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Algarve analisa impactos do turismo nos residentes com apresentação do RESTUR e TurExperience

Os resultados do RESTUR e do projeto TurExperience, sobre os impactos das experiências turísticas na imagem do destino Algarve, vão ser apresentados dia 17 de fevereiro, às 15h30, no auditório da RTA, em Faro.

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Algarve analisa impactos do turismo nos residentes com apresentação do RESTUR e TurExperience

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Os algarvios têm uma opinião positiva sobre a sua interação com os turistas da região e são favoráveis ao crescimento do número de visitantes no concelho em que moram, conclui o projeto RESTUR, que analisa atitudes e comportamentos dos residentes quanto à atividade turística no Algarve.

Os dois projetos, desenvolvidos ao longo de três anos pela Universidade do Algarve, com financiamento do FEDER/Portugal 2020/Programa Operacional do Algarve CRESC Algarve 2020, terminam agora com a sua apresentação pública aos agentes de turismo da região, que assim ficarão a saber quais os impactos do turismo nos residentes do Algarve e quais as imagens que os turistas associam ao sul do país.

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A sessão será conduzida pelas coordenadoras dos projetos, Patrícia Pinto e Manuela Guerreiro, também investigadoras do CinTurs e docentes da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve.

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Portimão promove seminário “Pensar Turismo, pensar Algarve”

No próximo dia 13 de janeiro, o Teatro Municipal de Portimão será palco do seminário “Pensar Turismo, pensar Algarve”, promovido pelo Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT) em parceria com o Turismo de Portugal, através das escolas de Hotelaria e Turismo de Faro, Portimão e Vila Real de Santo António.

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O principal objetivo do seminário, é demonstrar aos alunos do barlavento algarvio, que o turismo é uma profissão com futuro, sendo aguardados no evento representantes do Turismo de Portugal, do poder local, delegações do Estado ligadas ao ensino e ao emprego, escolas secundárias, associações e empresas do setor.

Os participantes vão debater a necessidade de formação especializada para os atuais e futuros colaboradores dos setores da hotelaria e turismo, fazendo parte dos trabalhos a apresentação do programa “Qualificar Gera(Ação)”, uma parceria da Licenciatura em Gestão do Turismo do ISMAT com empresas do setor a funcionar no Algarve.

Para além dos convidados em representação de hotéis, agências de viagens, empresas de animação, restauração e associações, marcarão também presença professores e alunos das três escolas do Turismo de Portugal a lecionar na região, das Escolas Secundárias de Portimão (Manuel Teixeira Gomes, Poeta António Aleixo e Bemposta), de Lagos (Gil Eanes e Júlio Dantas), de Lagoa (Padre António Martins Oliveira) e ainda a Escola Secundária de Silves.

O seminário, que tem início às 14h30, com intervenção de Álvaro Bila, presidente da Câmara Municipal de Portimão, segue com a apresentação do “Plano de Marketing Estratégico para o Algarve 2028”, por André Gomes, presidente da Região de Turismo do Algarve.

“Formar pela Qualidade”, é o tema que será abordado por Madalena Feu, delegada regional do Algarve do Instituto de Emprego e Formação Profissional, Carla Martins Fernandes, delegada regional da Direção Regional de Educação do Algarve, Catarina Paiva, administradora do Turismo de Portugal e Miguel Nuno Portugal, diretor do Curso de Gestão do Turismo do ISMAT.

“Turismo, uma profissão de e com futuro”, por David Martins, diretor geral do Castro Marim Golfe & Country Club, e “Pensar Turismo, pensar Algarve”, com as intervenções de André Gomes, em representação da secretaria de Estado do Turismo e José Apolinário, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, são assuntos que se seguem antes da sessão de encerramento por parte do ISMAT.

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Próximas tendências da Inteligência Artificial no turismo em destaque no BOOST 2025

O BOOST 2025, promovido pelo NEST – Centro de Inovação do Turismo, terá um foco renovado nas tendências tecnológicas que irão transformar o setor turístico.

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No dia 17 de janeiro, o CIBT – Centro de Incubação de Base Tecnológica do Turismo e a Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril serão palco do BOOST – The Experience, promovido pelo NEST – Centro de Inovação do Turismo, trazendo um foco renovado nas tendências tecnológicas que irão transformar o setor turístico.

Sob o tema “The Experience,” o evento reunirá líderes, especialistas e visionários para explorar, entre outros temas, o impacto da Inteligência Artificial (IA) no turismo, prometendo ainda um dia de imersão em tecnologia, aprendizagem e networking, com painéis de especialistas, keynotes de renome e experiências interativas focadas em inovação e transformação digital.

