moser, CEO de Hospitality da Details.

Já para Nuno Galvão Pinto, vice-presidente regional de desenvolvimento da Europa na Hyatt, o projeto alinha-se com a estratégia do grupo de “melhorar a oferta de lazer na região”.

“Este projeto demonstra a flexibilidade e o apoio que oferecemos aos proprietários. Estamos comprometidos em colaborar estreitamente com o proprietário e com a Details durante as extensas renovações que levarão ao rebranding. O projeto também se alinha perfeitamente com a nossa estratégia em melhorar a oferta de lazer na região e fortalece a nossa liderança no segmento de resorts em toda a Europa. Estamos igualmente entusiasmados por continuar a expandir a marca em Portugal e na Península Ibérica”, refere Nuno Galvão Pinto.

Dom Pedro Vilamoura Hyatt Regency

Créditos: DR

A Details, é uma empresa de gestão de hospitalidade, desporto e lazer totalmente detida pelo grupo Arrow Global, que adquiriu os seus ativos em Vilamoura em 2021.

Para complementar a oferta de hospitalidade em Vilamoura, a Details dá conta de estar a gerir outros projetos, incluindo o desenvolvimento de um novo centro desportivo, o regresso do centro equestre de Vilamoura ao circuito internacional de saltos, e a renovação do Old Course, o segundo campo de golfe mais antigo do Algarve.

Dom Pedro Vilamoura Hyatt Regency

Créditos: DR

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Mama Shelter Lisboa fatura 10 milhões de euros em 2024

No ano em que celebra o seu terceiro aniversário, o Mama Shelter Lisboa dá conta de ter faturado 10 milhões de euros em 2024. Além da aposta no segmento MICE, com a abertura de uma nova sala de reuniões em março deste ano, o proprietário do hotel aponta para a abertura de um segundo Mama Shelter em Portugal, desta vez no Porto.

Carla Nunes

O Mama Shelter Lisboa celebra três anos de atividade em 2025, tendo arrecadado no passado ano de 2024 uma faturação de 10 milhões de euros, entre a componente de quartos e comidas e bebidas (F&B, na sua sigla em inglês).

O valor é apontado por Julien Leroy, proprietário do Mama Shelter Lisboa, que indica que no ano passado a faturação foi dividida em igual medida entre a componente de alojamento e restauração, ou seja, cerca de 50% para ambas as vertentes – ao contrário do primeiro ano de atividade do hotel, em 2022, no qual a faturação de F&B superou a do alojamento (quatro milhões de euros em F&B, num total de 7,5 milhões de euros de faturação).

A unidade, contudo, continua a pretender afirmar-se como um restaurante com quartos.

“[Atualmente temos] quartos entre um restaurante e um rooftop. Como o rooftop agora é realmente um restaurante, com carta e ofertas dedicadas, o Mama Shelter Lisboa de facto oferece quartos entre dois restaurantes, é a ideia principal”, esclarece o proprietário.

De acordo com Julien Leroy, o hotel registou uma ocupação média de 75% em 2024, com o preço médio a rondar os 130 euros.

Na vertente de alojamento, 70% dos clientes pertencem a mercados internacionais, entre franceses, ingleses, alemães e espanhóis, com 10% desta fatia a caber aos mercados do Brasil e dos Estados Unidos da América (EUA).

O mercado português, no entanto, não deixa de ter a sua relevância para as dormidas no hotel, representando uma fatia de 30% dos clientes e assumindo o segundo lugar nos mercados da unidade.

Já no restaurante, as percentagens invertem-se, com 70% de clientes nacionais e 30% internacionais – sendo que nestes três anos o restaurante da unidade recebeu 500.000 clientes únicos e mais de 1.500 grupos de 12 ou mais pessoas.

Atualmente, o Mama Shelter Lisboa conta com 130 colaboradores, dos quais 80% estão afetos à operação de F&B e 20% à vertente de alojamento.

