Expansão: Bestravel quer igualar em 2024 o número de postos de venda de 2019
A Bestravel vai retomar o seu projeto de expansão e abertura de novas agências de viagens, mas não a quer fazer de qualquer maneira, avançou aos jornalistas Nuno Almeida, que até então assumia toda a gestão e coordenação da rede, e vai agora acumular a expansão na sua área de intervenção.
Carolina Morgado
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
“Não o queremos fazer de qualquer maneira, nunca o fizemos. Queremos fazer este processo de expansão como foi desde sempre, com rigor”, disse o responsável à margem da 18ªConvenção da Bestravel que decorreu de 23 a 26 de fevereiro em Évora, para recordar que a rede tem no seu seio agências de viagens que, como o grupo, faz 20 anos e várias que completam 15 anos. Portanto, “temos uma rede madura e acho que a base do seu sucesso tem sido o rigor que coloca à entrada de novos franchisados”.
Por isso é que, segundo referiu “nós não vendemos franchising, vendemos negócio porque, o negócio se for de sucesso, é para quem abre e para nós. Portanto, é essa política que queremos manter”.
A Bestravel vai abrir uma agência já existente na Graciosa (Açores), bem como dois ou três projetos em fase avançada para abrir, na zona de Lisboa e no Norte. De destacar que a rede tem uma época que considera a melhor altura do ano para novas aberturas, de outubro a dezembro, e em alguns casos no início de janeiro porque “é uma altura de menos pressão, e mesmo depois de passar por algum processo de formação, o candidato tem ainda alguns meses mais calmos para se interiorizar no negócio. Por outro lado, é a partir do início do ano é que começam as vendas”, explicou Nuno Almeida.
A rede indicou ainda, durante a conferência de imprensa, que o projeto de expansão é ambicioso, mas reafirmou que “não a todo o custo”. No entanto, o primeiro objetivo é igualar o número de postos de venda de 2019, que eram 53, e estar presente em todas as capitais de distrito. Atualmente, a Bestravel conta com 44 lojas.
Neste projeto de expansão cabem não só agências de viagens a abrir pela primeira vez, como as existentes e querem mudar de marca, embora ao longo destes 20 anos “mais de 90% dos postos de venda que abriram eram de raiz e com gente que nem sequer vem da área”, reforçou Nuno Almeida, acrescentando que também “temos o objetivo de converter algumas agências de viagens que estão no mercado e podem ser atraídas para o projeto Bestravel”.
No universo da Bestravel, a maioria são pequenos negócios. A agência-tipo da rede são 40m2 e dois postos de trabalho, não quer dizer que não cresça, e para ser franchisada tem de ter loja física. Para ter “nota positiva”, no primeiro ano de abertura, para além de ser importante a sua localização, o valor de faturação da agência deve rondar pelo menos os 300 mil euros.