O grande destaque do BOOST 2025 será o papel da IA na redefinição do turismo. Desde a criação de experiências mais personalizadas para viajantes até à otimização de operações no setor, a IA será tema central de várias sessões, com destaque para “IA para Construção de Marcas”, apresentada por Álvaro Meléndez, cofundador da startup CRANT; e “A IA a Fomentar a Cultura, Apoiada pela Microsoft”, com Manuel Dias, diretor nacional de tecnologia e membro da comissão executiva da Microsoft Portugal.

O evento contará com workshops práticos e apresentações de casos de estudo, incluindo iniciativas de destinos como a cidade de Bergen e o PortAventura World, que ilustram como a IA está a criar novas formas de interagir com viajantes.

Entre os nomes internacionais que irão marcar presença, encontram-se Barry Rogers, chefe da Unidade de Turismo da Cidade de Dublin – cidade que foi recentemente eleita como a Capital Europeia do Turismo Inteligente para o ano de 2024; Álvaro Meléndez, criativo e storyteller que co-fundou a startup de IA CRANT; e inúmeros nacionais como António Sacavém e Ana Sacavém, partners, training managers e consultores na Leadership and Communication Academy, cofundadores da marca Linguagem Corporal; Patrícia Araújo, representante da Biosphere Portugal, entre outros por anunciar.

Além disso, o BOOST 2025 oferece uma agenda abrangente para participantes com diferentes interesses. Na parte da manhã realizar-se-ão sessões sobre tendências futuras, como o impacto da IA e da economia da experiência, além de insights de empresas globais como Google e Mastercard. Na parte da tarde terão lugar painéis sobre destinos sustentáveis, workshops de IA aplicados ao turismo, e experiências imersivas promovidas pela CASMI.

“Com os olhos postos nas tendências atuais, o BOOST pretende, mais uma vez, apoiar o progresso do setor do turismo pela aceleração e reinvenção, discutir caminhos de crescimento e captar bons exemplos nacionais e internacionais para aplicação no tecido empresarial português, afirmando-se como o maior fórum de discussão sobre inovação no setor alguma vez realizado em Portugal”, refere Roberto Antunes, diretor executivo do NEST. “

“O BOOST vai levar-nos numa viagem pelos vários estágios de criação da experiência do consumidor, desde a ideação e comunicação, até à ativação de touch-points phygitais, pesquisa e relações com clientes”, conclui ainda Roberto Antunes.

As inscrições para o evento já estão abertas no site oficial.

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Workshop sobre a plataforma do turismo da União Europeia

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Workshop sobre a plataforma do turismo da UE dia 14 em formato online

É já no dia 14 de janeiro, entre 09h00 às 10h30, que a Comissão Europeia promove, via online, a realização do 1.º workshop de integração da plataforma digital dedicada ao setor turístico da UE.

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Este evento, conforme anunciado na página oficial do Turismo de Portugal, estará acessível a todos os stakeholders do turismo e acompanha um esforço coordenado da União Europeia para reforçar a cooperação e o acesso a informação estratégica no setor.

A plataforma apresenta-se com um ponto único de contacto e foi concebida para disponibilizar ao setor toda a informação relevante e fomentar a colaboração entre os vários intervenientes, em toda a União Europeia.

Durante o workshop, e ainda segundo notícia avançada pelo Turismo de Portugal, os participantes terão a oportunidade de conhecer a visão e os objetivos desta nova ferramenta, explorar as principais ações previstas e aprender a utilizar as funcionalidades e ferramentas disponibilizadas.

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Em conferência a 9 de janeiro: IPDT debate tendências e propostas para o turismo nacional em 2025

O IPDT promove uma nova edição da sua conferência anual, sob o tema ‘Turismo em Portugal: Estratégias para Liderar em 2025’. O evento, que terá lugar no dia 9 de janeiro, entre as 14h00 e as 18h00, no Hotel Solverde, em São Félix da Marinha (Vila Nova de Gaia), reúne o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado e stakeholders do setor na apresentação do Anuário e Barómetro do Turismo do IPDT.

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A IPDT Tourism Conference, sob o tema ‘Turismo em Portugal: Estratégias para Liderar em 2025’, promovida pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo, vai debater o estado e as perspectivas do turismo nacional.

