Neya Porto Hotel, a nova unidade que respira sustentabilidade
Inaugurado oficialmente a 11 de maio, o Neya Porto Hotel é o mais recente exemplo de como a hotelaria se pode e deve transformar com vista à sustentabilidade que, nesta unidade hoteleira, vai muito além da componente ambiental.
Inês de Matos
Quando a Neya Hotels abriu a primeira unidade em Lisboa, em 2011, o termo sustentabilidade associado à hotelaria era quase novidade. No país, existiam escassos exemplos de hotéis sustentáveis, o que não impediu a cadeia de avançar com um “projeto hoteleiro de carácter inovador”. “Pensámos em afirmar-nos pela diferença”, diz a Neya Hotels, explicando que o objetivo era criar um hotel que se destacasse pela “sustentabilidade ambiental, mas indo mais além, olhando, com igual empenho, para as vertentes social e económica”.
Segundo a cadeia, “a hotelaria, como qualquer outra atividade, terá de garantir que todos os requisitos de sustentabilidade são tratados, posicionar-se de forma socialmente responsável e ser uma mais-valia para a região e para as comunidades”.
Na unidade de Lisboa, a Neya Hotels inspirou-se na Carta da Terra, uma “declaração de princípios éticos e fundamentais para a construção de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica”, que traça uma “visão de esperança” para o futuro.
Passada uma década, a cadeia de hotelaria volta a hastear a bandeira da sustentabilidade no Neya Porto Hotel, que abriu portas em agosto de 2020 e foi oficialmente inaugurada a 11 de maio e que também se apresenta como um hotel que respira sustentabilidade. “As unidades Neya Hotels diferenciam-se acima de tudo por respirarem a sustentabilidade”, indica a cadeia, explicando que, nestas unidades, a sustentabilidade “não se baseia apenas em ações isoladas de gestão ambiental. É todo um conceito implementado desde a raiz e na gestão diária dos hotéis”. Ou seja, as práticas de sustentabilidade “são diárias e verificam-se em todas as operações, atividades e áreas dos hotéis, sendo para isso imprescindível o envolvimento dos colaboradores”.
Ambos os hotéis da cadeia “implementaram um exigente Sistema de Gestão de Qualidade, Ambiente, Segurança e Responsabilidade Social”, que garante o acompanhamento de todos os parâmetros, incluindo a “definição de metas e objetivos e respetiva monitorização, permitindo um elevado desempenho ambiental”.
E o trabalho desenvolvido tem vindo a ser reconhecido através de prémios e certificações, com destaque para as Normas ISO, que são “a evidência e reconhecimento externo do trabalho desenvolvido, principalmente do elevado desempenho sustentável e características diferenciadoras das unidades”.
Certificação LEED
Ao nível das certificações, a Neya Hotels destaca ainda a certificação LEED que o Neya Porto Hotel obteve e que é “de extrema importância para a indústria do Turismo, designadamente para a sustentabilidade na hotelaria”. “Esta certificação internacional, sendo a mais exigente, complexa e reconhecida na área da construção sustentável, é uma garantia que o Neya Porto cumpriu uma enorme quantidade de requisitos sustentáveis na sua construção, o que permite um elevado desempenho também agora na fase de exploração”, acrescenta a Neya Hotels, explicando que esta certificação garante que o Neya Porto Hotel “nasceu com uma pegada ambiental bastante inferior ao que seria expectável na execução de um projeto hoteleiro, cumprindo o objetivo máximo do conceito de sustentabilidade da Neya Hotels que é a redução do impacte ambiental”.
Nesta certificação, o Neya Porto Hotel atingiu a categoria ‘Gold’, sendo a única unidade do país a alcançar este grau, o que “evidencia o pioneirismo da Neya Hotels nesta matéria” e posiciona a cadeia como líder nesta área, sendo ainda um passo evolutivo em relação ao hotel de Lisboa, assim como “um reforço solido do conceito de sustentabilidade da empresa e comprometimento da organização”.
No Neya Porto Hotel, a preocupação com a sustentabilidade está ainda presente na oferta de Food&Beverage, seja no restaurante Viva Porto ou no Bar “Último”, localizado no último piso do edifício. “Em todas as atividades de restauração são avaliados e tratados os aspetos ambientais, como a redução dos resíduos na produção de refeições, separação dos resíduos produzidos, dos quais destacamos os resíduos orgânicos, a otimização dos consumos de água (sensores de presença, redutores de caudal e consumo de água da rede pública em garrafas de vidro), a redução dos consumos de energia na fase de preparação e acima de tudo as compras sustentáveis, ou seja, comprar local e responsavelmente”, refere.