A aposta no MICE

Volvidos três anos, o Mama Shelter Lisboa tem agora os olhos postos no segmento de reuniões, incentivos, conferências e exposições (MICE, na sua sigle em inglês), com a abertura de uma nova sala de reuniões dentro do hotel.

O espaço com capacidade para 100 pessoas, equipado com sistema de audiovisuais, ficará situado no oitavo piso do hotel e terá ligação ao rooftop, prevendo-se que esteja disponível em março deste ano.

Para criar esta nova valência foi necessário converter quartos em salas de reuniões, pelo que, atualmente, o hotel conta com 126 quartos, por oposição às anteriores 130 unidades de alojamento.

O valor de investimento desta reconversão não foi referido. No entanto, Julien Leroy afirma que esperam recuperar o investimento no primeiro ano de atividade desta vertente, “se tudo correr como esperado”.

Até à abertura desta nova sala, o hotel conta com dois espaços para eventos com capacidade para 25 a 30 pessoas. Recorde-se que, no ano passado, a diretora do Mama Shelter Lisboa, Cristina Cavaco, já tinha referido a intenção de abertura de um espaço de reuniões, contudo, fora das instalações da unidade hoteleira.

O objetivo, de acordo com Julien Leroy, passa por continuar a providenciar uma oferta “relevante” aos clientes, prevendo-se que este novo espaço seja mais procurado para reuniões de incentivos.

“Não nos estamos a deitar sobre o lançamento do hotel, que foi o melhor lançamento de todos os Mama Shelter do mundo. O mais importante não [é só] a maturidade, mas um pouco de estabilidade, para conseguirmos mais. Vamos desenvolver sobre esta base. Acho que o Mama é popular porque está sempre a renovar-se, a ter novas ideias de eventos, no menu, nas salas de reuniões. Tudo isto está a trabalhar no sentido de sermos sempre relevantes. Não é o estar na moda, é realmente ser relevante para pessoas que querem um bom lugar, com boa comida”, afirma o proprietário.

Para o futuro, está já assinado o contrato para um segundo Mama Shelter em Portugal, neste caso no Porto, numa “localização central”. Por enquanto ainda não é conhecida a data de abertura do futuro hotel, sabendo-se apenas que este será “um clássico do Mama, com entre 50 a 100 quartos, restaurante e rooftop”, de acordo com Julien Leroy.

O proprietário vê ainda “potencial” no Algarve para a abertura de um Mama Shelter, “mais numa ideia de ‘club’”, e também em Lisboa, onde pensa abrir um segundo hotel sob uma marca de lifestyle, que “pode ser da Ennismore”.

Leia também: Mama Shelter Lisboa registou faturação de 6,3M€ até agosto deste ano (notícia publicada a 13 de setembro de 2023)

Sobre o autorCarla Nunes

Carla Nunes

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Hotelaria

Nova edição Publituris Hotelaria revela aberturas e remodelações de hotéis até 2027

Para os próximos três anos, de 2025 a 2027, a Publituris Hotelaria conseguiu apurar 166 aberturas de empreendimentos hoteleiros para Portugal. Nesta edição, fique a conhecer ao detalhe o número de quartos, datas de aberturas previstas e respetiva classificação destas futuras unidades, a par dos hotéis com remodelações previstas até 2027. Não perca ainda as perspectivas do setor para 2025, bem como a entrevista a Nicolas Cousin, Managing Director Espanha & Portugal da Christie & Co. sobre o mercado da hotelaria em Portugal.

Publituris

Na primeira edição de 2025 da Publituris Hotelaria, pode ficar a conhecer as próximas aberturas no parque hoteleiro português.

De 2025 a 2027 estão previstos 166 novos empreendimentos hoteleiros em Portugal, num total de 16.878 unidades de alojamento – entre quartos, villas, residências e apartamentos turísticos.

No entanto, tendo em conta a totalidade de dados recolhidos pela Publituris Hotelaria para os próximos anos, incluindo empreendimentos com abertura prevista para 2028, 2029 e ainda sem data definida, os dados apontam para 191 aberturas, num total de 18.619 unidades de alojamento.