A abertura da conferência será presidida por Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, pelas 14h00. Seguem-se intervenções de Manuel Violas, presidente do Grupo Solverde, Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Luís Pedro Martins, presidente da Associação de Turismo do Porto e Norte, Jorge Costa, presidente do IPDT, e de Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal.

Às 14h30, Jorge Costa apresenta a edição especial de 2025 do Barómetro do Turismo do IPDT, destacando as principais tendências e propostas para o setor. Acrescente-se que estes temas serão debatidos numa mesa-redonda que contará com Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, Cristina Siza Vieira, vice-presidente da Associação da Hotelaria de Portugal, e Nuno Costa, diretor comercial da ANA – Aeroportos de Portugal.

De acordo com o programa dos trabalhos, pelas 16h00, Mónica Montenegro, diretora executiva do IPDT, partilha o guia prático “Gestão Eficiente de Destinos Turísticos”, uma ferramenta para gestores com ações concretas para criar destinos sustentáveis, equilibrando economia, ambiente e sociedade. Refira-se que o tema será, ainda, debatido entre Berta Cabral, secretária regional do Turismo e Mobilidade do Governo dos Açores, Catarina Santos Cunha, vereadora da Câmara Municipal do Porto, Mafalda Magalhães, diretora do Museu do Futebol Clube do Porto, e Margarida Belém, presidente da Câmara Municipal de Arouca.

Antes do encerramento da conferência, Jorge Costa revela a edição 2025 do Anuário do Turismo. A revista do IPDT compila diversos artigos de opinião, entrevistas e outros conteúdos, contando com a visão de especialistas e profissionais do setor para fazer uma retrospectiva de balanço de 2024 e antecipar 2025.

Refira-se que a participação na IPDT Tourism Conference requer inscrição prévia, sujeita a confirmação e limitada à lotação disponível.

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Plataforma digital “Turismo Fora d’Horas”

Com o objetivo de trazer os territórios rurais para o mapa turístico será lançada na próxima semana a plataforma digital “Turismo Fora d’Horas” no Algarve.

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No próximo dia 5 de dezembro será lançada oficialmente a plataforma digital “Turismo Fora d’Horas”, num evento que terá lugar na sede da Região de Turismo do Algarve.

Este projeto inovador tem como propósito trazer os territórios rurais para o mapa turístico, revelando destinos únicos, tradições e vivências singulares, fora dos circuitos e épocas turísticas convencionais.

A apresentação da plataforma “Turismo Fora d’Horas”, um projeto de cooperação entre a Associação Vicentina – Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste, a ESDIME – Agência para o Desenvolvimento Local no Alentejo Sudoeste, CRL e a Terras Dentro – Associação para o Desenvolvimento Integrado, contará com a presença das autarquias e dos presidentes e representantes das principais entidades regionais de turismo e de desenvolvimento do Algarve e Alentejo.

O projeto “Turismo Fora d’Horas” nasce com o objetivo de promover o equilíbrio e a desconcentração do turismo, valorizando os recursos endógenos e contribuindo para o desenvolvimento sustentável dos territórios rurais. A plataforma digital oferece uma experiência única para explorar o património cultural, natural e humano de regiões que merecem ser redescobertas.

Ao apostar na promoção de territórios fora da rota habitual, o projeto visa combater a sazonalidade e dinamizar a economia local, destacando os ativos únicos de cada território e oferecendo narrativas que enriquecem a experiência de cada visitante.

Com conteúdos exclusivos e histórias reais, o “Turismo Fora d’Horas” diferencia se pela sua abordagem centrada na essência e na descoberta. Aqui, cada experiência é uma oportunidade de conexão com as tradições, paisagens e gentes que tornam cada lugar inesquecível.

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Encontro sobre Turismo Arqueológico dia 30 de novembro em Braga

O Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, em Braga, promove, no próximo dia 30 de novembro, um encontro sobre Turismo Arqueológico (ArqueoLoci).

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O Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa promove o ArqueoLoci – Encontro de Turismo Arqueológico, no próximo dia 30 de novembro, a partir da 9h30, contanto com o contributo de diversas entidades e especialistas na área do turismo, da arqueologia e do património cultural.

O encontro pretende debater os desafios que se colocam hoje ao Turismo Arqueológico, promovendo a troca de experiências e a criação de redes colaborativas.

