Centro de operações da Turkish Airlines recebe certificação LEED
Com esta certificação o objetivo passa por melhorar os desempenhos de energia, água e qualidade interior para diminuir permanentemente os efeitos sob o ambiente.
Publituris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Pipadouro ganha prémio como melhor experiência inovadora em enoturismo a nível mundial
Mercado canadiano está em “franco crescimento nos Açores”, diz Berta Cabral
A Turkish Airlines recebeu, recentemente, o certificado Leed v4.1 pelo Centro de Operações – Terminal para Tripulação de Voo no aeroporto de Istambul.
A atribuição deste certificado – LEED v4.1 O+M: EB Certificate -, diz a companhia, “continua a provar o valor que a Turkish Airlines atribui à humanidade e ao meio ambiente com trabalhos voltados para a produtividade energética”.
Com a conclusão do processo do Centro de Operações da Turkish Airlines – Terminal para Tripulação de voo, a companhia aérea de bandeira tornou-se a primeira companhia aérea da Europa e a terceira do mundo a ter certificado de platina.
Relativamente â obtenção do certificado, Abdulkerim Çay, Chief Human Resources Officer da Turkish Airlines, refere que “continuamos a aprimorar as nossas operações ecológicas não apenas com os nossos voos, mas também com os nossos espaços de trabalho”. O responsável adianta ainda que, “tornar-se a primeira companhia aérea na Europa a obter o certificado de platina, mais alto do sistema de classificação Leed, é um indicador valioso”.
O centro de operações da Turkish Airlines está localizado no aeroporto de Istambul e distingue-se pelas características ambientais, tratando-se de um edifício de escritório e terminal de classe A capaz de acomodar aproximadamente 2.000 funcionários de escritório e cerca de 1.000 tripulantes de cockpit e 4.500 tripulantes de cabine durante os dias de maior movimento. A seção do terminal da tripulação permite que os pilotos e a tripulação de cabine se preparem para os voos e passem o tempo com outros membros da tripulação para fazer os preparativos necessários. Também permite passar o tempo livre na área lounge de 14.500 m2, que oferece acesso direto à aeronave e um restaurante aberto 24 horas por dia, 7 dias por semana. Considerando o número de tripulações que atende, a capacidade deste edifício excede 36 aeroportos em Türkiye e possui certificado LEED v4.1 O+M: EB, que é a versão mais atual para instalações aéreas.
Com o certificado LEED v4.1 O+M: EB Platinum, o objetivo é melhorar os desempenhos de energia, água e qualidade interior para diminuir permanentemente os efeitos sob o ambiente. A melhoria da eficiência energética, da água e da qualidade interior permite a diminuição dos custos operacionais do terminal, ao mesmo tempo que abre caminho para os objetivos de sustentabilidade. Além disso, os objetivos da transportadora de incluem adotar os critérios determinados durante o processo de certificação como um todo e aplicar a todos os seus edifícios.