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Soltour contrata Antonio Roldán como Costas Manager

A Soltour contratou Antonio Roldán como Costas Manager para liderar a nova linha de negócios centrada na costa portuguesa e na costa espanhola da Soltour powered by Guest Incoming, que nasce na sequência do acordo com a DMC Guest Incoming,

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Roldán junta-se à empresa para reforçar esta nova área e acompanhar as agências de viagens nesta nova era da Soltour Travel Partners, oferecendo-lhes produtos e soluções inovadoras.

Com mais de 30 anos de experiência no setor do turismo, Antonio Roldán é licenciado em Turismo pela Escola Oficial de Turismo de Madrid, tendo trabalhado como comercial em várias agências de viagens independentes, que são o foco principal do seu trabalho na Soltour.

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Posteriormente, este profissional deu o passo para a operação turística como diretor de Contratação e Programação para diferentes segmentos turísticos, especializando-se nos produtos de praia durante 10 anos.

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Finalmente, Antonio Roldán prosseguiu a sua carreira em agências de viagens incoming, intercalando com várias funções de gestão focadas nas zonas costeiras de Espanha, uma experiência considerada fundamental pela empresa para liderar este novo projeto da Soltour powered by Guest Incoming.

 

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Paulo Lages é o novo coordenador de Contratação e Produto do Grupo GEA

Paulo Lages assume a coordenação de Contratação e Produto do Grupo GEA Portugal. Esta nomeação vem em sequência de uma reestruturação no departamento, decorrente da cessação de funções de Paulo Mendes no grupo, com efeitos a partir de final do mês de março.

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Paulo Lages, que tem vindo a desempenhar, há mais de um ano, a função de coordenador Comercial da GEA Portugal para a zona sul, traz consigo uma vasta experiência no setor. Ao longo da sua trajetória, destacou-se não apenas pela sua dedicação e competência, mas também pelo profundo conhecimento do mercado e pela capacidade de compreender as necessidades específicas das agências e do mercado. Este conhecimento detalhado da rede de parceiros da GEA, aliado à sua habilidade em construir parcerias produtivas, posiciona-o como a escolha ideal para liderar esta área crucial da empresa.

Carlos Baptista e Pedro Gordon, administradores do Grupo GEA, sublinham que, a experiência e conhecimento profundo do setor, de Paulo Lages, serão fundamentais para os desafios que se avizinham.

Por sua vez, o coordenador de Contratação e Produto do grupo acredita que “a minha experiência no setor do turismo permitirá continuar a criar valor para as agências de viagens e parceiros”, referindo o seu compromisso “em fortalecer ainda mais a nossa rede, ampliar o nosso leque de parcerias e enfrentar os desafios do mercado com inovação e proximidade.”

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Filomena Dias assume chefia da Divisão de Turismo da CM Coimbra

A Divisão de Turismo da Câmara Municipal de Coimbra passou a ser chefiada, desde o início do mês de março, por Filomena Campos Dias que, de acordo com a autarquia, demonstrou ser detentora do perfil mais adequado ao exercício do cargo, quer pelo percurso académico como profissional.

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Filomena Dias exerce funções na área de turismo, desde 2002, na Câmara Municipal de Coimbra, tendo passado pela empresa municipal de turismo de Coimbra entre 2007 e 2013.

Da sua experiência profissional, destaca-se a participação como interlocutora para as áreas da Cultura e do Turismo, na CIM – Região de Coimbra, no acompanhamento de estratégias de desenvolvimento territorial, elaboração de candidaturas, acompanhamento e execução de projetos financiados na área do turismo e do Património e colaboração na organização de eventos na cidade como Festas da Cidade, Festas de Fim de Ano, concertos e feiras).

Nascida a 18 de abril de 1978, é licenciada em Turismo pela Escola Superior de Educação de Coimbra (2000) e possuiu uma pós-graduação em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos (2004), pelo Instituto Superior de Línguas e Administração, bem como um curso de Especialização em Comunicação Organizacional – Cidadania, Confiança e Responsabilidade Social, pela Escola Superior de Educação de Coimbra, em 2014.

Tem, ainda, formação profissional diversificada na área do turismo, línguas, tecnologias da informação, proteção de dados, gestão documental, regime geral de prevenção da corrupção, liderança, gestão e motivação de equipas.

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Artur Crespo integra equipa comercial para a zona sul do Vale do Ave Tour Operador

O Vale do Ave Tour Operador acaba de anunciar a contração do conhecido profissional do setor do turismo, Artur Crespo, para integrar a sua equipa comercial para a zona sul do país.