Contando com a participação dos representantes das entidades responsáveis pela gestão e proteção do património arqueológico, e de um painel de especialistas em valorização e promoção do património cultural – entre os quais, Patrícia Machado (Município de Vila Pouca de Aguiar), Rui Parreira (Museu de Lagos), Pedro Sobral de Carvalho (EON Indústrias Criativas, Lda.) e Rui Pinto Lopes (Pinto Lopes Viagens) –, o encontro pretende ser um espaço de reflexão e troca de experiências, discutindo as múltiplas facetas do arqueoturismo, desde a gestão sustentável dos sítios arqueológicos até às estratégias que podem atrair visitantes.

Para além das conferências, que decorrerão durante a manhã, de tarde realiza-se uma Mesa Redonda sobre os “Desafios e oportunidades do turismo arqueológico em rede”, na qual será dada a conhecer o ArqueoLoci, um projeto colaborativo de Turismo Arqueológico que tem como principal objetivo a promoção, valorização e preservação do património arqueológico, através da criação de uma plataforma online para difundir os sítios arqueológicos visitáveis em Portugal.

 

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Porto de Lisboa discute “Sustentabilidade nas Relações entre Portos e Cidades”

O Porto de Lisboa recebe a 19.ª Conferência Mundial da AIVP – Association Internationale Villes et Ports, entre os dias 27 e 30 de novembro.

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O Porto de Lisboa vai ser o anfitrião da 19.ª Conferência Mundial da AIVP – Association Internationale Villes et Ports, entre os dias 27 e 30 de novembro sob o tema “Open Piers: Steering flows between people, planet and port cities.”

A conferência da AIVP visa promover uma reflexão profunda sobre o futuro das cidades portuárias e o seu papel essencial na sustentabilidade global, realizando-se pela segunda vez em Lisboa, depois da estreia em 2004.

A conferência irá reunir especialistas, decisores e profissionais globais, para abordar os temas-chave sobre a interface entre os portos e as cidades e o papel que desempenham.

Ao logo dos quatro dias de trabalhos da 19.ª Conferência da AIVP serão discutidas as tensões geopolíticas que afetam os fluxos de carga e os impactos da transição energética nas operações portuárias, bem como as oportunidades da economia azul. Serão ainda debatidas soluções para a conservação ambiental, governança inovadora e a integração sociocultural dos portos nas suas cidades.

Igualmente em destaque estará a análise das mudanças e relação cidade-porto em resposta às alterações climáticas, bem como a integração sustentável de atividades como o turismo de cruzeiros.

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Algarve promove sessões sobre o selo Save Water em Albufeira e Tavira

O Turismo do Algarve, o Turismo de Portugal e a ADENE – Agência para a Energia, promovem sessões de sensibilização e capacitação sobre o selo Save Water, em Albufeira e Tavira, na próxima segunda-feira, dia 18 de novembro.

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As ações, que têm como objetivo apresentar as vantagens e os benefícios desta iniciativa, que visa promover a eficiência hídrica no setor turístico, decorrerão, a partir das 10h30, no Hotel W Algarve em Albufeira, e às 15h00 em Tavira, no AB Cabanas Beach & Nature.

A participação nas sessões está limitada à capacidade das salas. Os interessados deverão confirmar presença, até 14 de novembro.

​O Selo de Eficiência Hídrica “Save Water”, uma medida coordenada pela Região de Turismo do Algarve, em articulação com o Turismo de Portugal e com a ADENE, apresentado publicamente no dia 18 março 2024, em Faro, que vem reconhecer a situação de alerta, por motivo de seca, na região do Algarve e, desse modo, vem aprovar um quadro de medidas de resposta especificas para o setor do turismo. Entre elas encontra-se a implementação de um selo de eficiência hídrica, aplicável aos empreendimentos turísticos, e ​que ateste a efetiva redução do consumo de água e o compromisso das empresas com a implementação de medidas de eficiência hídrica que contribuam para a poupança e gestão sustentável da água, indica o Turismo de Portugal.
O Selo “Save Water”, atribuído no momento da subscrição do Compromisso com a Eficiência Hídrica por parte dos empreendimentos turísticos, “traduz a evidência pública da adoção de um conjunto de medidas por parte dos referidos empreendimentos, com vista a uma gestão eficiente e consciente da água, contribuindo para que se possam alcançar os objetivos de redução de 15% do volume de água consumido pelo setor urbano”, destaca ainda o Turismo de Portugal.

 

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Lusanova DMC promove 3º LISBON SINGS de 7 a 11 de novembro

A 3ª edição do Festival Internacional de Coros, LISBON SINGS, promovida pela Lusanova DMC, de 7 a 11 de novembro, com o apoio do Turismo de Portugal e o Turismo de Lisboa, volta a atrair cantores de todo o mundo. Todos os eventos são abertos ao público e a entrada é gratuita.