Os valores resultam do cruzamento de dados de duas consultoras imobiliárias a operar em Portugal, bem como dos dados recolhidos junto dos principais grupos hoteleiros com presença em território nacional.

O maior número de empreendimentos para os próximos anos concentra-se na região Porto e Norte, segundo os dados apurados, seguida pela Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo e Algarve. Já no que diz respeito à classificação destes futuros empreendimentos, as quatro estrelas dominam o pipeline para os próximos anos.

No campo das remodelações, destaque para as remodelações totais, em alguns dos casos com o intuito de transformar edifícios já existentes em hotéis com novas marcas hoteleiras.

Ainda neste tema, a Publituris Hotelaria quis saber junto de uma das consultoras hoteleiras de maior renome internacional o que leva os grupos internacionais a investir em Portugal. Para Nicolas Cousin, Managing Director Espanha & Portugal da Christie & Co, “os grupos hoteleiros internacionais estão sempre à procura de se expandir em mercados atrativos e Portugal é definitivamente um deles”.

No capítulo Management, fique a conhecer as perspectivas do setor para 2025, nomeadamente da Associação de Directores de Hotéis de Portugal (ADHP); da Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo (APHORT); da Amazing Evolution; da Bensaude Turismo; da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP); da Savoy Signature; da United Hotels of Portugal (UHP); do Vila Galé e da Unlock Boutique Hotels (UBH).

Mas há mais para ler nesta primeira edição da Publituris Hotelaria de 2025.

Na secção de fornecedores, Marina Calheiros, gestora coordenadora da Lisbon Food Affair, conta como pretendem dar destaque à produção nacional no certame que regressa à Feira Internacional de Lisboa de 10 a 12 de fevereiro para a sua 3ª edição.

A fechar, Rafaela Ferreira é a protagonista da rubrica “Palavra de Chef” deste mês. Depois de assumir a função de número dois no Feitoria, o restaurante de fine dining do Altis Belém Hotel & Spa, Rafaela Ferreira dirige agora a operação do restaurante Exuberante, inserido no Altis Porto Hotel – o primeiro e mais recente hotel do grupo na Invicta. O seu percurso, mas também a sua visão do mundo da cozinha, ganham destaque nesta entrevista, onde a profissional assegura que “antes de qualquer prémio ou reconhecimento”, o feedback positivo dos clientes é o mais importante.

As opiniões desta edição são assinadas por Karina Simões (JLL), Pedro Simões (Savills), Silvia Dragomir (Worx) e Duarte Morais Santos (CBRE). Já os Indicadores cabem à Guestcentric, com o PULSE Report.

Leia a edição completa aqui.

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Hoti Hotéis fecha 2024 com receitas de 112M€ e prepara estreia no segmento residencial

Após faturar 112 milhões de euros em 2024, o grupo Hoti Hotéis prepara-se para investir 250 milhões de euros em novos hotéis. Este ano, além da abertura do Meliá São João da Madeira, o grupo vai estrear-se no segmento residencial com um projeto na Avenida da Boavista, no Porto, fruto de um investimento entre os 45 e os 50 milhões de euros.

Carla Nunes

O grupo Hoti Hotéis faturou 112 milhões de euros em 2024, um aumento de 9% face às receitas que gerou em 2023.

Já o lucro operacional bruto situou-se nos 47 milhões de euros em 2024, um valor que representa uma subida de 11% em relação ao ano anterior.

De acordo com Miguel Proença, CEO da Hoti Hotéis, estes valores foram conseguidos “acima de tudo pelo aumento do preço médio”, que subiu 8% no ano passado em relação a 2023 – aliás, 2024 foi o primeiro ano em que o grupo superou os 100 euros de preço médio, de acordo com o CEO.

Do total de receitas, 25% coube ao mercado nacional e 8% ao norte-americano, cuja quota era de 4% em 2019.

Apesar de representar 9% das receitas do grupo em 2024, o mercado espanhol foi o que protagonizou a maior queda face a 2019, altura em que assumia 12,5% das receitas. Seguiram-se os mercados do Reino Unido (6% das receitas em 2024 e 4,5% em 2019); França (5% das receitas em 2024 e 6% em 2019) e o Brasil (4,5% em 2024).

