Portugal quer que turistas chineses permaneçam mais tempo no país
Antes da pandemia o nosso país recebia quase 400 mil hóspedes chineses, que representavam apenas 600 mil dormidas nos estabelecimentos turísticos. Por isso, o principal objetivo do Turismo de Portugal, para o mercado da China, “é aumentar o tempo de permanência dos turistas em Portugal e incentivar viagens por todo o país, para além de Lisboa”.
Carolina Morgado
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Lídia Monteiro, diretora de Vendas e Marketing do Turismo de Portugal, fez esta afirmação esta segunda-feira, em Lisboa, ao dar as boas-vindas à delegação da Província de Zhejiang, no âmbito de um evento de promoção de turismo cultural daquela região chinesa no nosso país, “depois de um período tão longo sem quaisquer contactos presenciais por causa da pandemia”.
A responsável do Turismo de Portugal referiu ainda, na sua breve intervenção que “estamos satisfeitos por saber que a China pode finalmente retomar as viagens internacionais por motivos de lazer e na sequência do recente anúncio do Ministério da Cultura e Turismo Chinês, Portugal foi incluído na lista de países que estão autorizados e podem receber turistas chineses”, num total de 60 países.
Zhejiang, segundo Lídia Monteiro, é a província chinesa que traz mais turistas para Portugal. Aliás o chefe da delegação chinesa, o inspetor de primeiro nível do Departamento de Cultura e Turismo daquela região da China, Liu He, destacou que 35% dos chineses que visitaram o nosso país em 2019 são da Província de Zhejiang.
“Uma das principais contribuições para aproximar os dois países é o voo direto entre Hangzhou, capital da Província de Zhejiang, na costa leste da China, e Lisboa que é operado pela Beijing Capital Airlines”, disse a diretora do Turismo de Portugal, para acrescentar que a companhia aérea anunciou muito recentemente que aumentaria já a conetividade aérea para dois voos semanais diretos, ligando assim as duas cidades apenas em 13 horas, às quintas e sábados, sem escala.
Lídia Monteiro recordou que grande parte da comunidade chinesa que vive em Portugal é precisamente da Província de Zhejiang, “o que ajuda e contribui muito para o entendimento mútuo e também para a dinamização dos negócios. Esperamos que hoje seja mais uma oportunidade de estreitar esses laços e do intercâmbio cultural entre os nossos dois países que possuem uma história de cooperação e de amizade há mais de 500 anos”.
Ao Publituris, a responsável do Turismo de Portugal realçou que “mesmo durante o período da pandemia sempre que houve iniciativas de promoção dentro do território chinês sobre turismo, Portugal esteve presente. A nossa delegação no mercado que está em Shangai esteve sempre em contacto com os operadores, claro que com as limitações que conhecemos. Neste momento estamos a iniciar a nossa atividade de uma forma mais persistente para que possamos rapidamente conseguir atingir os números que tínhamos em 2019 e até ultrapassá-los”.
As boas notícias são, disse, “ da ligação aérea passar para duas frequências semanais é muito importante porque facilita a conetividade e a facilidade de as pessoas se movimentarem de um lado para outro”.
O facto de a permanência de turistas chineses ser ainda muito baixa, Lídia Monteiro refere que “o que acontece é que Portugal está no grupo de países de viagem coletiva por vários países europeus. O que nós trabalhamos com operadores no mercado é aumentar o número de dormidas em Portugal, inclusive programas exclusivos só para Portugal e, em 2019 estávamos já com um sucesso bastante grande, e agora retomar”.
Sobre as motivações das deslocações a Portugal, a responsável destacou que “existe uma afinidade cultural muito grande, portanto, as ligações históricas e culturais são do interesse dos chineses, também são consumidores de compras das marcas internacionais, mas também das marcas portuguesas, um aspeto muito interessante, além de gostarem de conhecer as nossas paisagens e a nossa natureza”.