Foto: PSD/Açores
Berta Cabral vai ser a nova secretária regional do Turismo dos Açores
A antiga líder do PSD/Açores e presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada vai assumir as pastas do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores, ficando ainda responsável pela área da Energia.
Inês de Matos
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
A antiga líder do PSD/Açores e presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Berta Cabral, vai ser a nova secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores, assumindo ainda a área da Energia, no âmbito da remodelação do executivo regional, avança a Lusa.
De acordo com a Lusa, com a remodelação anunciada esta segunda-feira, 18 de abril, por José Manuel Bolieiro, presidente do Governo Regional dos Açores, o executivo regional açoriano passa a ser mais pequeno, já que deixam o executivo quatro secretários regionais e entram apenas dois.
“É um governo que é mais pequeno, mais coeso. Passa a corresponder a uma mudança que não é meramente cosmética, é profunda e assegura, sobretudo, através das personalidades para ações nas áreas económica e financeira, experiência política e governativa, que nos permitem ter como certo que não haverá nenhum atraso nos processos, pelo contrário, mais eficácia, mais coesão”, afirmou o presidente do executivo açoriano, em Angra do Heroísmo, à margem de uma reunião com o Representante da República para a Região Autónoma dos Açores.
De saída, além de Mário Mota Borges, que era até aqui o secretário regional do Turismo e Energia dos Açores, está também Joaquim Bastos e Silva, que detinha as pastas das Finanças, Planeamento e Administração Pública; Susete Amaro, que era a secretária regional da Cultura, Ciência e Transição Digital; e ainda Ana Carvalho, que ocupava o cargo para as Obras Públicas e Comunicações.
Já o secretário regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Duarte Freitas, passa a assumir as pastas das Finanças, Planeamento e Administração Pública, entrando para o seu cargo a ex-deputada social-democrata Maria João Carreiro, enquanto a secretária regional da Educação, Sofia Ribeiro, passa a titular também os Assuntos Culturais.
A presidência do Governo Regional vai tutelar as áreas das Comunidades e Comunicações e o processo de criação do porto espacial em Santa Maria, enquanto a vice-presidência ficará com a área da Ciência.
À saída do encontro com o Representante da República, a quem compete a exoneração e nomeação de membros do Governo Regional, Bolieiro defendeu que a remodelação é “natural” e corresponde às mudanças da “dinâmica da vida social, económica e política”.
“Os tempos são muito difíceis e é preciso assegurar estabilidade governativa. É um imperativo do nosso futuro coletivo e em particular dos Açores e dos açorianos”, frisou, acrescentando que “importa assegurar experiência política e uma eficácia dos modelos de decisão e de opção”.
O presidente do executivo açoriano deixou também uma “palavra de reconhecimento e gratidão pelo excelente trabalho e dedicação de todos os membros do governo que agora deixam de o ser”, assegurando que saem “pelo momento político e não pela personalidade, nem pela qualidade da sua dedicação”.
“Este XIII Governo teve uma intensidade de trabalho, de dedicação e de mudanças que realizou perante um legado tão difícil, que só posso eu, e os açorianos em geral, estar grato ao trabalho e à dedicação dos que agora deixaram de ser membros do governo”, reforçou.
Os novos secretários regionais tomam posse na terça-feira na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e a orgânica completa do novo executivo deverá ser publicada na quarta-feira, depois de aprovada em Conselho de Governo, o que deve acontecer na terça-feira à noite.
José Manuel Bolieiro revelou ainda que também está prevista uma diminuição no número de direções regionais, com o líder do executivo açoriano a indicar que vão existir duas direções regionais a menos por fusão de atuais direções regionais, bem como também ao nível de subdireções.
Recorde-se que, além de ter liderado o PSD/Açores, Berta Cabral foi também presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada e presidente do conselho de administração da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores, além de deputada e vice-presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores. No XIX Governo Constitucional, foi ainda secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional.