Torres Vedras apresenta “Plano Estratégico de Desenvolvimento e Marketing Turístico”
Mar; vinho; património e tradições; paisagem protegida; cultura e criatividade são os “produtos âncora” em que se pretende centrar a aposta turística do Município de Torres Vedras.

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Afirmar Torres Vedras como um destino de referência no panorama nacional é um dos objetivos do “Plano Estratégico de Desenvolvimento e Marketing Turístico” de Torres Vedras, apresentado terça-feira, 16 de maio.
O plano elaborado pelo IPDT – Turismo e Consultoria e pela Câmara Municipal de Torres Vedras, encontra-se em discussão pública até ao dia 2 de junho.
Na apresentação do plano, a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, destacou a “diversidade de ofertas” turísticas que existem atualmente no território, mencionando a oferta cultural, as oportunidades no âmbito do turismo de natureza e do enoturismo, que se aliam aos 20 quilómetros de costa. “Aquilo que queremos é trabalhar estas ofertas em rede, para que quem nos visita possa ser acolhido da melhor forma” afirmou.
Mar; vinho; património e tradições; paisagem protegida; cultura e criatividade são os “produtos âncora” em que se pretende centrar a aposta do Município. Para isso, propõe-se a criação de sete clusters, ou seja, equipas compostas por técnicos municipais e agentes económicos que irão partilhar ideias e decidir ações futuras na sua área de atuação.
O plano agora apresentado teve o seu processo de desenvolvimento no início de 2022, tendo sido efetuados mais de 100 contactos junto de empresas que operam no setor, investidores, entidades institucionais e decisores políticos.
Alavancar a notoriedade de Torres Vedras junto de mercados turísticos estratégicos, aumentar a rentabilidade dos negócios do turismo e mitigar a sazonalidade dos fluxos turísticos no território são outros dos objetivos desta estratégia, que apresenta um conjunto de 10 metas a alcançar até 2028.
Além de traçar uma análise do território, o “Plano Estratégico de Desenvolvimento e Marketing Turístico” inclui um plano de ação com 43 propostas no âmbito da qualificação da oferta do território, da promoção, da proximidade e do conhecimento.