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Pela terceira vez, coros de todo o mundo juntam-se para o 3º Festival e Concurso Internacional de Coros LISBON SINGS 2024. De 7 a 11 de novembro de 2024, irão cantar em concursos e concertos corais de alto nível, celebrando a cultura, a diversidade e a linguagem universal da música.

Cerca de 30 coros de 17 nações como Brasil, Porto Rico, Grã-Bretanha, Zimbabué e vários países europeus são esperados no 3º LISBON SINGS 2024 para viver um festival de música coral, intercâmbios interculturais e enviar uma mensagem de paz e harmonia no mundo. Ao fazê-lo, o festival segue o lema da INTERKULTUR, considerado o principal iniciador e organizador mundial de concursos corais internacionais: “Cantar em conjunto une as nações”.

As atuações corais de destaque nos concursos terão lugar durante toda a semana, a partir de 8 de novembro, a partir das 10:00 horas na Aula Magna da Universidade de Lisboa e a partir das 15:00 horas na Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Para além disso, os coros participarão em concertos especiais, como o de Abertura, em que dois coros portugueses, emCantus e Planície Cantada, darão as boas-vindas musicais aos cantores e maestros internacionais na sua cidade natal, Lisboa, que juntamente com a Camerata Coral de Porto Rico e o MGV Almrose Radenthein da Áustria, darão as boas-vindas ao LISBON SINGS 2024.

Simultaneamente, os residentes e visitantes de Lisboa podem esperar sete Concertos da Amizade, nos quais os coros atuarão em locais como o Museu Nacional do Azulejo, a Casa do Alentejo, a Basílica da Estrela, o Museu Nacional dos Coches e o Mosteiro de São Vicente de Fora. No Concerto de Encerramento, na Aula Magna da Universidade de Lisboa, coros de todo o mundo, incluindo o famoso coro TUIST, de Lisboa, celebrarão não só os seus sucessos na competição, mas também as muitas experiências especiais partilhadas e as novas amizades.

 

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Lusófona comemora 60 anos de ligação entre Portugal e Cabo Verde

60 anos depois do primeiro voo da TAP para Cabo Verde e após a inauguração do primeiro voo low cost por parte da easyJet entre os dois destinos, a Universidade Lusófona comemora estas datas com uma conferência.

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No dia 4 de novembro de 1964, inaugurava-se o primeiro voo comercial, operado pela TAP, entre Lisboa e a ilha do Sal, em Cabo Verde. Quase 60 anos depois, a 29 de outubro de 2024, coube à companhia aérea easyJet realizar o primeiro voo low cost entre os mesmos destinos.

Para comemorar estas duas datas, a Universidade Lusófona organiza a 4 de novembro, pelas 14h00, um evento especial que celebra estas duas datas de grande relevância para a história da aviação entre Portugal e Cabo Verde.

O evento contará com a presença de especialistas da área da aviação, turismo, economia e direito, e será composto por três mesas redondas que discutirão o impacto e as perspectivas futuras deste marco na cooperação luso-cabo-verdiana.

O painel de aviação explorará o passado e o futuro dos voos entre Portugal e Cabo Verde, marcando presença Mário Chaves, COO da TAP Air Portugal; Jorge Benchimol Duarte, CEO da Cabo Verde Airports; e José Lopes, country manager da easyJet em Portugal.

O painel de turismo painel abordará o impacto da aviação no setor turístico de Cabo Verde e contará com a presença de José Correia Guedes, ex-comandante da TAP e autor de livros; Nuno Mateus, CEO da Solférias; Mário Almeida, membro do Board e ex-delegado da Cabo Verde Airlines; e a administradora da cadeia de Hotéis Oásis.

Finalmente, no painel de Lei e Economia, para discutir as implicações jurídicas e económicas deste setor, participarão Ana Vieira da Mata, presidente da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC); Hugo Ramos Alves, professor de Direito; e Avelino Bonifácio Lopes, economista cabo-verdiano.  A moderação das mesas redondas será assegurada por:

O evento, de entrada livre, decorrerá no Auditório Agostinho da Silva, no Campo Grande, em Lisboa, e tem como objetivo estimular o diálogo entre especialistas e público sobre os desenvolvimentos e desafios da ligação entre Portugal e Cabo Verde, com ênfase na relevância da aviação para a economia, turismo e relações bilaterais, envolvendo a academia na participação, debate e resolução dos desafios da mobilidade dentro da CPLP.

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