Turismo do Centro teve agenda intensa na BTL
Na qualidade de destino nacional convidado da BTL 2023, e tendo também Aveiro como município convidado, o Turismo Centro de Portugal teve uma agenda cheia, principalmente nos três dias do evento dedicados aos profissionais do turismo, tendo dado a conhecer do que vai acontecendo por todo o território, no que ao setor do turismo se refere.

Publituris
Soltour reforça operação para a Tunísia com voos de Lisboa e do Porto
4º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal reúne 170 participantes em Odemira
GEA faz balanço positivo das suas reuniões regionais
Mercado das Viagens promove ciclo de formações
2024 regista novo recorde nas reservas no AL
Procura por alojamento na Páscoa em Portugal cresce 22,1% com tarifa média diária a subir 13,7%
Lisboa e Porto Alegre voltam a estar ligadas com voos da TAP
90% dos gestores de viagens empresariais já utilizam IA, mas “muitos continuam a enfrentar obstáculos”
ITA Airways junta-se à aliança de aviação Star Alliance
Caminhos Cruzados amplia leque de experiências enogastronómicas
Uma nova brochura promocional da região, uma associação internacional para a cooperação turística, as estações náuticas e as Aldeias Históricas do Centro de Portugal, foram apenas alguns dos destaques da participação do da Turismo Centro de Portugal, região convidada da BTL 2023.
O espaço da Turismo Centro de Portugal na BTL foi palco para a apresentação de diversos projetos e iniciativas estratégicas para a região.
Um dos destaques foi a apresentação da brochura “Short Breaks Turismo Centro de Portugal”. Este material promocional consiste numa seleção da oferta de 167 unidades de alojamento da região, divididas pelas 8 sub-regiões, com preços promocionais.
Como explicou na apresentação Sílvia Ribau, chefe do Núcleo de Estruturação, Planeamento e Promoção da Turismo do Centro, “esperamos que os visitantes se sintam inspirados com esta brochura a usufruírem de férias e fins de semana prolongados no Centro de Portugal”.
A brochura “Short Breaks Turismo Centro de Portugal” está disponível em formato físico, nos postos de atendimento do TCP, mas também em versão digital, no site da entidade.
Seguiu-se a apresentação de uma nova associação de promoção turística. Intitulada de ASICOTUR – Associação Internacional para a Cooperação Turística, esta nova entidade reúne vários países de língua espanhola e portuguesa, tendo subido ao palco representantes de Portugal, Espanha, Peru, México e Moçambique. Victor Leal, presidente das Termas de Portugal, é o representante para Portugal.
Os objetivos da ASICOTUR passam por incentivar a cooperação entre destinos do setor turístico, incluindo projetos de assistência ao lançamento do turismo.
Quem ainda passou pelo stand da Turismo do Centro ficou a saber mais sobre a candidatura do barco moliceiro a Património da Humanidade e sobre o Programa Cultural da Região de Aveiro para este ano, bem como sobre a Campanha RAW – Ria de Aveiro Weekend e a Grande Regata dos Moliceiros.
O Turismo Industrial foi o produto-estrela do terceiro dia no stand da Turismo Centro de Portugal. Este espaço foi o escolhido para apresentar a Agenda Nacional “À Descoberta do Turismo Industrial”, num evento que juntou o Turismo de Portugal, representado pela diretora Teresa Ferreira, e todas as Entidades Regionais de Turismo, incluindo a região autónoma dos Açores.
Em segunda edição, esta agenda nacional compila 204 recursos visitáveis em todo o país ao nível do Turismo Industrial, assim como 159 atividades possíveis de realizar neste âmbito.
Como explicou Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, “a rede de Turismo Industrial une os diversos territórios deste país, torna visíveis produtos e recursos turísticos de cada um e acaba por dar a Portugal um posicionamento e uma relevância únicos, contribuindo para que o nosso país seja o melhor destino do mundo”.
Mas houve outros momentos altos do dia. Um deles foi a assinatura do protocolo para a criação da Rota dos Templários. Este é um projeto-piloto de âmbito nacional, liderado pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e apoiado pelo Turismo de Portugal. O itinerário abrange municípios em que a presença histórica dos Templários se mantém viva, assumindo-se como um produto turístico diferenciador em que e realça o património histórico-militar.
Outro momento de destaque aconteceu quando a Centro Portugal Film Comission (CPFC) mostrou as atividades que tem desenvolvido, no sentido de posicionar a região Centro no panorama dos destinos escolhidos pelas produções internacionais para realizarem filmes e séries televisivas.
Também a INature – Turismo de Natureza no Centro de Portugal levou à BTL o projeto Mapas Natureza, tendo depois a CIM Beira Baixa apresentado alguns dos destaques da oferta turística deste território, a qual inclui a Rota do Azeite – o que motivou uma prova orientada de azeites da Beira Baixa.
De salientar ainda a apresentação do programa “Os Corredores Turísticos do Sudoeste Ibérico”, um projeto inovador de cooperação entre Portugal e as regiões espanholas da Andaluzia, Estremadura, Castilla La Mancha e Madrid.