Impacto de Cristiano Ronaldo no turismo da Madeira é positivo e agora há um estudo que o prova
Estudo mostra que o futebolista tem um impacto positivo no turismo da Madeira e que existe uma relação entre as suas publicações nas redes sociais e os prémios conquistados pelo destino.
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A notoriedade de Cristiano Ronaldo tem um impacto positivo no turismo da Madeira e existe uma relação entre as publicações do futebolista nas redes sociais e os prémios internacionais conquistados pelo arquipélago, apurou um estudo do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC).
Divulgado esta terça-feira, 2 de novembro, pela Lusa, o estudo, da autoria dos investigadores Cláudia Seabra e Pedro Vaz Serra, diz que a “notoriedade de Cristiano Ronaldo influencia toda uma cadeia de atitudes, reações e comportamentos pessoais e sociais com impacto positivo no turismo da Madeira” e lembra os prémios de “Melhor destino Insular da Europa” e “Melhor Destino Insular do Mundo” que a Madeira conquistou nos últimos anos.
O estudo conclui também que existe “uma relação entre as publicações do jogador nas suas redes sociais e os prémios internacionais conquistados pela ilha atlântica no âmbito dos World Travel Awards (WTA)”, o que levou os investigadores a analisar, numa primeira fase, as publicações do internacional português no Instagram, Facebook, Twitter e Google, entre 2013 e 2019.
“Apurou-se que o período de tempo em que os prémios foram atribuídos ao destino Madeira coincide com um aumento significativo do número de seguidores do CR7 – 114 milhões em 2013 para 401 milhões em 2019”, refere a investigação.
Já numa segunda fase, o estudo “pretendeu avaliar as imagens cognitiva, afetiva e espontânea da Ilha da Madeira” com base num inquérito a quase 500 pessoas, no qual se questionou como é que Cristiano Ronaldo “influenciava a imagem da sua ilha de origem e porquê”.
Segundo as conclusões, a maioria dos inquiridos considerou que Ronaldo “influencia positivamente a imagem da Madeira, pela sua elevada notoriedade mundial, capacidade de influência e também pelo facto de ter nascido na ilha”.
“Por outro lado, os resultados indicam que os atributos naturais da Ilha da Madeira prevalecem sobre quaisquer outros, constituindo fatores de diferenciação positivos”, acrescenta a pesquisa.
Desta forma, o estudo considera que o estatuto de Cristiano Ronaldo “como influenciador digital é unânime” e que os chamados ‘Óscares do Turismo’ que a Madeira tem vindo a obter consecutivamente “vão muito para além” daquilo que a ilha atlântica “representa em termos de destino turístico”.
“Por isso, será legítimo questionar se existe um fator externo que influencia a imagem da ilha e induz a votação expressiva para aqueles prémios. Os dados empíricos e a análise comparativa realizada suportam a associação de fenómenos entre Cristiano Ronaldo e a cronologia temporal dos prémios da Madeira”, esclarecem os investigadores.
A “relevância das redes sociais como veículos de apoio a campanhas e ações de marketing multiescala e o potencial da relação entre influenciadores digitais e a promoção de destinos turísticos” são também fatores apontados e que ajudam a concluir que as “figuras mediáticas portuguesas devem ser ‘aliciadas’ e motivadas pelas autoridades portuguesas para promoverem internacionalmente” Portugal como destino turístico.
Por outro lado, os autores concluem que “a imagem cognitiva e afetiva da Madeira sugere a necessidade de trabalhar alguns aspetos, como a atratividade dos espaços de entretenimento e melhor promoção dos monumentos”.
“A Ilha é percebida como um destino menos vibrante, indicando que há um caminho a percorrer, nomeadamente na captação de segmentos jovens, que se identificam mais com eventos e atividades de lazer”, adiantam.
O estudo de Cláudia Seabra e Pedro Vaz Serra foi agora publicado no livro “Advanced Research in Technologies, Information, Innovation and Sustainability”, da editora Springer, com o título, “Digital Influencers and Tourist Destinations: Cristiano Ronaldo and Madeira Island, from Promotion to Impact”.