Reino Unido dá “luz verde”, mas Governo português empata
O Governo de Boris Johnson já tinha dado a tão esperada “luz verde” para os britânicos viajarem para Portugal. O problema, agora, parece estar no Governo português e na falta de autorização para viagens não essenciais.
Victor Jorge
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Depois da tão esperada decisão do Governo do Reino Unido e de Portugal ter entrado no grupo “restrito” dos 12 destinos para onde os britânicos poderão viajar já a partir de dia 17 de maio – sem necessidade de quarentena no regresso, sendo obrigado somente o teste PCR –, o Governo português ainda não anunciou a abertura das fronteiras aos turistas britânicos, nem a data a partir da qual isso poderá vir a acontecer, já que, neste momento, ainda só estão autorizadas as viagens por motivos essenciais.
O setor do turismo, pela voz do presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), Francisco Calheiros, referiu isso mesmo, à TSF. Numa frase, o presidente da CTP sintetiza o problema: “os britânicos já estão autorizados a vir para Portugal, mas nós ainda não abrimos completamente as viagens para o turismo, algo que esperamos que aconteça a todo o momento pois isto começa na segunda-feira”.
Recorde-se que, assim que foi conhecida a decisão do Governo de Boris Johnson, as reservas de voos para Portugal, bem como de hotéis, principalmente, no Algarve, dispararam.
Recorde-se, igualmente, que o turismo português está perante uma enorme oportunidade para atrair turistas internacionais, principalmente, britânicos, uma vez que os maiores concorrentes – Espanha, Grécia, França, Itália, Turquia – não foram incluídos neste “semáforo verde”.
“Tivemos muitos pedidos de informação e muitas reservas, mas o problema que temos é que do lado português só estão autorizadas viagens por motivos especiais”, salientou Calheiros à rádio nacional.
Também João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve, já veio relembrar que dia 17 é já daqui a três dias, ou seja, “é já na próxima segunda-feira”, esperando que o anúncio aconteça “rapidamente”, tratando-se esta da região com maior procura por parte do turista inglês, relevância essa que tem sido espelhada pelo número de voos que têm sido acrescentados para os próximos tempos a partir dos diversos aeroportos britânicos.
Em declarações ao Publituris, João Fernandes espera que o Governo de António Costa decida “o mais breve possível”, ou seja, “ainda durante o dia de hoje (sexta-feira, dia 14 de maio)”, de modo a dar uma boa notícia ao setor.
Quanto a esta “não decisão”, o presidente da região do Algarve admite que, de facto, deveria ter existido uma “antecipação deste cenário”, não só em função do Governo britânico de incluir Portugal no “semáforo verde”, mas, também e principalmente, “pela forte pressão que temos tido ao nível da procura”.
Esta realidade não é só notícia dentro de portas, já que a Bloomberg já deu conta desta situação, noticiando que os turistas britânicos estão num “limbo”, uma vez que “Portugal hesita na reabertura”.
Num longo artigo publicado no site, a Bloomberg refere que “os turistas britânicos que desejam uma escapadela ao sol podem ter de esperar mais tempo para chegar às praias de Portugal, depois de o país ter adiado o levantamento das restrições de entrada para chegadas do Reino Unido”.
Citando a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, a Bloomberg escreve que “ainda há trabalho para fazer antes de ser tomada uma decisão”.
Recorde-se que, apesar de ainda não ter recebido “luz verde” por parte do Governo britânico, o Executivo espanhol e a Turespaña anunciaram, recentemente, uma nova campanha de promoção do destino – “Te mereces España” – que terá um investimento de oito milhões de euros e que vigorará de maio a julho deste ano.
Na apresentação da campanha, a ministra do Turismo de Espanha, Reys Maroto, instou, de resto, os turistas internacionais a “planear já a suas viagens”, porque “pode-se viajar e poder-se-á viajar em segurança este verão”.
A campanha espanhola reforça a promoção do destino no Reino Unido, França e Alemanha com publicidade impressa nos principais jornais e revistas de viagens e lifestyle, juntamente com publicidade exterior em mobiliário urbano digital, autocarros e ecrãs gigantes em locais emblemáticos.
No que diz respeito a esta campanha, João Fernandes admite que esta era “esperada”, tratando-se de uma dos maiores destinos turísticos do mundo.
Recorde-se que, só a Ryanair e easyJet anunciaram o reforço de mais de 200 mil lugares em voos de diversos aeroportos britânicos para Portugal.