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Diz o operador turístico, com influências no norte do país que “lançámos o repto ao Artur Crespo para deixar a aposentadoria e regressar à atividade, que tanto gosta e ele aceitou”.

Assim, “a nossa equipa comercial, para além de reforçada, fica muito mais experiente e próxima, em particular dos nossos parceiros a sul”, avança ainda o Vale do Ave Tour Operador, nas redes sociais.

Com uma carreira sólida de mais de 36 anos no setor, tendo sido, nos últimos anos chefe de vendas na Bensaude Turismo,  Artur Cresto “traz consigo um vasto conhecimento valioso que vai enriquecer as nossas operações”, indica o operador turístico, avançando que “a sua paixão pelo trabalho e o compromisso com a excelência serão, sem dúvida, um trunfo para a nossa equipa”.

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António Barros da Agência Abreu agraciado com medalha de ouro da APAVT

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo deu início às celebrações do seu 75.º aniversário, com entrega da medalha de ouro de mérito turístico, a mais alta distinção da APAVT, a António Barros, da Agência Abreu.

Com 33 anos de carreira no Turismo, sempre junto da Agência Abreu, António Barros tem sido, indica a APAVT em nota de imprensa, um líder inspirador, um exemplo de educação, ética, sentido estratégico e capacidade de execução.

António Barros, segundo o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, “é um dos nossos, com uma carreira exemplar, que quisemos honrar, criando, com esta homenagem, o melhor arranque possível para as comemorações de um ano tão importante”, realçando que o profissional galardoado “tem sido sempre, todos os dias, absolutamente colaborante e insubmisso, como todos queremos ser. Como a APAVT sempre tem sido”.

Por sua vez, António Barros sublinha ser gratificante “receber esta distinção pela dedicação à Agência Abreu, que este ano atinge mais um marco histórico, ao completar 185 anos de história”. Embora entregue a título pessoal, esta medalha representa, segundo o homenageado, “o compromisso e a entrega das nossas equipas ao longo das últimas décadas”, destacando que “é a elas que devemos o sucesso coletivo da empresa e a contribuição para um setor que tem a capacidade de se reinventar e superar-se todos os dias, e para o qual a APAVT desempenha inequivocamente um papel de enorme relevo”.

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Ministro do Turismo do Brasil assume formalmente presidência do Conselho Executivo da ONU Turismo

O ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, acaba de assumir formalmente a presidência do Conselho Executivo da ONU Turismo, tornando-se no primeiro brasileiro a ocupar este cargo desde a criação do órgão, em 1975. O mandato é de um ano.

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Celso Sabino foi eleito em 15 de novembro do ano passado, durante a 122ª reunião do conselho, em Cartagena, na Colômbia, tendo recebido 35 votos. Acaba de assumir formalmente o cargo e pelo período de um ano.

O Brasil, de acordo com a imprensa local, assume a presidência num ano estratégico. O país será palco de dois grandes eventos mundiais: a presidência rotativa do Brics; e a COP 30 (30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas), que será realizada em Belém.

Também o ministro assume o novo cargo num período estratégico para o setor do turismo no Brasil. Celso Sabino, afirmou em entrevista à CNN brasileira ter como meta que o destino receba 10 milhões de turistas ao ano a partir de 2027, depois de ter encerrado o 2024 com mais de 6,65 milhões de turistas estrangeiros, uma subida de 12,6% face ao ano anterior.  Para tal, a sua pasta aposta na ampliação de rotas internacionais, no incremento da infraestrutura turística do país e na promoção internacional dos destinos brasileiros em eventos.

A meta estabelecida é mais arrojada que aquela proposta pelo Plano Nacional de Turismo (PNT), que traz diretrizes para o desenvolvimento da atividade no país. O objetivo estabelecido no documento era tornar o Brasil o destino mais visitado da América do Sul até 2027, recebendo 8,1 milhões de estrangeiros por ano.

No Conselho Executivo da ONU Turismo, o governante brasileiro vai comandar decisões estratégicas para o setor, no tocante à atração de investimentos, qualificação profissional, sustentabilidade, a relação entre o setor e as mudanças climáticas, digitalização, entre outras.

O ministro Celso Sabino definiu, em Madrid, quais serão as prioridades da sua gestão. O governante, segundo a imprensa brasileira, pretende focar na agenda ambiental, envolvendo líderes globais do turismo em iniciativas nacionais que promovam um setor mais resiliente e sustentável.

