Moedas quer aeroporto para melhorar qualidade do turismo em Lisboa
Presidente da Câmara de Lisboa passou a liderar os novos corpos sociais da Associação de Turismo de Lisboa (ATL) para o triénio 2022-2025 e definiu o aumento de atratividade da capital como principal desafio para este mandato.

Publituris
Estado de São Paulo vai ganhar novo aeroporto internacional
Páscoa deverá acelerar recrutamento na hotelaria de acordo com a Eurofirms
KLM celebra 85 anos em Portugal com oferta a crescer 23% este verão
CEAV Protour 2025 no Porto acentua relacionamento com a APAVT
Euroairlines assina acordo de interline com Azores Airlines
28ª edição da Intur de 13 a 16 de novembro em Valladolid
Majestic Princess apresenta-se com novos e renovados espaços
Wine Workshop Experience tem 1ª edição dia 16 de abril no Palácio Chiado
Governo de Cabo Verde de olhos postos no desenvolvimento turístico de Santo Antão
Algarve dá a conhecer as linhas de financiamento e Programa Empresas Turismo 360º
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, quer melhorar a qualidade do turismo em Lisboa e apostar na interseção do turismo com a Cultura, o Comércio e a Ciência, objetivos que, segundo o autarca, vão nortear o próximo mandato dos novos corpos sociais da Associação de Turismo de Lisboa (ATL) para o triénio 2022-2025, mas que só podem ser atingidos quando houver uma decisão sobre o novo aeroporto da capital.
“Temos de apostar cada vez mais na qualidade do Turismo em Lisboa e na interseção do Turismo com outros setores, nomeadamente a Cultura, o Comércio e a Ciência. E este objetivo só pode ser atingido se for tomada uma decisão urgente sobre o novo aeroporto internacional de Lisboa, que tem de ser localizado na região, a uma distância razoável do centro da cidade e ser uma referência ao nível da sustentabilidade”, defende o autarca, que preside aos novos corpos sociais da ATL.
De acordo com a ATL, o mandato que agora se inicia tem como “principal desafio aumentar a atratividade de Lisboa, dando continuidade ao dinamismo e inovação, do setor público e privado, para criar melhor Turismo”, o que passara pelo incremento da qualidade da oferta e da interseção deste com outros setores, nomeadamente Cultura, Comércio e Ciência.
Além da Câmara Municipal de Lisboa, integram os novos corpos sociais da ATL também as Câmaras Municipais de Cascais, Sintra, Mafra e Loures; assim como a Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa e as associações empresariais da Hotelaria (AHP), Restauração (AHRESP), Agências de Viagens (APAVT) e Comércio (UACS).
A ANA – Aeroportos de Portugal, a TAP, a AVIS Budget Group e a Barraqueiro Transportes também integram os novos corpos sociais na área dos Transportes, enquanto o Centro Nacional de Cultura, o Centro Cultural de Belém, o Quake e a Everything is New representam agentes e equipamentos culturais.
Já a Pousada de Lisboa, o EPIC Sana Hotel e o Hotel Quinta da Marinha representam o setor da hotelaria; enquanto a Altice Arena e o Clube Campo da Aroeira são os representantes dos equipamentos turísticos de Feiras, Congressos e Eventos e do Golfe, respetivamente.
Já a Direção da ATL é composta por 17 elementos e é liderada pela Câmara Municipal de Lisboa, representada pelo presidente, Carlos Moedas, e inclui também a ANA – Aeroportos de Portugal, representada por José Luís Arnaut, presidente do Conselho de Administração, enquanto presidente adjunto e o EPIC Sana Lisboa Hotel, representado por Paulo Monge, diretor de Desenvolvimento de Mercados, no cargo de presidente do Convention Bureau.
A Comissão Executiva desta Direção é composta pelo presidente, pelo presidente adjunto e pelo diretor-geral, Vítor Costa, enquanto a Mesa da Assembleia Geral é encabeçada pelo Centro Nacional de Cultura, representado pela presidente, Maria Calado, e o Conselho Fiscal é liderado pela Pousada de Lisboa, representada pelo administrador do Pestana Hotel Group, Luís Castanheira Lopes.
O mandatário dos novos Corpos Sociais da ATL foi o presidente da AHP, Bernardo Trindade.