Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, projeto do arquiteto Eduardo Souto Moura
Turismo de Portugal lança novo produto turístico com base na arquitetura nacional
Novo programa do Turismo de Portugal alia turismo e arquitetura, e vai dar origem a itinerários pelas obras dos principais arquitetos nacionais.
Publituris
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Pipadouro ganha prémio como melhor experiência inovadora em enoturismo a nível mundial
Mercado canadiano está em “franco crescimento nos Açores”, diz Berta Cabral
Boost Portugal leva Spinach Tours para Espanha, Países Baíxos, EUA e América do Sul
Filme promocional do Centro de Portugal premiado na Grécia
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
O Turismo de Portugal e a Casa da Arquitetura – Centro Português de Arquitetura uniram-se para lançar o programa Turismo & Arquitetura, iniciativa que visa criar um novo produto turístico com base na arquitetura nacional e itinerários pelas obras de Álvaro Siza Vieira, Souto de Moura e Carrilho da Graça.
“Conscientes de que o turismo necessita constantemente de se reinventar e de criar novos ativos e atrativos, lança-se agora este Programa Turismo & Arquitetura. Além dos itinerários pelas obras dos grandes mestres vai ser também criado um itinerário por regiões, com conjuntos de visitas que abrangem edifícios icónicos, reabilitações, edifícios premiados, obras de arte em espaço público e referências a obras contemporâneas de arquitetos reconhecidos e em ascensão”, explica o Turismo de Portugal, em comunicado.
No âmbito deste programa, está ainda previsto o lançamento do Atlas da Arquitetura em Portugal, que será digital e interativo e no qual vão estar representados 50 edifícios de referência, com a possibilidade de pesquisa por autores, categorias ou itinerários, quer através do Visit Portugal, quer no site da Casa da Arquitetura.
O programa vai ficar completo com a promoção de uma série de eventos nacionais e internacionais de promoção da arquitetura, com destaque para as Casas Abertas no Porto e em Lisboa e da Trienal de Arquitetura de Lisboa, além de exposições e de um Encontro de Turismo Cultural.
O programa contempla ainda objetivos internacionais, como a participação em eventos como a Bienal de Veneza, Bienal de São Paulo, Bienal de Chicago, Congresso UIA e Festival Internacional de Arquitetura (“Entretanto | Meanwhile 2022”), para “dar a conhecer “o estado da arte da arquitetura” portuguesa”.
“O património arquitetónico é, há muito, um dos principais ativos turísticos dos vários países e um dos mais promovidos por cada destino para atrair visitantes e turistas. A produção arquitetónica espelha a evolução e a capacidade de inovação das sociedades e daí a forte cumplicidade que sempre existiu entre a arquitetura e o turismo”, refere o Turismo de Portugal, na informação divulgada.
A apresentação do programa Turismo & Arquitetura decorreu na Casa da Arquitetura – Centro Português de Arquitetura e contou com as presenças da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.
Na ocasião, Rita Marques destacou que as “arquiteturas artísticas e monumentais, integradas na envolvente, determinam a apetência turística de um lugar e impulsionam a valorização da oferta de fruição pelos territórios”.
Já Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, defende que “a arquitetura, o património, a cultura, e outros produtos turísticos correlacionados como a arte contemporânea e a literatura, têm uma importância suplementar porque estão em todo o território nacional e podem ser visitados e procurados ao longo de todo o ano, o que ajuda a combater a sazonalidade”, bem como a “alcançar novos mercados e segmentos de maior valor acrescentado em cada mercado”.
O programa é desenvolvido no âmbito do protocolo assinado entre a Associação Casa da Arquitetura e diversas áreas governativas, envolvendo o Turismo de Portugal, I.P., contribui para concretizar os objetivos da ET27 e do Plano Reativar o Turismo | Construir o Futuro, nomeadamente no que toca à promoção de uma oferta de produtos diferenciadores, que permite novos motivos de visita, que agrega mais valor à viagem, aos destinos regionais e às empresas.