Dubai recebe 4,67 milhões de visitantes internacionais no primeiro trimestre de 2023
O valor representa um crescimento de 17% em relação a 2022 e dista dois pontos percentuais do volume de 2019. Os Gulf Cooperation Council (GCC) e os mercados provenientes do Médio Oriente e Norte de África foram os que mais contribuíram para os valores do trimestre deste ano.
Publituris
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
O Dubai recebeu 4,67 milhões de visitantes internacionais durante o primeiro trimestre de 2023, em comparação com os 3,97 milhões de turistas durante período homólogo de 2022.
Estes dados pressupõem um crescimento de 17% em relação ao ano anterior, sendo por isso considerado “o melhor desempenho da cidade no primeiro trimestre desde a pandemia”, como indicado em comunicado.
Os últimos resultados do setor – anunciados na 30ª edição do Arabian Travel Market, a decorrer até 4 de maio no Dubai World Trade Centre – posicionam o Dubai como o destino em mais rápida recuperação a nível mundial, atingindo 98% dos níveis pré-pandémicos no primeiro trimestre de 2023. Ultrapassam ainda a projeção feita pela Organização Mundial de Turismo (OMT) de que as chegadas de turistas internacionais poderiam atingir entre 80% e 95% dos níveis pré-pandémicos este ano, especialmente na Europa e no Médio Oriente.
O número de visitantes no primeiro trimestre de 2023 ficou a apenas dois pontos percentuais do volume pré-pandémico de 4,75 milhões de turistas que chegaram ao Dubai nos primeiros três meses de 2019.
Mercados emissores superam valores de 2019
Os principais mercados emissores para o Dubai foram os Gulf Cooperation Council (GCC) e os mercados provenientes do Médio Oriente e Norte de África (MENA), que contribuíram conjuntamente para 29% do volume total.
Por sua vez, a Europa Ocidental foi responsável por 22% das chegadas de turistas, enquanto o Sul da Ásia representou 16% do total de visitas internacionais, seguido pelas regiões da Central European Initiative (CEI) e da Europa Oriental, que contribuíram em conjunto com 15%.
Os mercados com a menor quota foram as Américas (7%), o Norte da Ásia e do Sudeste Asiático (6%), África (4%) e a Australásia (1%).
A maioria das regiões demonstrou um aumento significativo neste primeiro trimestre de 2023, em comparação com o de 2022.
Aliás, e como apontado em nota de imprensa, quatro regiões recuperaram totalmente e ultrapassaram os níveis do primeiro trimestre de 2019, nomeadamente: CEI e Europa Oriental (48% em relação ao primeiro trimestre de 2019); MENA (32% em relação ao primeiro trimestre de 2019); Américas (9% em relação ao primeiro trimestre de 2019) e Australásia (2% em relação a 2019). Tanto o Sul da Ásia como a Europa Ocidental “estão perto de atingir os níveis pré-pandémicos em termos de volumes de turismo”.
Issam Kazim, CEO do Departamento de Economia e Turismo do Dubai (DET), salienta que o destino vai, conjuntamente com os ‘stakeholders’, continuar a “desenvolver produtos e experiências turísticas inovadoras e únicas, que irão aumentar ainda mais a atração da cidade como destino de eleição, tanto para quem viaja pela primeira vez como para quem viaja novamente em negócios e lazer”.
O DET é a principal autoridade para o planeamento, supervisão, desenvolvimento e marketing dos setores empresarial e turístico do Dubai. É também responsável pelo licenciamento e classificação de todo o tipo de empresas, incluindo hotéis, operadores turísticos e agentes de viagens. O portefólio do DET inclui a Dubai Corporation for Tourism and Commerce Marketing, Dubai Festivals and Retail Establishment, Dubai Industries and Exports, Dubai Investment Development Agency (Dubai FDI) e Dubai SME, bem como o Dubai College of Tourism, Dubai Calendar e Dubai Business Events.