Fundamental é ainda “a formação de colaboradores”, assim como a “sensibilização dos hóspedes para a redução dos desperdícios alimentares, por exemplo no buffet de pequeno-almoço, que é a área mais crítica”. Além disso, o Neya Porto Hotel procede à “doação de alimentos e refeições excedentes”, garante a qualidade da água para consumo e seleciona “fornecedores com critério de sustentabilidade”, tendo ainda eliminado “uma grande quantidade de plásticos de utilização única”.
O Neya Porto Hotel conta com uma elevada taxa de separação de resíduos, disponibiliza bicicletas gratuitas aos hóspedes, promove Ecomeetings, assim como o carregamento de viaturas elétricas e parqueamento para carpoolinhg e carsharing.
Feedback dos clientes
Apesar da monitorização, não é fácil calcular a pegada ecológica dos hotéis, até porque, explica a Neya Hotels, a “pegada ambiental global depende de múltiplos fatores, como os consumos de energia e água, emissões de poluentes, o consumo de recursos naturais, a mobilidade e a produção de resíduos”.
Ainda assim, as unidades da Neya conseguem saber “perfeitamente qual o seu impacto” nas emissões de carbono, pois estas são “calculadas e compensadas anualmente por uma entidade externa certificada”, tendo a cadeia obtido a certificação Carbono Zero para os dois hotéis. “Assim, sabemos que as duas unidades Neya apresentam uma pegada carbónica rondando as 350 tCO2e por ano”, acrescenta a cadeia.
E a aposta da Neya Hotels na sustentabilidade tem vindo também a ser reconhecida pelos clientes, essencialmente por “uma franja de hóspedes, principalmente com origem no Norte da Europa e EUA e após a pandemia COVID-19”.
“Falando em faixas etárias, são os clientes mais jovens que valorizam a sustentabilidade. Os principais mercados emissores de clientes reconhecem que é importante recorrer a unidades que demonstrem um respeito pelas questões ambientais e sociais. O feedback é bastante positivo”, indica a Neya Hotels, revelando que os “comentários acerca do conceito de sustentabilidade dos hotéis nas plataformas de reservas e de avaliação são cada vez mais”.
Os hóspedes estão mais sensibilizados para os temas da sustentabilidade, motivo pelo qual a cadeia de hotelaria considera que o alojamento turístico “não tem razões ou desculpas para não adotar medidas de sustentabilidade”. “Existe informação, tecnologia e até apoios estatais”, indica a Neya Hotels, explicando que até a reabilitação de hotéis mais antigos conta com “apoio do Turismo de Portugal e das associações da área”. Por isso, defende que deveriam “ser implementadas medidas tecnológicas e sobretudo de boas práticas” para que fosse possível atingir “um melhor desempenho sustentável”, mas sem esquecer a “formação e sensibilização continua de colaboradores nestes temas, imprescindível para obter os resultados esperados”, indica.
Futuro e ‘bazuca’
Importante para que a hotelaria siga o exemplo da Neya Hotels serão os fundos europeus da ‘bazuca europeia’, que prevê ajudas para o desenvolvimento e implementação de projetos nas áreas da sustentabilidade e digitalização. “Os fundos são fundamentais para um apoio eficaz às empresas na implementação de medidas de sustentabilidade. Devem ser apoiadas e valorizadas as empresas que avancem pelo caminho da sustentabilidade”, diz a cadeia, que acredita que a ‘bazuca’ venha a “contemplar investimentos significativos na área do turismo sustentável, apoios diretos aos agentes envolvidos e, acima de tudo, com regras práticas e facilmente aplicáveis”. Fundamental será ainda dar “informação e apoio à hotelaria, de forma a tirar o máximo partido das vantagens desta aposta”.
Certo é que a Neya Hotels faz um balanço positivo da aposta que o país, tem vindo a fazer na sustentabilidade e do objetivo de tornar Portugal no destino mais sustentável do mundo, considerando que se trata de um trabalho “bastante meritório”, que tem “tentado e conseguido colocar Portugal no mapa do Turismo Sustentável”. “Esta mentalidade e este esforço é fulcral para conseguir envolver todos os agentes do setor”, acrescenta.
Para a Neya Hotels, programas como o “Portugal +Sustentável”, a “Estratégia Turismo 2027”, e mais recentemente o “Empresas Turismo 360º” são “ferramentas essenciais para o sucesso desta aposta”, pois focam-se no financiamento, formação e capacitação dos trabalhadores do setor, o que é “requisito essencial para um adequado desempenho”, conclui.