62 agências de viagens e operadores turísticos portugueses comprometem-se com a sustentabilidade
No total, foram recebidas mais de 730 candidaturas e, após avaliação por uma comissão de avaliação independente, foram selecionadas 629 PME de 35 países, incluindo 62 agências de viagens e operadores turísticos portugueses.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
O SUSTOUR, programa financiado pelo programa COSME da União Europeia, destinado a melhorar o desempenho de sustentabilidade, vai contar com a participação de 700 agências de viagens e operadores turísticos, incluindo 62 portugueses, avança a Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo (APAVT), em comunicado.
Segundo a APAVT, as candidaturas a este programa arrancaram em março, com o objetivo de selecionar 175 agências e operadores para participar do SUSTOUR e beneficiar de “um programa abrangente de apoio técnico para os ajudar a melhorar o seu desempenho de sustentabilidade”.
No total, foram recebidas mais de 730 candidaturas e, após avaliação por uma comissão de avaliação independente, foram selecionadas 629 PME de 35 países, incluindo 62 agências de viagens e operadores turísticos portugueses.
“Estamos muito satisfeitos com tanto interesse por parte dos operadores turísticos e agentes de viagens em toda a Europa em aprender como tornar os seus negócios e cadeia de fornecedores mais sustentáveis. Decidimos aceitar três vezes mais empresas no programa de apoio do que o inicialmente planeado, para permitir que um máximo de empresas beneficie do projeto”, explica Naut Kusters, Diretor da ECEAT e líder do projeto SUSTOUR.
Já Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, destaca a importância da sustentabilidade que, diz, “é claramente uma das principais prioridades da APAVT”, motivo pelo qual a associação se mostra satisfeita por “ver que cerca de seis dezenas de agentes de viagens e operadores turísticos associados foram selecionados no âmbito do projeto SUSTOUR”.
O programa de apoio técnico inicia-se este mês de julho e fornecerá uma combinação de formações on-line, formações em sala de aula de vários dias, formação intensiva (em grupo e individual), bem como aprendizagem entre pares – todos fornecidos e guiados por especialistas em turismo sustentável selecionados para o efeito.
Durante esta etapa, as empresas podem escolher entre obter apoio para a certificação Travelife ou apoio em termos de melhoria de áreas específicas, como gestão de carbono, plástico e cadeia de fornecimento ou certificação de suas excursões em terra.
Ao longo do SUSTOUR, vão ser também organizados vários eventos em conjunto com feiras europeias para permitir às empresas de viagens selecionadas trocar experiências e melhores práticas, bem como “premiar as que obtiverem com sucesso a certificação através do projeto SUSTOUR”.
A lista completa de agências de viagens e operadores turísticos portugueses que participam no SUSTOUR pode ser consultada online aqui.