Para este ano, a Hoti Hotéis estima uma receita entre os 123 e os 125 milhões de euros.

Grupo investe 250 milhões de euros em novos hotéis

Para os próximos três anos, o grupo prepara-se para investir 250 milhões de euros em 12 novos hotéis, num total de cerca de 1.500 quartos.

Para meados deste ano é esperada a abertura do Meliá São João da Madeira, um quatro estrelas de 100 quartos situado no Palacete do Conde Dias Garcia, alvo de um investimento de 15 milhões de euros.

Do pipeline hoteleiro do grupo para os próximos três anos fazem também parte o Meliá Viana do Castelo, de 130 quartos, cuja primeira pedra será lançada este ano; o Meliá Famalicão; o Meliá Guimarães; o Meliá Viana do Castelo; o Meliá Porto Boavista; um hotel Star Inn em Aveiro e um hotel em Coimbra.

Ainda em território nacional, o grupo tem projetos assinados para um Meliá em Monte Gordo e um hotel Innside em Lisboa, no Largo do Rato, sendo que este último se encontra no Tribunal Administrativo desde 2016.

Lá fora, é esperada a abertura do Meliá Luanda, um cinco estrelas de 250 quartos situado no complexo Luanda Waterfalls.

O ano de 2025 vai ser ainda marcado pelo lançamento do segmento residence na Hoti Hotéis, segundo o administrador do grupo, Ricardo Gonçalves. Com abertura prevista para o primeiro semestre de 2025, o primeiro projeto residencial do grupo ficará situado na Avenida da Boavista, no Porto, com um total de 127 unidades de alojamento e cinco espaços comerciais, fruto de um investimento entre os 45 e os 50 milhões de euros.

A este juntar-se-á um outro projeto residencial em Aveiro, junto ao Meliá Ria, com 30.000 metros quadrados.

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Natal e Ano Novo: Hotelaria de Lisboa e Madeira lideram em reservas e preço médio

A hotelaria da Grande Lisboa e da Região Autónoma da Madeira registam reservas on the books, taxa de ocupação estimada e preço médio on the books acima da média nacional quer para a época do Natal, quer para o período de Ano Novo. Contudo, é o Alentejo que lidera em preço médio: 190 euros para o Natal e 283 euros no Ano Novo. Os dados são da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), que inquiriu 311 empreendimentos hoteleiros.

Carla Nunes

A hotelaria da Grande Lisboa e da Região Autónoma da Madeira registam valores acima da média nacional no que diz respeito às reservas on the books, taxa de ocupação estimada e preço médio on the books para as épocas de Natal e Ano Novo de 2024.

Os dados resultam do inquérito “Perspetivas Natal & Réveillon 2024”, realizado entre 15 de novembro e 13 de dezembro pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), com uma amostra de 311 empreendimentos.

A partir desta análise, a AHP dá conta de que a média nacional para o período do Natal, de 21 a 26 de dezembro, registam 38% de reservas on the books, uma taxa de ocupação estimada de 52% e um preço médio de 151 euros.

Para esta época, é a hotelaria da Grande Lisboa e da Região Autónoma da Madeira que registam valores acima da média nacional nos três indicadores.

No caso da Grande Lisboa, e à data do inquérito, as reservas on the books situavam-se nos 44%, com uma taxa de ocupação estimada de 62% e um preço médio de 191 euros.

Já na Região Autónoma da Madeira, as reservas on the books situavam-se nos 59%, estimando-se uma taxa de ocupação de 73% e um preço médio de 153 euros.

Apesar de não registarem todos os campos acima da média nacional, destaque para a região do Alentejo, que dá conta de um preço médio on the books de 190 euros e uma taxa de ocupação estimada de 54%, e para a região Norte, com um preço médio on the books de 179 euros.

