Grupo criado para otimizar conetividade aérea do Norte reúne-se pela 1.ª vez
O objetivo do grupo passa por apresentar propostas para mecanismos de incentivo, que reforcem a conetividade aérea da região do Norte.
Publituris
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
O grupo de trabalho regional criado para propor mecanismos que reforcem a conetividade aérea do Norte e atraiam novos operadores ao aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, reuniu-se esta quarta-feira, 8 de junho, pela primeira vez.
Segundo avançou fonte do grupo de grupo de trabalho à Lusa, esta “é a primeira reunião de várias” destinadas a apresentar propostas para mecanismos de incentivo, que reforcem a conetividade aérea da região, sobretudo em rotas com um papel estratégico quer no setor do turismo, quer no setor dos negócios.
Constituído pelos presidentes da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, das câmaras do Porto e da Maia, do Conselho Regional do Norte, do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) e da Associação Empresarial de Portugal, o grupo de trabalho tem como principais motivações a vocação industrial e exportadora da região, a internacionalização das suas empresas, a atratividade turística e as relações de cooperação com a diáspora portuguesa no mundo.
No final de maio, quando o grupo foi criado, apresentou como primeiro objetivo “encontrar soluções sustentáveis para a compensação das rotas e linhas não operadas pela TAP a Norte, designadamente para Estados Unidos da América (EUA), Europa e Médio Oriente”.
Também no final de maio, e num encontro promovido pela TPNP com agentes da região, onde as críticas à estratégia da TAP para o Norte centraram o debate, o presidente do Turismo de Portugal incentivou os presentes a apostar na Iberia como parceiro estratégico e em Madrid enquanto aeroporto de ligação internacional.
Em reação, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, considerou ser “perfeitamente natural” que o Turismo de Portugal incentive parceiras com companhias áreas estrangeiras, nomeadamente a espanhola Iberia, em detrimento da TAP.
Para o autarca, “se quem está à frente da TAP diz que a estratégia não passa pelo Porto, é preciso arranjar outras soluções”.
“A Iberia pode ser uma dessas soluções. Juntamente com a British Airways, têm uma enorme rede que cobre os Estados Unidos, a América do Sul e destinos africanos. A seguir a Lisboa, Madrid é o ‘hub’ mais próximo que temos, e bem maior”, analisou então Rui Moreira.