“Temos uma agenda fundamental voltada para a preservação do meio ambiente e à contenção das mudanças climáticas, com base num turismo sustentável e solidário, que valoriza as comunidades locais”, afirma Sabino, que é o primeiro brasileiro a ocupar a liderança da entidade, composta por cerca de 200 membros de diversos países.

 

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Hamilton Jair Fernandes passa a liderar o Instituto do Turismo de Cabo Verde

Hamilton Jair Fernandes passou a presidir o Instituto do Turismo de Cabo Verde (ITCV), conforme resolução do Conselho de Ministros que acaba de ser publicada no Boletim Oficial Eletrónico (BOE).

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O presidente do ITCV, que substitui no cargo Humberto Lélis, é coadjuvado por duas vogais executivas, respetivamente Vânia Cristina Mendes Fernandes Rodrigues e Dilma Cilene Gomes da Cruz, noticia a Inforpress.

Antes de assumir a administração da Agência Cabo-verdiana de Notícias (Inforpress) nos últimos dois anos, Jair Fernandes desempenhou funções como presidente do Instituto do Património Cultural (IPC).

O novo responsável pelo turismo cabo-verdiano é doutorado em História e Património pela Universidade de Évora, mestre em Arqueologia e Património pela Universidade Autónoma de Madrid, pós-graduado em Turismo Cultural pela Universidade de Barcelona e licenciado em História, com especialização em Arqueologia, pela Universidade de Coimbra.

O Instituto do Turismo de Cabo Verde, criado pelo decreto-lei 37/2019, tem, entre as suas atribuições, a missão de regular e fiscalizar o sector turístico, implementar políticas, estudos, análises nacionais e tendências internacionais no setor e promover Cabo Verde como destino turístico.

A instituição dispõe de duas delegações: uma em São Vicente, que serve as ilhas do norte, e outra na cidade da Praia, com abrangência para a região sul do arquipélago.

 

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Anabela Freitas vai liderar Turismo Centro de Portugal até novas eleições

A atual vice-presidente da Turismo Centro de Portugal (TCP), Anabela Freitas, vai liderar aquela entidade regional até serem realizadas novas eleições para a presidência, após a morte do anterior presidente, Raul Almeida, confirmou fonte da instituição.

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“Posso confirmar que a senhora vice-presidente está a coordenar a TCP neste período imediato, até serem agendadas novas eleições para eleger o novo presidente”, afirmou à Lusa fonte oficial da Turismo Centro de Portugal.

Segundo a mesma fonte, as eleições ainda não estão agendadas, mas deverão ocorrer até ao final do primeiro trimestre deste ano. Os representantes dos 100 municípios irão escolher um novo presidente, mantendo-se em funções a restante equipa da comissão executiva, composta por quatro vogais, entre os quais a vice-presidente Anabela Freitas, que foi presidente da Câmara Municipal de Tomar até 2023.

O anterior presidente da TCP, Raul Almeida, eleito para o cargo em 2023 e antigo presidente da Câmara Municipal de Mira, faleceu a 27 de dezembro de 2024, vítima de doença prolongada.

Refira-se que, nos últimos meses, já era Anabela Freitas quem representava o presidente da Turismo Centro de Portugal em praticamente todos os eventos oficiais e nos mais diversos foruns.

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Filipe Machado volta a integrar a equipa da Optigest

Filipe Machado está de regresso à Optigest, após dois anos de experiência fora da organização. Durante este período, teve a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos e expandir as suas competências em novos desafios profissionais, reforçando a sua visão e experiência na área.

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Com um percurso de sucesso e grande dedicação durante o tempo em que fez parte da equipa, o regresso de Filipe Machado vem reforçar a missão da empresa de continuar a crescer e inovar, mantendo o compromisso com a excelência e com o desenvolvimento contínuo. A experiência adquirida por Filipe Machado será uma mais-valia para os novos projetos que estão a ser preparados para o futuro da empresa.

A Optigest refere ainda, em nota de imprensa, que o regresso de Filipe Machado reflete a aposta da empresa no reforço da sua equipa e no desenvolvimento contínuo de profissionais que são parte integrante da história de sucesso da empresa.

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“Chapéu de Ouro do Município” de Águeda para Carlos Costa

A Câmara Municipal de Águeda entregou o “Chapéu de Ouro do Município” a Carlos Costa, doutor e mestre em Turismo, diretor do Programa Doutoral em Turismo na Universidade de Aveiro, durante a cerimónia que encerrou as Jornadas Internacionais de Turismo, realizada naquela cidade.