Comparando com o mesmo período de 2023, 71% dos hoteleiros inquiridos considera que a taxa de ocupação no Natal deste ano será “melhor ou igual”, com 79% a apontar que o preço médio também será “melhor ou igual” e 62% a referir que os valores de estada média serão “iguais”.

Quanto aos proveitos de aposento, 71% dos hoteleiros afirma que estes serão “melhores ou iguais” que os registados no Natal de 2023.

“Para nós isto é um claro abrandamento do ritmo de crescimento após 2023. Há otimismo, mas muito mais moderado do que foi até este ano de 2024”, referiu Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da AHP, na apresentação do inquérito aos jornalistas.

Relativamente aos principais mercados para a época do Natal, 82% dos hoteleiros inquiridos apontou Portugal como um dos seus principais três mercados, seguido pelo Reino Unido (no Top 3 de mercados para 41% dos inquiridos) e Espanha (referido por 40% dos inquiridos).

Ano Novo com preço médio a 202 euros

Já para o período de Ano Novo, de 28 de dezembro a 2 de janeiro de 2025, a média nacional do inquérito conduzido pela AHP aponta para 50% de reservas on the books, uma taxa de ocupação estimada de 68% e um preço médio on the books de 202 euros.

Novamente, a Região Autónoma da Madeira e a Grande Lisboa registam todos os campos acima da média nacional.

No caso da Região Autónoma da Madeira, e até à data do inquérito, registavam-se 68% de reservas on the books, 84% de taxa de ocupação estimada e um preço médio de 243 euros.

Na Grande Lisboa, para o período de Ano Novo, as reservas on the books encontravam-se nos 61%, a taxa de ocupação estimada nos 78% e o preço médio on the books nos 249 euros.

Para a época de Ano Novo, destaque também para o Alentejo, com um preço médio a 283 euros on the books e uma taxa de ocupação estimada a 76%, e para a região Norte, com um preço médio on the books de 229 euros.

No que diz respeito aos mercados, Portugal volta a ser apontado por 84% dos hoteleiros como um dos principais três mercados esperados para o Ano Novo. Seguem-se os mercados de Espanha (indicado por 35% dos hoteleiros como um dos principais três mercados), Alemanha (apontado por 34% dos inquiridos) e Reino Unido (32% dos inquiridos).

Tanto para o Natal como para o Ano Novo, o Booking foi indicado por 85% dos inquiridos como o canal de reservas mais utilizado, seguido pelo website próprio (83% dos inquiridos), email direto (39%), pela Expedia (32%) e pelas agências de viagem (25%).

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Ocupação de hotéis do Algarve subiu 8,9% em novembro

De acordo com os números avançados pela AHETA, os hotéis do Algarve registaram um aumento de 8,9% na ocupação de quartos em novembro, face ao ano passado, para 43,3%.

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De acordo com dados provisórios avançados pela Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), a taxa de ocupação das unidades de alojamento algarvias foi em novembro superior em 3,6 pontos percentuais face ao mesmo mês do ano anterior, tendo passado de 39,8% em 2023 para 43,3% este ano.

De assinalar que a percentagem de ocupação no mês passado é idêntica à verificada no mesmo mês de 2019 (43,8%), o último ano antes da pandemia de covid-19, que antecedeu os 12,0% de 2020.

Segundo o resumo mensal da evolução da hotelaria elaborado pela AHETA, os mercados que registaram maiores crescimentos homólogos foram o britânico (mais 7,4%), o espanhol mais 40%) e o alemão mais 11%).

O mercado nacional registou uma subida homóloga de 6,7%, segundo os números daquela associação.

Por outro lado, a estadia média foi de quatro noites, um valor semelhante ao verificado no mês homólogo do ano anterior.

As estadias médias mais prolongadas foram as do mercado sueco, com 9,5 noites, e do holandês, com 7,4, concluiu

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Equipa da Admar SCR | Créditos: DR

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Admar SCR disponibiliza fundo de até 70M€ para investimentos em turismo e saúde

A empresa gestora de fundos de capital de risco disponibiliza até 70 milhões de euros, sendo que metade do valor será investido em hotéis, bem como empresas de serviços e tecnologia relacionados com o turismo. O objetivo passa por garantir que pelo menos 70% deste capital seja direcionado para projetos em Portugal.

