Áustria levanta rodas as restrições internas a 5 de março
A partir de 5 de março, a única medida que permanecerá em vigor em território austríaco é o uso de máscaras FFP2 para aceder aos transportes públicos e comércios essenciais.
Publituris
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Pipadouro ganha prémio como melhor experiência inovadora em enoturismo a nível mundial
Mercado canadiano está em “franco crescimento nos Açores”, diz Berta Cabral
Boost Portugal leva Spinach Tours para Espanha, Países Baíxos, EUA e América do Sul
Filme promocional do Centro de Portugal premiado na Grécia
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
A partir do próximo domingo, 5 de março, os viajantes, bem como os cidadãos da Áustria, não serão mais obrigados pelas medidas de proteção contra o COVID-19.
Depois de avaliar a situação epidemiológica atual e levar em conta o aumento das taxas de vacinação, as autoridades austríacas anunciaram que quase todas as medidas seriam retiradas, explicando que a única medida que permanecerá em vigor é o uso de máscaras FFP2 para aceder aos transportes públicos e comércios essenciais.
“A 5 de março, todas as medidas de proteção contra a COVID serão levantadas, exceto as máscaras FFP2 obrigatórias nos transportes públicos e em lojas essenciais (supermercados, correios, bancos, farmácias)”, lê-se no comunicado do portal oficial de viagens da Áustria.
Tal declaração sugere que todas as pessoas poderão entrar em todos os tipos de alojamento, restaurantes, cafés, instituições culturais e centros de lazer sem ter que apresentar uma vacina válida ou certificado de recuperação. Além dos dois certificados, também não será necessário apresentar um resultado de teste negativo.
Além de remover as medidas domésticas, as autoridades anunciaram que os bares também reabrirão a partir de 5 de março.
A Áustria atualmente aplica a “3-G-Rule” para entrada no país. Isso significa que todos os viajantes que possuam um certificado válido que comprove que o titular está recuperado, vacinado ou testou negativo recentemente podem entrar na Áustria para fins de viagem.
O certificado de vacinação é considerado válido ao chegar à Áustria, desde que o documento indique que o titular completou a vacinação primária com uma das vacinas aceitas pela OMS nos últimos 270 dias. Aqueles que foram vacinados há mais de nove meses precisam de receber uma dose de reforço para que a validade do cartão de vacinação seja estendida.
Por outro lado, um certificado de recuperação é reconhecido apenas se o titular tiver testado positivo para o vírus nos últimos 180 dias. Quanto aos que planeiam entrar na Áustria apresentando um resultado negativo à COVID-19, as autoridades destacaram que aceitam os resultados do teste rápido de antígeno e PCR.
Um teste de PCR é aceite se for feito 72 horas antes da entrada, e um teste rápido de antígeno é aceito se for feito dentro de 48 horas antes da entrada.
Os viajantes que não possuem um certificado de vacinação ou recuperação ou um resultado de teste negativo são obrigados a seguir as regras de auto-isolamento ao chegar à Áustria. Além disso, são obrigados a registar a entrada no “Pre-Travel Clearance”.