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“Despertamos consciências e alertamos para o que temos de bom, sobretudo quem temos com muita qualidade”, disse o presidente da autarquia de Águeda Jorge Almeida, sublinhando que atribuir o “Chapéu de Ouro” a Carlos Costa “ajuda para continuar a dignificar esta iniciativa do Município”.

Sendo o docente um investigador na área, desafiou a que “o fenómeno de Águeda” seja estudado. “Somos um caso de estudo. No vosso lugar, como académicos, estaria curiosíssimo, porque contrariámos tudo o que os livros dizem e não estudámos em nenhum”, declarou autarca, salientando que o trabalho de marketing territorial que tem sido desenvolvido pelo Município de Águeda, nos últimos anos, tem sido “extraordinário e tem sido apontado como exemplo, nacional e internacionalmente”.

O turismo, há poucos anos, “passava completamente ao lado de Águeda” e, hoje, “a cidade está inundada de turistas, de todas as nacionalidades, de todas as cores, que se juntam a este colorido que soubemos criar”, continuou, para destacar o cuidado que o Município coloca no que faz e que torna “tão especial as experiências vividas aqui”.

“Portugal tem um PIB per capita elevadíssimo por causa do turismo”, afirmou Edson Santos, vice-presidente da Câmara de Águeda com o pelouro do turismo, salientando que a cidade tem contribuído para essa realidade, com a promoção e desenvolvimento territorial, de que o “Águeda é Natal” (a decorrer até dia 12 de janeiro) e o “AgitÁgueda” são exponentes maiores.

As Jornadas Internacionais de Turismo são um espelho disso mesmo, com oradores de vários pontos do país e de outras partes do mundo (Madeira, Lisboa, Cabo Verde, Costa Rica e Malta), numa troca de experiências “muito enriquecedora, de parte a parte. Águeda está a fazer o seu caminho, com uma estratégia definida e com uma vontade imensa de continuar a surpreender a cada dia”, concluiu Edson Santos.

O galardoado com o “Chapéu de Ouro” 2024, declarou que “Águeda, temos de o dizer, é um dos Municípios [do país] que mais tem feito por esta área [do turismo]”, com “a sua gastronomia, o rio e estas imagens que tem vindo a criar, dos chapéus e do Pai Natal, que atrai muitas pessoas”.

Carlos Costa define o turismo como “combustível” que precisa “de um motor que acione o seu desenvolvimento”, apontando a Câmara de Águeda como um bom exemplo neste domínio e o resultado é este: “Águeda tem vindo a crescer de uma forma excecional e ímpar nesta área”.

O “Chapéu de Ouro”, que vai na sua 4.ª edição, distingue aqueles que, pelo trabalho desenvolvido, contribuíram para o desenvolvimento do setor turístico. A cada ano o júri desta iniciativa seleciona projetos, personalidades ou entidades, que se destacam neste setor.

Carlos Costa, o homenageado deste ano, é ainda editor da Revista Turismo & Desenvolvimento, membro da Direção da Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas e diretor técnico-científico da empresa spin-off em turismo “IDTOUR – Unique Solutions”. Recentemente, foi distinguido na lista dos 2% de cientistas mais influentes do mundo, de acordo com o estudo realizado pela Universidade de Standford (EUA).

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Air Canada apresenta o seu novo Country Manager Sales para Espanha e Portugal

A Air Canada acaba de apresentar o seu novo Country Manager para Espanha e Portugal, José Antonio Blázquez Ballarín, que ingressou na empresa para liderar o seu crescimento no mercado espanhol e português nos próximos anos.

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José Antonio Blázquez Ballarín é doutorado em História Moderna e Contemporânea, possui vasta experiência no setor turístico. Tem trabalhado sobretudo no setor aéreo, embora com alguma experiência noutras áreas como, por exemplo, agências de viagens, operadores turísticos ou mesmo na indústria da aviação privada.

Mais recentemente trabalhou durante mais de 23 anos como Regional Manager da American Airlines, sendo responsável por mercados como Espanha, Portugal, França, Bélgica ou Holanda, regiões como África, Médio Oriente ou Sudeste Asiático, e também responsável para os mercados offline, Cáucaso, ou expansão nos Emirados, Qatar ou Índia.

O profissional conduzirá a equipa comercial e de apoio às vendas na Península Ibérica com o objetivo de reforçar a posição de liderança da empresa no tráfego para o Canadá e América do Norte, e liderará a estratégia de crescimento e expansão que a companhia aérea planeou para esta região nos próximos anos.

 

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