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A Admar SCR, empresa gestora de fundos de capital de risco, disponibiliza um novo fundo de investimento para potenciais aquisições nos setores da saúde e do turismo, quer em Portugal, quer no estrangeiro.

Sob o nome H2 Health & Hospitality FCRF, este novo fundo terá um capital de até 70 milhões de euros. Deste valor, 50% serão investidos em hotéis e empresas de serviços e tecnologia relacionados com o turismo. Os restantes 50% serão alocados a empresas e ativos no setor de saúde privada, incluindo hospitais privados, clínicas especializadas e unidades de cuidados continuados.

A empresa assegura em nota de imprensa que “pelo menos 70% do capital será direcionado para projetos em Portugal”, com ênfase tanto em novas iniciativas, como na aquisição de participações em empresas já estabelecidas. Já “o restante” do capital poderá ser investido em mercados internacionais, de acordo com a empresa.

O investimento mínimo no fundo é de 100.000 euros.

O H2 Health & Hospitality FCRF contará com a colaboração do Grupo Onyria para a área do turismo, dados os seus “mais de 40 anos de atividade e histórico no desenvolvimento de projetos turísticos”. No setor da saúde, o fundo terá o acompanhamento de Luís Miguel Farinha, consultor da CUF | Hospitais e Clínicas.

“O lançamento deste fundo é mais um passo na nossa estratégia de crescimento e diversificação de investimentos e reflete o nosso compromisso em desenvolver setores-chave da economia portuguesa”, afirma João Cota Dias, administrador da Admar SCR.

Este lançamento segue-se a um anterior fundo apresentado pela Admar SCR em 2021, o Golden Estate FCRF, focado em setores como imobiliário, turismo e energias renováveis, cujo período de captação de capital foi concluído este ano.

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Quinta do Lago adquire o Conrad Algarve

Situado no coração da Quinta do Lago, o Conrad Algarve soma 154 suites, 80 apartamentos, duas vilas e seis restaurantes e bares à oferta da Quinta do Lago. A unidade hoteleira oferece ainda um restaurante com estrela Michelin e um spa.

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A Quinta do Lago adquiriu o Conrad Algarve, num processo liderado pelo Chief Executive Officer (CEO), Sean Moriarty, e pelo Chief Financial Officer (CFO), Miguel Sousa.

A aquisição, realizada a um fundo gerido pela ECS – uma gestora de ativos participada pela Davidson Kempner Capital Management – foi apoiada pela PLMJ, “parceira jurídica de longa data da Quinta do Lago”, como a mesma refere em nota de imprensa. Do lado do vendedor, Uría Menéndez atuou como assessora jurídica, enquanto a CBRE e a Eastdil Secured foram responsáveis pela intermediação da transação.

Recorde-se que o Conrad Algarve, situado no coração da Quinta do Lago, conta com 154 suites, 80 apartamentos, duas vilas e seis restaurantes e bares, incluindo um restaurante com estrela Michelin e um spa. Por essa razão, a Quinta do Lago considera que esta aquisição “complementa o portfólio existente do resort”, que inclui 14 restaurantes e bares, o centro desportivo de alto rendimento “The Campus”, serviços de propriedade através do Clube de Quinta e três campos de golfe.

A esta oferta acrescem 80 apartamentos com acabamentos premium, incluídos no portfólio de vendas e alugueres da Quinta do Lago.

Ao longo dos anos, o resort assegura ter investido mais de 70 milhões de euros “na melhoria da experiência de quem o visita, transformando-se de um destino principalmente centrado no golfe para um resort dinâmico com um estilo de vida ativo que apela a um público mais jovem e diversificado”, como refere em comunicado.

“Esta aquisição representa um passo transformador para nós. Trazer uma propriedade deste calibre para o mercado e para o portfólio da Quinta do Lago alinha-se perfeitamente com a nossa dedicação na criação de experiências para os nossos hóspedes. O Conrad Algarve é o complemento perfeito para as nossas ofertas, elevando a nossa reputação como um destino global para quem procura exclusividade”, afirma Sean Moriarty, CEO da Quinta do Lago.

