APAVT vai a Espanha debater desafios comuns que afetam o setor da distribuição turística
Em debate estará, naturalmente, o impacto que a COVID-19 teve nas agências de viagens em ambos os mercados, a gestão da ajuda dos Fundos Europeus de Próxima Geração, além das relações com a IATA e a Diretiva Europeia relativa às viagens organizadas.

Victor Jorge
Descobrir o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial
easyJet assinala 10.º aniversário de base no Porto com oferta de descontos
ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”
AVK adquire Pixel Light e consolida liderança no setor audiovisual
Air France opera até 900 voos por dia para quase 190 destinos no verão 2025
ARPTA com nova liderança
Iberia reforça ligações a Roma, Paris e Viena
Os 3 dias do RoadShow das Viagens do Publituris
SATA lança campanha para famílias com tarifa gratuita para crianças
Indústria do turismo dos EUA preocupada com queda nas viagens domésticas e internacionais
A cidade espanhola de Huelva será o ponto de encontro para mais de 50 representantes da distribuição turística de Portugal e Espanha debaterem os desafios comuns que afetam o setor das agências de viagens e operadores turísticos.
De 23 a 26 de setembro, a Confederação Espanhola das Agências de Viagens (CEAV), a Federação Andaluza das Agências de Viagens e a Associação Provincial de Agências de Viagens de Huelva, em colaboração com a Associação Portuguesa de Agências de Viagens (APAVT), organizam a III Cimeira da Aliança Ibérica de Agências de Viagens.
O evento que conta ainda com o apoio do Ministério do Turismo, Regeneração, Justiça e Administração Local da Junta de Andaluzia, terá como tema fundamental a pandemia COVID-19, “pelo que ambos os países trocarão informações sobre o impacto que a pandemia teve em cada um deles”, refere o comunicado conjunto da organização.
Assim, o impacto nas agências de viagens e os desafios futuros, o efeito em ambos os mercados, a gestão da ajuda dos Fundos Europeus de Próxima Geração, entre outros, estarão em debate, além das relações com a IATA e a Diretiva Europeia relativa às viagens organizadas.
O evento contará com a participação de presidentes e diretores de associações de ambos os países, bem como das equipas executivas da APAVT e do CEAV.
Recorde-se que a Aliança Ibérica de Agências de Viagens foi fundada em 2018, através de um acordo assinado entre a APAVT e o CEAV que, em conjunto, representam mais de 80% do negócio de distribuição turística na Península Ibérica. O objetivo desta aliança passa por “examinar conjuntamente as principais questões de interesse para o sector com o objetivo de alcançar uma posição comum”.
Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, considera, de resto, que “a criação da Aliança partiu da nossa convicção comum de que teríamos muito a ganhar trabalhando juntos”.
Em comunicado, o responsável pela associação empresarial de agências de viagens e turismo, representando quase um milhar de balcões em todo o território do continente e ilhas e cerca de 85% do volume de negócios do setor, refere que “a dramática situação que o nosso setor enfrenta com esta pandemia, que está longe de estar resolvida, motiva-nos efetivamente a fortalecer ainda mais os laços e a determinação em trabalhar juntos para voltar a prosperar e fazer prosperar a economia de ambos os países”.
Do lado espanhol, Carlos Garrido, presidente da CEAV, refere que “a celebração desta cimeira é uma oportunidade para os dois países reforçarem os laços, promoverem conjuntamente a sua promoção turística e promoverem o desenvolvimento empresarial das agências de viagens num momento crucial em que o setor está a fazer a sua recuperação após a pandemia”.