Já Manuel Noronha Andrade, CEO da ECS, comenta que “esta operação reflete o compromisso da ECS em identificar oportunidades que criem valor significativo. Acreditamos que, sob a nova gestão, o resort continuará a elevar o nível do mercado hoteleiro na região”.

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Vila Galé inaugura oficialmente o primeiro hotel Collection no Brasil

O Vila Galé Collection Sunset Cumbuco, no Ceará, abre oficialmente portas após um investimento de 80 milhões de reais. A expectativa do grupo é a de que o hotel atraia principalmente mercado brasileiro, a par dos mercados portugueses, espanhóis, argentinos e chilenos. Em conferência de imprensa, o presidente deste grupo hoteleiro teve ainda uma palavra a dizer sobre a necessidade de melhorar o transporte aéreo para o Brasil, reportando-se ao potencial “tremendo” do país em termos turísticos.

Carla Nunes

O grupo Vila Galé inaugurou na quinta-feira, 28 de novembro, o seu primeiro hotel da linha Collection no Brasil, o Vila Galé Collection Sunset Cumbuco.

Situado no Ceará, próximo a um outro hotel deste grupo hoteleiro – o Vila Galé Cumbuco –, o Vila Galé Collection Sunset Cumbuco torna-se assim o 45.º hotel do Vila Galé, bem como o 11.º no Brasil.

Em conferência de imprensa, Jorge Rebelo de Almeida, presidente do grupo, confirmou que o hotel surge de um investimento de 80 milhões de reais, sendo que a construção começou em novembro do ano passado.

Com uma oferta de 116 quartos, o Vila Galé Collection Sunset Cumbuco presta homenagem às obras de cantores e compositores brasileiros e internacionais, sendo possível encontrar quartos cuja decoração é inspirada em artistas como Elis Regina e Vinícius de Moraes.

Das valências do hotel fazem parte três restaurantes e três bares – incluindo um restaurante de praia e outro em frente à lagoa –; um Satsanga Spa & Wellness com piscina interior, salas de massagens e centro de fitness; um Clube Infantil com parque aquático, parque infantil e brinquedoteca; e ainda um centro náutico.

Agora que o hotel se encontra de portas abertas, a perspectiva é a de que este seja maioritariamente procurado pelo mercado brasileiro, seguido pelos mercados de Portugal, Espanha, Argentina e Chile.

“Temos uma quota hoje nos nossos hotéis do Brasil com 92% de mercado brasileiro, só 8% cobre os mercados portugueses, espanhóis, argentinos, chilenos”, referiu Jorge Rebelo de Almeida na conferência de imprensa de quinta-feira, que antecedeu o ato de inauguração.

O potencial turístico do Brasil

Sobre a aposta do grupo hoteleiro neste país, Jorge Rebelo de Almeida defendeu que “o Brasil é um país com potencial tremendo em termos de desenvolvimento turístico, porque tem um leque de possibilidades de oferta extraordinário”. Neste campo, aponta para a diversidade cultural, gastronómica e artística do país, a par da diversidade paisagística.

Referindo que o país “evoluiu muito” desde a chegada do grupo hoteleiro há 24 anos, possuindo um “padrão equivalente ao que existe na Europa” relativamente às infraestruturas de aeroportos e rent-a-car, o presidente da Vila Galé é da opinião de que o transporte aéreo precisa de ser melhorado.

“O Brasil hoje atravessa uma dificuldade, que é transporte aéreo extremamente caro. O transporte aéreo precisa de ser melhorado. Na Europa tivemos a vantagem de nos aparecerem uma série de companhias low cost que nos permite de vez em quando viajar em condições muito atrativas. No Brasil não temos isso”, explicou Jorge Rebelo de Almeida.

Por essa razão, afinca que “há [uma] necessidade urgente de criar uma política de transporte aéreo” para o Brasil, recordando que, devido aos preços elevados na ligação à Europa, “é mais fácil e barato voar da Europa para a República Dominicana, voar para as Caraíbas em geral, ou para o próprio México, por um preço mais barato do que se voa para o Brasil”.

“Mesmo para os países da própria América Latina, as distâncias são enormes”, relembra.

14 hotéis em pipeline

Sobre a abertura de mais um hotel, Jorge Rebelo de Almeida afirmou que “somos viciados em abrir hotéis e gostamos de os abrir rápido”, admitindo que este “é um prazer que até certa altura se transforma num vício”, uma vez que, de momento, o grupo conta com 14 projetos em cima da mesa.

Deste conjunto de hotéis, o presidente do grupo Vila Galé já tinha mencionado em ocasiões anteriores que têm oito unidades hoteleiras em linha no Brasil e seis hotéis previstos para Portugal.

Em Portugal é esperada a abertura do Vila Galé – Casas d’Elvas Historic Hotel no próximo ano, entre 15 a 22 de fevereiro. Posteriormente, está prevista a abertura do hotel em Ponte de Lima, a 25 de abril de 2025, de uma unidade no Paço Real de Caxias, em Oeiras, e de mais dois hotéis em Penacova e Miranda do Douro. Acresce a abertura do Vila Galé Collection Tejo na Golegã, na Quinta da Cardiga.

Já no Brasil, o grupo tem em vista a abertura do Vila Galé Collection Ouro Preto, cuja previsão é a de que abra portas a 12 de abril do próximo ano. Segue-se o Vila Galé Coruripe Alagoas (onde estará também incluído um hotel NEP Kids, para crianças); o Vila Galé Collection Amazónia – Belém; o Vila Galé Collection São Luís; o Vila Galé Collection Maranhão; um hotel em Mangue Seco e outro no Inhotim, em Brumadinho.

Atualmente, o grupo Vila Galé conta com cerca de 4.500 trabalhadores, sem contar com os postos de trabalho indiretos.

*A Publituris Hotelaria viajou até Cumbuco, no Ceará, Brasil, a convite do grupo Vila Galé e da TAP Air Portugal.

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United Hospitality Management passa a assegurar gestão hoteleira do voco Bonnington JLT

O hotel localizado no Dubai foi recentemente adquirido pela Arzan Investment Management (AIM) ao empresário Dennis McGettigan. Anteriormente designado como Bonnington Jumeirah Lakes Towers, o hotel vai operar sob a marca voco, ganhando uma nova designação.

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A United Hospitality Management (UHM), marca portuguesa de gestão hoteleira, passa a assumir a gestão hoteleira do hotel Bonnington Jumeirah Lakes Towers, no Dubai, na sequência da aquisição desta unidade pela Arzan Investment Management (AIM) ao empresário Dennis McGettigan.

A UHM irá operar o hotel sob a marca voco da InterContinental Hotels Group (IGH Hotels & Resorts), “assegurado a consistência nos mais elevados padrões de serviço” numa “localização privilegiada”, como refere em nota de imprensa. Desta forma, o hotel passará a contar com um novo nome, voco Bonnington JLT.

“Esta aquisição e nomeação refletem o compromisso da UHM em proporcionar experiências excecionais aos hóspedes e expandir a nossa presença nos principais mercados com hotéis de primeira linha, como o voco Bonnington JLT. Contamos com a atual equipa do hotel, bem como o grupo IHG, para garantir uma transição perfeita e manter os excelentes níveis de serviço pelos quais o hotel é conhecido”, afirma Greg O’Stean, CEO da UHM.

Já Oliver Hogg, CEO e membro do conselho de administração da Arzan Investment Management (AIM), acrescenta que “esta aquisição do voco Bonnington JLT representa um marco importante para a Arzan, à medida que expandimos a nossa presença no Médio Oriente. Como investidor internacional de longa data na hotelaria do Dubai, esta transação marca a continuação do nosso compromisso de investir no Dubai e é o primeiro de muitos investimentos deste tipo sob a égide do AIM”.

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